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dc.creatorPereira, Bruna Tereza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8411673903056740por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Edson Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7211302835649885por
dc.contributor.referee1Oliveira, Edson Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7211302835649885por
dc.contributor.referee2Roesler, Marli Renate von Borstel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363023458604271por
dc.contributor.referee3Voidelo, Ane Bárbara-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2992231704457654por
dc.date.accessioned2019-11-22T20:08:52Z-
dc.date.issued2019-03-12-
dc.identifier.citationPEREIRA, Bruna Tereza. Aleitamento materno como um direito humano: a guerra entre o seio e a mamadeira. 2019. 223 f. Dissertação (Mestrado Serviço Social) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4541-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objeto de estudo o aleitamento materno, objetivando identificar se o discurso produzido pela promoção comercial do leite industrializado interfere na prática do aleitamento materno e em sua consolidação enquanto um direito humano. Parte-se da compreensão que a prática da amamentação contribui para a promoção e defesa dos direitos humanos, em especial o Direito Humano à Alimentação Adequada e o Direito à Saúde, ao ampliar o acesso ao primeiro alimento do ser humano: o leite materno; e que a herança da cultura do desmame precoce somada à cultura da sociedade moderna, habituada a tratar a alimentação como algo a resolver de forma rápida, torna cada vez mais fácil a comercialização de substitutos ao aleitamento materno, através da promoção comercial, com mensagens que adentram o consumidor e com veiculação de ideias, supostamente, de bem-estar, nutrição e saúde infantil. A pesquisa fundamentou-se em referenciais teóricos a partir da perspectiva de alguns autores que discutem a temática. Também, está condicionada ao método científico, caracterizando-se como exploratória, qualitativa e estudo de caso. A coleta de dados deu-se por meio da técnica de entrevistas, aplicada através do instrumento denominado formulário de entrevista, composto por questões semiestruturadas e por meio da técnica de observação participante. Para o tratamento e análise dos dados apropriou-se da corrente teóricometodológica de Análise de Discurso de orientação francesa que tem como precursores: Michel Pêcheux, Paul Henry e Michel Plon, trazida para o Brasil por Eni Orlandi. Evidenciou-se, portanto, que a amamentação está imbricada de determinantes sociais, econômicos, políticos e culturais que representam uma ideologia, materializando-se através de diferentes discursos que ao longo dos anos transformou a amamentação em uma prática regulável pela sociedade. Entre esses discursos, encontra-se o discurso da indústria dos leites industrializados, especialmente da Nestlé, considerada a principal indústria promotora de fórmulas de leite infantil e atualmente, através de suas estratégias, tem-se tornado um dos marketings mais influentes do mercado. Entre essas estratégias encontra-se a relação estabelecida historicamente com os profissionais de saúde, especialmente os médicos pediatras, que também são responsáveis por propagar a marca e são considerados vozes confiáveis e autorizadas a indicar o desmame. Entretanto, da mesma forma que o marketing da promoção comercial dos leites industrializados influenciam e interferem a prática do aleitamento materno, concluímos que este instrumento pode ser utilizado para a promoção da prática do aleitamento materno exclusivo, influenciando a mudança de comportamento e a adesão a amamentação através do marketing social.por
dc.description.abstractThe objective of this study is to study breastfeeding in order to identify whether the discourse produced by the commercial promotion of industrialized milk interferes with the practice of breastfeeding and its consolidation as a human right. It is based on the understanding that the practice of breastfeeding contributes to the promotion and defense of human rights, especially the Human Right to Adequate Food and the Right to Health, by increasing access to the first food of the human being: breast milk; and that the heritage of the precocious weaning culture coupled with the culture of modern society, accustomed to treating food as something to be solved quickly, makes it increasingly easy to market breastfeeding substitutes through commercial promotion, with messages that enter the consumer and convey ideas, supposedly, of well-being, nutrition and child health. The research was based on theoretical references from the perspective of some authors who discuss the theme. Also, it is conditioned to the scientific method, characterizing itself as exploratory, qualitative and case study. The data collection was done through the technique of interviews, applied through the instrument called interview form, composed of semi-structured questions and through the technique of participant observation. For the treatment and analysis of the data appropriated the theoretical-methodological current of Discourse Analysis of French orientation that has as precursors: Michel Pêcheux, Paul Henry and Michel Plon, brought to Brazil by Eni Orlandi. It was therefore evident that breastfeeding is imbued with social, economic, political and cultural determinants that represent an ideology, materializing through different discourses that over the years have made breastfeeding a practice that can be regulated by society. These discourses include the discourse of the industrialized milks industry, especially Nestlé, which is considered to be the main industry promoting infant formulas, and today, through its strategies, it has become one of the most influential marketings on the market. Among these strategies is the historically established relationship with health professionals, especially pediatricians, who are also responsible for spreading the brand and are considered reliable and authorized to indicate weaning. However, in the same way that commercial marketing of industrialized milks influences and interferes with the practice of breastfeeding, we conclude that this instrument can be used to promote the practice of exclusive breastfeeding, influencing behavior change and adherence to breastfeeding through social marketing.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2019-11-22T20:08:52Z No. of bitstreams: 1 Bruna_Pereira_2019.pdf: 3017321 bytes, checksum: 5ef09eab7672791f3a857c63c9e3e55e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-22T20:08:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bruna_Pereira_2019.pdf: 3017321 bytes, checksum: 5ef09eab7672791f3a857c63c9e3e55e (MD5) Previous issue date: 2019-03-12eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAleitamento maternopor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectDireito à alimentaçãopor
dc.subjectDireito à saúdepor
dc.subjectBreastfeeding;eng
dc.subjectIdeologyeng
dc.subjectRight to foodeng
dc.subjectRight to health.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleAleitamento materno como um direito humano: a guerra entre o seio e a mamadeirapor
dc.title.alternativeBreastfeeding as a human right: the war between the breast and the bottleeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (TOL)

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