Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2234
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorStamm, Cristiano-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777643Y6&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.advisor1Staduto, Jefferson Andronio Ramundo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723961Y9por
dc.contributor.referee1Deschamps, Marley Vanice-
dc.contributor.referee2Schneider, Mirian Beatriz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702359T2&dataRevisao=nullpor
dc.date.accessioned2017-07-10T18:33:37Z-
dc.date.available2006-06-06-
dc.date.issued2005-12-15-
dc.identifier.citationSTAMM, Cristiano. The phenomenon of the pendulum movements of the commuters between towns of medium size: the case of Cascavel and Toledo (PR).. 2005. 211 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento regional e do Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Toledo, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2234-
dc.description.resumoO objetivo central desse trabalho foi examinar o fenômeno dos movimentos pendulares dos trabalhadores intermunicipais entre as cidades interioranas de porte médio de Cascavel e de Toledo, localizadas na Mesorregião Oeste do Estado do Paraná. A importância de se estudar o fenômeno dos movimentos pendulares, especificamente dos trabalhadores, se faz devido à difusão das tendências urbanas ocorridas nos grandes centros e pelo grande potencial que esse fenômeno tem em se alastrar pelo território nacional e, fundamentalmente, em razão do crescimento das cidades de porte médio no interior do país. Preliminarmente, foram levantadas as abordagens teóricas sobre a questão urbana, principalmente das redes e hierarquias urbanas, pois estas são fundamentais para a funcionabilidade dos movimentos urbanos. Logo após, foram feitas algumas considerações sobre as migrações internas e movimentos pendulares. A pesquisa metodológica priorizou dois pontos, os quais são: a análise da literatura disponível e a pesquisa de campo com os usuários do ônibus metropolitano na região estudada. Para tanto, se adotou como critério para as cidades de porte médio os municípios com uma população entre 100 mil e 500 mil habitantes no Brasil. Nos resultados foi traçado um perfil socioeconômico da população que utiliza o ônibus metropolitano como meio de transporte para o deslocamento intermunicipal entre as cidades de Cascavel e Toledo. Dessa forma, observou-se que 70,33% dos entrevistados estavam empregados e que a grande maioria (58,75%) apresentavam ter o ensino médio completo ou superior, como nível de escolaridade. Outra evidencia foi de que 54,67% dos entrevistados tinham uma faixa de até 4 salários mínimos como renda familiar. Em seguida foram analisadas as informações relacionadas aos trabalhadores pendulares nos sentidos Cascavel-Toledo e Toledo-Cascavel, indicando características, como sexo, idade, escolaridade, salário, renda salarial, setor de ocupação, tempo médio despendido no movimento pendular e, também, a freqüência desses movimentos. Após o perfil dos trabalhadores pendulares observou-se que esses apresentaram fatores econômicos como motivação para realizar tais movimentos e fatores sociais como motivos para não migrarem para as cidades que estavam trabalhando. Dessa forma, tais dados evidenciaram algumas tendências e particulares daqueles que utilizam o ônibus metropolitano como deslocamento intermunicipal. Confirmou-se a hipótese do trabalho de que está ocorrendo um fluxo de trabalhadores pendulares entre as cidades interioranas de porte médio de Cascavel e de Toledo, de tal forma que as tendências urbanas apresentadas nos grandes centros e nas regiões metropolitanas estão ocorrendo em cidades de menor porte populacional no interior do país.por
dc.description.abstractThe central objective of this work was to examine the phenomenon of pendulum movements between the medium size towns of Cascavel and Toledo, located in the West Mesoregion of the State of Paraná. The importance of studying the phenomenon of pendulum movements, specifically of the commuters, is due to the diffusion of the urban tendencies in the great centers and for the great potential that the phenomenon has in spreading out across the national territory and, fundamentally as a result of the growth of the medium towns in the country. First, the theoretical approaches about the urban subject were collected, mainly of the nets and urban hierarchies, as they are fundamental for the function of the urban movements. After that, some considerations about the internal migrations and pendulum movements were made. The methodological research prioritized two points: the analysis of literature and field research developed with the metropolitan bus passengers. For this purpose, it was adopted as criterion for the medium towns, the municipal districts with a population between one thousand to five thousand inhabitants in Brazil. In the results, a socioeconomic profile of the population that uses the metropolitan bus as means of transportation for the commuting between the towns of Cascavel and Toledo was drawn. It was possible to observe that 70,33% of the interviewees was employed and that the great majority (58,75%) had upper or secondary education levels. Another evidence was that 54.67% of the interviewed ones received up to 4 minimum wages as familiar income. Thus, the information related to the commuters to Cascavel-Toledo and Toledo-Cascavel were analyzed, indicating characteristics such as sex, age, education, wage, income, sector of occupation, expended average time in commuting and, also, the frequency of these movements. After the analysis of the commuters profile, it was observed that they presented economic factors, such as motivation, to commute and social factors as reasons for not to migrate to the cities they were working. Therefore, such data has evidenced some particular trends and specific uses of the metropolitan bus as an inter-municipal movement. It was confirmed the hypothesis that a flow of commuters between the medium provincial towns of Cascavel and Toledo, such as those presented by the urban trends in the great centers and in the metropolitan regions are occurring in small country towns.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:33:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Cristiano Stamm p1.pdf: 1243133 bytes, checksum: 2b907508917bf358c617ed713dd9190f (MD5) Previous issue date: 2005-12-15eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentDesenvolvimento regional e do Agronegóciopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Agronegóciopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCidades interioranas de porte médiopor
dc.subjectMovimento pendularpor
dc.subjectCidades de Cascavel e Toledo (PR)por
dc.subjectProvincial towneng
dc.subjectPendulum movementeng
dc.subjectTowns of Cascavel and Toledo (PR)eng
dc.subjectMobilidade socialpor
dc.subjectTrabalho e trabalhadorespor
dc.subjectEstratificação socialpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANApor
dc.titleO fenômeno dos movimentos pendulares dos trabalhadores intermunicipais entre cidades de porte médio: o caso de Cascavel e Toledo (PR).por
dc.title.alternativeThe phenomenon of the pendulum movements of the commuters between towns of medium size: the case of Cascavel and Toledo (PR).eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (TOL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dissertacao Cristiano Stamm p1.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.