Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3072
Tipo do documento: Dissertação
Title: O saber e o poder na História da loucura de Michel Foucault
Other Titles: . The knowledge and power in the History of the madness of Michel Foucault
Autor: Boschetti, Anderssieli Irion 
Primeiro orientador: Frezzatti Júnior, Wilson Antonio
Primeiro membro da banca: Frezzatti Júnior, Wilson Antônio
Segundo membro da banca: Candiotto, Cesar
Terceiro membro da banca: Penna-Forte, Marcelo do Amaral
Resumo: O intento desta dissertação consiste em investigar na obra História da loucura de Michel Foucault se nela já estão explicitadas relações entre saber e poder, o que desafiaria as periodizações correntes do pensamento foucaultiano. Para realizar essa investigação, pretende-se inicialmente compreender como se constituem os dois modos históricos descontínuos que o filósofo francês estabeleceu como instrumentos de pesquisa. O modo arqueológico possibilita conceituar a noção de saber, e o modo genealógico proporciona a conceituação de poder. Suspeitamos que ambos os modos históricos se complementam, e que, por sua vez, as noções de saber e poder se articulam através do discurso. Em seguida, tendo como objeto de estudo a obra História da loucura, são realizadas duas etapas: na primeira, são investigadas as relações entre saber e poder atuantes na transição do período renascentista ao clássico; e na segunda etapa, a mesma proposta de investigação, mas com ênfase na passagem do período clássico ao moderno. Em cada uma dessas etapas, a argumentação consiste na abordagem de três discursos que embasam determinadas práticas: o discurso social, o discurso jurídico e o discurso científico. A escolha por essas práticas discursivas se justifica pela frequência com que elas aparecem no decorrer da obra. Com base na exposição desses discursos em ambas as etapas, concluímos que, na História da loucura, as argumentações que possibilitam as transformações na concepção da loucura são perpassadas por relações entre saber e poder, sendo que temos como hipótese que a articulação entre essas noções é consolidada pelo discurso moral.
Abstract: The intent this dissertation consists in investigating Michel Foucault’s work, History of the madness, if in it is already explained the relations between knowledge and power, which it would challenge the prevailing periodization of Foucault’s thinking. Accomplish this investigation, initially it aims to understand how the two historical discontinuous modes that the French philosopher established as instruments research. The archaeological mode enables to conceptualize the notion of knowing, and the genealogical mode provides the conceptualization of power. It suspects itself that both historical modes complement each other, and that, in turn, the concepts to knowledge and power articulate through the speech. Then, it having as object of study the History of madness, they are accomplished two stages: the first one, they are investigated the relations between knowledge and power involved in the transition from Renaissance period to classical; and in the second stage, the same proposal, but with emphasis in the transition from the classical period to the modern. In each of these stages, the argument consists in approaching three discourses that underpin certain practices: the social discourse, the legal discourse and scientific discourse. The choice for these discourses is justified by the frequency with which they appear in the course of the work. Based on the exposure of these discourses in both stages, it concludes itself that, in the History of madness, the arguments that enable the transformations in the conception of madness are pass through by relations between knowledge and power, it being that we have as a hypothesis the articulation between these areas are consolidated by the moral speech.
Keywords: Loucura
Poder
Saber
Madness
Power
Knowledge
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Sociais
Program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Campun: Toledo
Citation: BOSCHETTI, Anderssieli Irion. O saber e o poder na História da loucura de Michel Foucault. 2017. 101 . Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3072
Issue Date: 13-Feb-2017
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anderssieli_I_Boschetti_2017.pdf912.34 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.