Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/4545
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Asai, Guilherme Augusto | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0172832712082854 | por |
dc.contributor.advisor1 | Piacenti, Carlos Alberto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0011350452603974 | por |
dc.contributor.referee1 | Piacenti, Carlos Alberto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0011350452603974 | por |
dc.contributor.referee2 | Gurgel, Angelo Costa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1368894778228852 | por |
dc.contributor.referee3 | Hewings, Geoffrey John Dennis | - |
dc.contributor.referee4 | Rocha Junior, Weimar Freire da | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0684318770321413 | por |
dc.contributor.referee5 | Oliveira, Homero Fernandes | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/0686974660337957 | por |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T19:32:00Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-15 | - |
dc.identifier.citation | ASAI, Guilherme Augusto. Logística e ganhos de eficiência no serviço de transporte de cargas agropecuárias: tendências para a economia brasileira. 2019. 139 f.Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4545 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo relaciona a agropecuária, a logística e a economia. Dada a importância da agropecuária para a economia do país, a logística representa um elo de comunicação e escoamento dos produtos, tendo os serviços de transporte de cargas agropecuárias, importância direta na performance da economia regional. Esse tema é representativo num cenário de alta produtividade agropecuária com elevadas taxas de exportação, em especial as commodities agrícolas, gerando balança comercial favorável e atraindo divisas. Ao aliar agropecuária, sistema de transporte de cargas e economia, pretendeu-se, ao longo deste estudo, responder quais seriam as tendências para a economia brasileira dada uma alteração da eficiência do serviço de transporte deste tipo de cargas. Completa-se a questão com duas hipóteses: (i) a logística é, de fato, um fator limitante para o desenvolvimento da economia brasileira; e (ii) os investimentos feitos são compatíveis com a necessidade logística atual. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa, focado na análise de dados secundários e simulação de cenários econômicos. A metodologia utilizada foi a estruturação de um modelo de equilíbrio geral computável regionalizado para as cinco macrorregiões do Brasil, com a desagregação dos serviços de transportes. Através dos choques de eficiência no transporte, notou-se uma tendência de melhora do PIB, bem-estar, nível de atividade, exportação e importação nos setores de agropecuária e para todas as macrorregiões do Brasil. Contudo, o nível de investimentos atual, para diminuir os gargalos logísticos, não está condizente com a necessidade, o que pode ocasionar perda de vantagem comparativa e competitiva. | por |
dc.description.abstract | This work relates agriculture, logistics and economics all at once. Given the importance of agriculture for the national economy, logistics represents a link between communication and product disposal, having the transportation services for agricultural and livestock, direct importance in regional economy’s performance. This theme is representative in a scenario of high agricultural productivity with high export rates, especially agricultural commodities, generating positive trade balance and attracting foreign currency. By combining agricultural and livestock, transportation services and economy, it was intended, throughout this work, answering what would be the trends for Brazilian economy given some change in efficiency at cargo transportation service. To complete this question, there are two hypotheses: (i) logistics is, in fact, a limiting factor for the development of Brazilian economy; and (ii) investments made are compatible with the current logistical needs. This is a descriptive research of quantitative nature, focused on database analysis and simulation of economic scenarios. The methodology used was structuring a regionalized computable general equilibrium model for the five Brazilian macro-regions, with the disaggregation of transportation services. Through the transport efficiency shocks, there was a trend of improvement in GDP, welfare, value of production, export and import in the agricultural a livestock sectors and for all the macro-regions. However, the current level of investment, in order to reduce logistical bottlenecks, is not consistent with their needs, which can lead some loss of comparative and competitive advantage. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2019-11-25T19:32:00Z No. of bitstreams: 1 Guilherme_Asai_2019.pdf: 1105825 bytes, checksum: 9891894dd17dcd3c309ff964a29174a0 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-11-25T19:32:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Guilherme_Asai_2019.pdf: 1105825 bytes, checksum: 9891894dd17dcd3c309ff964a29174a0 (MD5) Previous issue date: 2019-08-15 | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Sociais Aplicadas | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Logística | por |
dc.subject | Serviço de transporte | por |
dc.subject | Equilíbrio geral computável | por |
dc.subject | Economia regional | por |
dc.subject | Ganhos de eficiência | por |
dc.subject | Logistics | eng |
dc.subject | Transportation services | eng |
dc.subject | Computable general equilibrium | eng |
dc.subject | Regional economic | eng |
dc.subject | Efficiency gains. | eng |
dc.subject.cnpq | CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO::CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO | por |
dc.title | Logística e ganhos de eficiência no serviço de transporte de cargas agropecuárias: tendências para a economia brasileira | por |
dc.title.alternative | Logistics and efficiency gains in agricultural cargo transportation services: brazilian economic tendencies | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.publisher.campus | Toledo | por |
Appears in Collections: | Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (TOL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Guilherme_Asai_2019.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.