Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4310
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGomes, Jéssica Karine de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4959711521322056por
dc.contributor.advisor1Soutes , Dione Olesczuk-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2914466788894596por
dc.contributor.referee1Soutes , Dione Olesczuk-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2914466788894596por
dc.contributor.referee2Zanchet , Aladio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9190608876644004por
dc.contributor.referee3Abbas , Katia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4861334212141284por
dc.date.accessioned2019-05-28T14:11:54Z-
dc.date.issued2018-11-23-
dc.identifier.citationGOMES, Jéssica Karine de Oliveira. Representação Social dos Contadores e Intenção de Relacionamento: um estudo entre gestores de micro e pequenas empresas e contadores. 2018. 121 f. Dissertação( Mestrado em Contabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Cascavel, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4310-
dc.description.resumoUm dos principais papéis da Contabilidade é contribuir para a estabilidade do funcionamento da vida socioeconômica (Branco, 2006). Essa contribuição se dá, a partir da interação dos contadores com seus stakeholders. A interação envolve o repasse de informações geradas pela contabilidade e a percepção que os gestores possuem dos contadores. O objetivo desta pesquisa é identificar qual é a intenção de relacionamento entre gestores de micro e pequenas empresas em relação aos profissionais contábeis e a influência dos estereótipos ligados à profissão contábil neste relacionamento. Para tanto, elaborou-se uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, com a participação de 218 gestores de MPEs do município de Marechal Cândido Rondon, Paraná. A coleta dos dados se deu por meio da entrega dos questionários estruturados via e-mail e impresso, durante os meses de julho e outubro de 2018. Para a validação das hipóteses, foi utilizada a modelagem de equações estruturais, aplicada por meio do SmartPLS. Os resultados demonstram que os gestores estão enxergando os contadores como profissionais que executam principalmente atividades já estereotipadas, ou seja, como sendo o profissional que apura impostos e elabora folha de pagamentos. Constatou-se a ausência do profissional contábil ser visto como alguém que auxilia os gestores com informações necessárias para a gestão de seus negócios. Quanto a intenção ou não de se criar relacionamento entre os gestores investigados e contadores, com base nas dimensões envolvimento, expectativa, indulgência/gentileza, feedback e medo de perda de relacionamento, contatou-se que não há intenção por parte dos gestores de construir um relacionamento duradouro e fidelizando os serviços de seus contadores. Com base nas características identificadas na literatura, ligadas a profissão contábil, que formaram as dimensões competências funcionais, pessoais e relacionadas a negócios, identificou-se maior concordância por parte dos gestores com as características pessoais. Quanto ao modelo teórico formado para identificar a intenção de relacionamento e influência dos estereótipos ligados a profissão contábil, identificou-se influência positiva das dimensões competências funcionais, competências pessoais e competências relacionadas a negócios. Como contribuição teórica do estudo, esta pesquisa contribuiu não somente como forma de evidenciar a realidade das percepções dos gestores de MPEs, como também reforça a necessidade de melhorias ou evidenciação das atividades que os contadores vêm desenvolvendo perante seus clientes. Sugere-se que estudos futuros sejam realizados junto a outros grupos de gestores, como aos de empresas de grande porte, que constantemente, se admite a ideia de que tais empresas se utilizam mais das informações geradas pelos contadores, quando comparadas as pequenas empresaspor
dc.description.abstractOne of the main roles of Accounting is to contribute to the stability of the functioning of socioeconomic life (Branco, 2006). This contribution comes from the interaction of the accountants with their stakeholders. This interaction involves the transfer of information generated by accounting and the perception that managers have of accountants. This research aims to identify the intention of the relationship between managers of micro and small companies in relation to accounting professionals and the influence of the stereotypes related to the accounting profession in this relationship. For this purpose, a qualitative and quantitative research was done, with the participation of 218 MSBs managers from the municipality of Marechal Cândido Rondon, Paraná. Data collection was done through the delivery of structured questionnaires via e-mail and print, during the months of July and October 2018. In order to attest the hypothesis, modelling of structural equations by SmartPLS were applied. The results show that managers are seeing accountants as professionals who perform mainly stereotyped activities, or either as the professional who only prepares taxes and prepares payroll. It was verified the absence of the accounting professional being seen as someone who assists managers with information necessary for the management of their business. Regarding the intention or not of creating a relationship between investigated managers and accountants, based on the dimensions of involvement, expectation, indulgence / kindness, feedback and fear of loss of relationship, it was contacted that there is no intention on the part of managers to construct a lasting relationship and retaining the services of its accountants. Based on the characteristics identified in the literature, linked to the accounting profession, which formed the dimensions of functional, personal and business-related competencies, greater agreement was identified by managers with personal characteristics. As for the theoretical model formed to identify the relationship intention and influence of the stereotypes linked to the accounting profession, a positive influence of the dimensions of functional competencies, personal competences and business-related competencies was identified. As a theoretical contribution of the study, this research contributed not only as a way of evidencing the reality of the perceptions of managers of MSBs, but also reinforces the need for improvements or disclosure of the activities that accountants have been developing towards their clients. It is suggested that future studies be carried out with other groups of managers, such as those of large companies, that the idea of using more information generated by accountants when compared to small companies is constantly accepted.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2019-05-28T14:11:54Z No. of bitstreams: 1 Jéssica_Gomes_2018.pdf: 1798054 bytes, checksum: 64c93293d9330563a1a91731eaa94064 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-28T14:11:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jéssica_Gomes_2018.pdf: 1798054 bytes, checksum: 64c93293d9330563a1a91731eaa94064 (MD5) Previous issue date: 2018-11-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Contabilidadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectIntenção de Relacionamentopor
dc.subjectTeoria das Representações Sociaispor
dc.subjectEstereótipospor
dc.subjectContadorespor
dc.subjectGestores de micro e pequenas empresaspor
dc.subjectRelationship Intenteng
dc.subjectTheory of Social Representationseng
dc.subjectStereotypeseng
dc.subjectAccountantseng
dc.subjectMicro and small business managerseng
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICASpor
dc.titleRepresentação Social dos Contadores e Intenção de Relacionamento: um estudo entre gestores de micro e pequenas empresas e contadorespor
dc.title.alternativeSocial Representation of Accountants and Relationship Intent: a study between managers of micro and small companies and accountantseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Contabilidade (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jéssica_Gomes_2018.pdfArquivo completo1.76 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.