Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/3839
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Avaliação do impacto da política de cotas na Unioeste: quem de fato foi incluído? |
Other Titles: | Evaluation of the impact of the quota policy in Unioeste: who was actually included? |
Autor: | Corbari, Elza |
Primeiro orientador: | Silva, Vânia Sandeléia Vaz da |
Primeiro coorientador: | Azevedo, Paulo Roberto |
Primeiro membro da banca: | Silva, Vânia Sandeléia Vaz da |
Segundo membro da banca: | Borges, Liliam Faria Porto |
Terceiro membro da banca: | Villavicencio, Guillermo Javier Díaz |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da política de cotas na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus de Cascavel, a qual foi implantada na instituição no ano de 2009. O recorte para esta pesquisa são os ingressantes do período de 2009 a 2016. O intuito é verificar se a implantação das cotas na universidade gerou impacto nos cursos de graduação, elevando o número de estudantes de escolas públicas, bem como verificar quem são os incluídos, se eles permanecem na universidade e qual é o seu desempenho acadêmico em relação aos estudantes não cotistas. A pesquisa é de cunho quantitativo e o procedimento metodológico para a realização deste estudo foi baseado nas informações cadastrais da vida acadêmica dos estudantes, constante no sistema informatizado da Unioeste, denominado “Academus”, sendo utilizado o universo dos dados, ou seja, este estudo não é por amostragem. Os micros dados foram fornecidos pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Unioeste. O resultado da pesquisa aponta que houve alto impacto da política de cotas na universidade, com alta elevação do número de estudantes de escolas pública, principalmente nos cursos em que há maior concorrência no processo seletivo de ingresso, chegando a um percentual de 390%, no caso de Medicina. O estudo revelou também que os estudantes incluídos são economicamente mais carentes; que estes estudantes, na média geral, ingressam mais jovens, possuem nota maior de aproveitamento, possuem menos reprovações, evadem-se menos da universidade e formam-se mais. Bem como, uma vez incluídos, estes estudantes não interferem, negativamente, na qualidade do ensino da instituição, desmistificando a ideia de que os cotistas, possivelmente, baixariam o nível de ensino nas universidades. |
Abstract: | The objective of this study is to evaluate the impact of the quota policy at the State University of the West of Paraná - Unioeste - Campus de Cascavel, which was implemented in the institution in the year 2009. The cut for this research are the students from the 2009 period 2016. The intention is to verify if the implementation of the quotas in the university has had an impact in the undergraduate courses, increasing the number of students of public schools, as well as to verify who they are included, if they remain in the university and what their academic performance in non-quota students. The research is of quantitative nature and the methodological procedure for the accomplishment of this study was based on the cadastral information of the academic life of the students, which is in the computerized system of the Unioeste called "Academus", being used the universe of the data, that is, this study did not is by sampling. The micro data were provided by the Unioeste Technology Center. The result of the research indicates that there was a high impact of the quota policy in the university, with a high increase in the number of public school students, especially in the courses where there is greater competition in the selective admission process, reaching a percentage of 390% in the medical case The study also revealed that the included students are: economically most needy; that these students, in the general average, enter younger, have a higher grade of achievement, have fewer disapprovals, are less likely to graduate from the university and are more educated. As well as, once included, these students do not interfere, negatively, in the quality of the teaching of the institution, demystifying the idea that the quotaholders would possibly lower the level of education in the universities. |
Keywords: | Cotas Inclusão no ensino superior Desempenho acadêmico dos cotistas Quotas Inclusion in higher education Academic performance of quotaholders |
CNPq areas: | OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Sociais |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Campun: | Toledo |
Citation: | CORBARI, Elza. Avaliação do impacto da política de cotas na Unioeste: quem de fato foi incluído?. 2018. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/3839 |
Issue Date: | 11-Apr-2018 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Sociais (TOL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Elza_Corbari_2018.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.