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dc.creatorPaiva, Paulo Henrique-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2214792811448496por
dc.contributor.advisor1Gurgacz , Flavio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5841903379711710por
dc.contributor.advisor-co1Souza, Samuel Nelson Melegari de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/093880501338342por
dc.contributor.referee1Gurgacz , Flavio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5841903379711710por
dc.contributor.referee2Secco, Deonir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4034568149393353por
dc.contributor.referee3Modolo , Alcir José-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7372544499267795por
dc.date.accessioned2018-09-21T18:57:27Z-
dc.date.issued2018-03-16-
dc.identifier.citationPAIVA, Paulo Henrique. Alteração do ponto de injeção no desempenho de um motor agrícola operando com biocombustíveis. 2018. 60 f. Dissertação( Mestrado em Engenharia de Energia na Agricultura) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3943-
dc.description.resumoO trator é a máquina agrícola mais utilizada na grande gama de operações existentes nas propriedades rurais; sendo uma fonte de energia mecânica para as operações, na qual é disponibilizada por meio do motor, esta máquina converte energia térmica em mecânica. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o desempenho do motor de um trator agrícola, utilizando como combustíveis: o diesel puro A-S500, misturas binárias (diesel-biodiesel) e ternárias (diesel-biodiesel-etanol). E se tratando de um motor ciclo diesel de alimentação de combustível mecânica, o momento de injeção, conhecido como ponto de injeção também foi modificado, alterando-o em uma ordem de 2°(P2), 4°(P4) e -2°(P-2), antes e após ao ponto de referência de 0°(P0) (original do motor), sendo assim este momento adiantado e atrasado em relação ao original. Para avaliar o desempenho mecânico do trator, os dados coletados nesta pesquisa foram embasados na utilização de um dinamômetro de correntes de Foucault acoplado à tomada de potência, em que as proporções binarias diesel–biodiesel propostas foram: B0, B8, B15 e B20, nas quais ocorreram ensaios sem utilização de etanol (E0) e ensaios utilizando a proporção de 1%(E1) desta mesma substância. Os ensaios dinamométricos ocorreram com quarto repetições. Como referencial para o ensaio e as análises foi aplicado a condição B0P0E0, com 0,14% a mais B0P2E0 apresentou o melhor valor para potência máxima, B0E0P0 e B0E1P0 tiveram os melhores valores de torque, em consumo especifico B15E0P2 teve uma redução de 17,0%, já em consumo horário P-2 teve melhores resultados sendo 10,1% de redução.P-2 foi o ponto de injeçao com melhores índices de IE, RT e RR.por
dc.description.abstractThe tractor is the most used agricultural machine in the wide range of operations existing in the rural properties; being a source of mechanical energy for the operations, in which it is made available through the motor, this machine converts thermal energy into mechanics. In this context, the objective of this research was to evaluate the performance of the engine of an agricultural tractor using pure A-S500 diesel, binary (diesel-biodiesel) and ternary (diesel-biodiesel-ethanol) blends. In the case of a mechanical diesel fuel cycle engine, the injection time, known as the injection point, was also modified by changing it by 2 ° (P2), 4 ° (P4) and -2 ° (P-2), before and after the reference point of 0 ° (P0) (original of the motor), so that this moment is advanced and delayed in relation to the original. To evaluate the mechanical performance of the tractor, the data collected in this research were based on the use of a Foucault chain dynamometer coupled to the power take-off, in which the proposed diesel-biodiesel proportions were: B0, B8, B15 and B20, in (E0) and tests using the 1% (E1) ratio of this same substance. The dynamometric tests were performed with four replicates. As reference for the test and the analyzes was applied the condition B0P0E0, with 0.14% more B0P2E0 presented the best value for maximum power, B0E0P0 and B0E1P0 had the best torque values, in specific consumption B15E0P2 had a reduction of 17, 0%, already in consumption hour P-2 had better results being 10.1% of reduction. P-2 was the point of injection with better indexes of IE, RT and RR.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-09-21T18:57:27Z No. of bitstreams: 2 Paulo_Paiva_2018.pdf: 1808822 bytes, checksum: b60c2ed8673a5040b72da406c4cb66fd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-21T18:57:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Paulo_Paiva_2018.pdf: 1808822 bytes, checksum: b60c2ed8673a5040b72da406c4cb66fd (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-03-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e Tecnológicaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Energia na Agriculturapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectMáquinas agrícolaspor
dc.subjectEtanolpor
dc.subjectBiodieselpor
dc.subjectPonto de Injeçãopor
dc.subjectAtraso de Igniçãopor
dc.subjectAgricultural machineryeng
dc.subjectEthanoleng
dc.subjectBiodieseleng
dc.subjectInjection Pointeng
dc.subjectIgnition Delayeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLApor
dc.titleAlteração do ponto de injeção no desempenho de um motor agrícola operando com biocombustíveispor
dc.title.alternativeChange of the Injection Point in the performance of an agricultural Engine operating with biofuels.-
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
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