Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3864
Tipo do documento: Dissertação
Title: O alinhamento estratégico da oferta de cursos e a evasão escolar: uma aplicação no SENAC Cascavel-PR
Other Titles: Strategic alignment of course offering and the school evasion: an application in SENAC Cascavel-PR
Autor: Ferreira, Rosana Rodrigues Alves 
Primeiro orientador: Bulhões, Ronaldo
Primeiro membro da banca: Brandalise, Loreni Teresinha
Segundo membro da banca: Alves, Alexandre Florindo
Resumo: FERREIRA, Rosana Rodrigues Alves. O alinhamento estratégico da oferta de cursos e a evasão escolar: uma aplicação no SENAC Cascavel-PR. 2018. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018. Este estudo teve como objetivo geral propor um alinhamento estratégico entre a oferta de cursos e a evasão escolar no Senac Cascavel. A metodologia adotada, no que diz respeito à abordagem, é classificada como qualitativa, sendo os objetivos caracterizados como pesquisa descritiva e exploratória. No tocante à estratégia de pesquisa, caracteriza-se como estudo de caso único. A obtenção dos dados foi realizada por meio da pesquisa bibliográfica e documental em sites organizacionais e documentos internos à organização. Além disso, foi realizada entrevista com ex-alunos que deixaram seus cursos antes da conclusão. Os resultados mostraram que os altos índices de evasão escolar enfrentado pelo Senac Cascavel estão atrelados à falta de um alinhamento estratégico entre a oferta de cursos e as demandas de qualificação profissional do município, pois os alunos procuram na formação profissional um caminho mais rápido, se comparado com a graduação, para serem inseridos no mercado de trabalho, mudarem de área profissional e até mesmo de abrirem seu próprio negócio. Todavia, os alunos deixam os cursos e procuram em outras instituições cursos que possa proporcionar a eles o alcance de seus objetivos. Verificou-se também, que as demandas por qualificação profissional são geradas de forma dinâmica e em aderência aos movimentos sociais e econômicos dos municípios. Assim, foi estabelecido um portfólio de cursos do Senac Cascavel em consonância com as demandas de qualificação profissional do município.
Abstract: FERREIRA, Rosana Rodrigues Alves. O alinhamento estratégico da oferta de cursos e a evasão escolar: uma aplicação no SENAC Cascavel-PR. 2018. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018. This study had the objective of proposing a strategic alignment between the offer of courses and school evasion at Senac Cascavel. The methodology adopted, with respect to the approach, are characterized as a qualitative, and the objectives are characterized as a descriptive and exploratory study. As for the strategy of this research, it is characterized as a single case study. The data collection was done through bibliographic and documentary research on organizational sites and internal documents to the organization. In addition, an interview was held with former students who left their courses before completion. The results showed that in the context investigated, the non-identification in the job market of career opportunities linked to the course were enrolled, was the principal motivator to drop out of school, because the students are looking for a faster career whis professional qualification if compared with university graduate to enter in the job market, change their professional area and even start their own business. However, the students leave the courses and seek in other institutions courses that can provide them with the attainment of their objectives. The demands of professional qualification are generated dynamically and in adherence to the social and economic movements of the city. Thus, in order to establish the list of courses in a decisive way, it is necessary to interpret the productive vocation of the municipality.
Keywords: Educação profissional
Planejamento estratégico
Evasão escolar
Professional Education
Strategic Alignment
School Evasion
CNPq areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: FERREIRA, Rosana Rodrigues Alves. O alinhamento estratégico da oferta de cursos e a evasão escolar: uma aplicação no SENAC Cascavel-PR. 2018.112 f. Dissertação( Mestrado em Administração – Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3864
Issue Date: 2-Feb-2018
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosana_Ferreira2018.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons