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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4271
Tipo do documento: Dissertação
Title: Avaliação docente à luz de Pierre Bourdieu: formação continuada dos professores do curso de ciências contábeis
Other Titles: Teacher evaluation in light of Pierre Bourdieu theory: the continuing formation of professors from the course of Accounting Sciences
Autor: Colle, Fatima Eduarda Schmitk 
Primeiro orientador: Silva, Sidnei Celerino da
Primeiro membro da banca: Silva, Sidnei Celerino da
Segundo membro da banca: Pulita, Edemir
Terceiro membro da banca: Cornacchione Junior, Edgard Bruno
Quarto membro da banca: Versa, Cezar Roberto
Resumo: Como crítica à dissimulação vigente no processo de autoavaliação institucional que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), este estudo objetivou compreender como se constitui um processo de avaliação docente para formação continuada dos professores do Curso de Ciências Contábeis à luz da abordagem teórica bourdiana (Bourdieu 1989; 1990a; 2001; 2004; 2007; 2008; 2015a, b), dado o interesse inerentemente político de discutir sobre a necessidade de resgatar o viés formativo da avaliação do SINAES, conforme proposto inicialmente pela Comissão Especial da Avaliação Educação Superior (CEA), constituindo-se como um dos caminhos para isso o processo de avaliação do docente pelo discente e a autoavaliação docente. O estudo foi orientado pelo paradigma crítico-interpretativo e delineado por um estudo de caso em profundidade de natureza qualitativa, realizado na Universidade Partenon, onde foram realizadas entrevistas com os docentes e discentes, observação participante, e aplicação de questionários de avaliação do docente pelo discente e autoavaliação docente e obtidas evidências de fontes documentais. A análise primou pela multitriangulação de dados e cumprimento dos critérios de avaliação da pesquisa, com abordagens de análises que contemplam a análise crítica à luz do aparato teórico bourdiano, visando a mudanças nas relações e práticas sociais (Orlikowski & Baroudi, 1991), a partir do questionamento e desconstrução de suposições assumidas inerentes ao status quo (Hull, 1997). Quanto à lógica da prática dos discentes de Ciências Contábeis, foi possível constatar que aspectos relacionados à escolha do curso, autoeliminação (evasão) universitária, baixo gosto pela leitura, o desejo desenfreado pelo domínio da prática (real) da técnica contábil, bem como à lógica da prática que move o trabalho autônomo dos docentes, a prevalência da meritocracia na ação docente, o endeusamento da pesquisa por parte dos docentes e as práticas de avaliação docimológica e metodologias de ensino utilizadas, tem sua origem explicada a partir do habitus, doxa e illusio que regem o processo de socialização primária e secundária desses agentes e nas estruturas que moldam o jogo no campo de Ciências Contábeis da Universidade Partenon. Além disso, foi notável o quanto o estado e seus mandatários, sob os moldes de uma violência simbólica esplendorosa, delimitam o destino social dos discentes (futuros) contadores, e primam pelo mantimento da desvalorização da profissão docente, secundarização do ensino e deprofissionalização docente, ao determinarem as identidades profissionais destes agentes por meio dos seus arrolamentos legais, que, ao dissimularem seus reais interesses, acabam por cercear o direito destes de emancipação para transformação do neoliberalismo desenfreado na Educação em Contabilidade. Esse foi o desejo que motivou a proposta de construção e análise dos instrumentos de avaliação do docente pelo discente, com vistas à identificação das necessidades formativas dos docentes, pois um processo de avaliação para formação continuada dos professores de Ciências Contábeis se constitui a partir da busca pelo conhecimento de verdades mais profundas que possibilitem o questionamento das estruturas, classificações e fundamentos dóxicos, pois é a tomada de consciência que traz a possibilidade de transformações e a ação política propriamente dita. Como lâmpada para os pés, a formação dos professores de contabilidade iluminará os caminhos para além da crítica reprodutivista, proporcionando sendas iluminadas para se seguir avante... rumo a uma pátria verdadeiramente educadora!
Abstract: As a critique of the current concealment in the institutional self-assessment process that integrates the National System for the Evaluation of Higher Education (SINAES), this study aimed to understand how a process of teachers’ evaluation for the continuing formation of professors from the Course of Accounting Sciences is constituted in light of the theoretical Bourdian approach (Bourdieu 1989; 1990a; 2001; 2004; 2007; 2008; 2015a, b). The study was guided by the critical interpretative paradigm and designed as an in-depth case study of qualitative approach. It was carried out at the Parthenon University, where interviews were conducted with teachers and students, there was participant observation, application of Teacher Evaluation by the Students and Teachers Self-evaluation questionnaires and obtained evidences from documentary sources. The analysis was based on the multi-triangulation of data and the fulfillment of the research evaluation criteria, with approaches that cover the critical analysis in the light of the Bourdian theoretical apparatus, aiming at changes in social relations and practices (Orlikowski & Baroudi, 1991), from the questioning and deconstruction of assumptions inherent to the status quo (Hull, 1997). As for the logic of the practice of the accounting students, it was possible to verify that aspects related to the choice of course, university dropout, low interest in reading, unrestrained desire for mastery of the (actual) accounting technique practice, as well as the logic of the practice that moves the autonomous work of professors, the prevalence of meritocracy in teaching activities, the deification of research by professors and the practices of docimologic evaluation and teaching methodologies used, has its origin explained by the habitus, doxa and illusio that govern the process of primary and secondary socialization of these agents and in the structures that shape the game in the field of Accounting Sciences of the Parthenon University. In addition, it was remarkable how much the state and its representatives, in the form of a splendorous symbolic violence, delimit the social destiny of the students (accountants to be), and emphasize the maintenance of the underappreciation of teachers and the downgrading of teaching profession, by determining the professional identities of these agents through their legal codes, which, by disguising their real interests, end up curtailing their right of emancipation for transforming unbridled neoliberalism into Accounting Education. This was the wish that motivated the proposal for the construction and analysis of the instruments of teachers' evaluation by the students, aiming to identify the training needs of the professors, as an evaluation process for the continuing education of the Accounting Sciences teachers is constituted by the search of knowledge of deeper evidences that allow questioning the structures, classifications and doxic foundations, since it is the comprehension that brings the possibility of the transformation and the political action itself. As a light bulb for the feet, the training of Accounting professors shall illuminate paths beyond reproducibility, providing enlightened ways to move on... towards a truly educating homeland!
Keywords: Violência Simbólica
Formação de Professores
Avaliação Docente
Autoavaliação do SINAES
Ensino Superior em Ciências Contábeis
Comissão Permanente de Avaliação
Symbolic Violence
Continuing Formation
Teachers’ Evaluation
SINAES Self-assessment
Higher Education in Accounting Sciences
Standing Evaluation Committee
CNPq areas: ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
Campun: Cascavel
Citation: COLLE, Fatima Eduarda Schmitk. Avaliação docente à luz de Pierre Bourdieu: formação continuada dos professores do curso de ciências contábeis. 2018. 511 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Contabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4271
Issue Date: 30-Nov-2018
Appears in Collections:Mestrado em Contabilidade (CVL)

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