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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2227
Tipo do documento: Dissertação
Title: A logística de transporte agrícola multimodal da Região Oeste paranaense
Other Titles: The logistic of agricultural transport multimodal of the West Region from Paraná
Autor: Dalmás, Sandra Regina da Silva Pinela 
Primeiro orientador: Lobo, Débora da Silva
Primeiro membro da banca: Protil, Roberto Max
Segundo membro da banca: Rocha Jr., Weimar Freire da
Resumo: Este trabalho de pesquisa compara as opções de monomodalidade, intermodalidade e multimodalidade para o transporte de granéis agrícolas da região Oeste do Paraná. O propósito foi identificar as razões da pouca utilização da hidrovia em comparação à rodovia e ferrovia, nessa região. Para isso, foram levantadas as principais características dos transportes de carga, por meio de cada um desses modais, e o desempenho dos portos marítimos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), considerados como destinos mais apropriados para exportação dessa produção. Os dados foram coletados de fontes primárias, a partir da técnica de observação in loco, realizadas nos terminais fluvial e ferroviário, e de entrevistas não estruturadas, guiadas, com alguns profissionais responsáveis pela logística de empresas atuantes na comercialização de grãos da região. Utilizou-se de pesquisa documental para a coleta de dados secundários, referentes às características dos transportes e preços dos fretes. A análise do conteúdo foi feita por comparação entre os preços de fretes, perdas, e impacto nos custos relacionados aos problemas ambientais, de cada arranjo simulado. Constatou-se que a preferência na região pelo modal rodoviário ocorre principalmente devido à falta de infra-estrutura logística para os outros modais. Na comparação de desempenho portuário, o Porto de Santos apresenta menor tempo médio de espera para atracamento dos navios, do que o Porto de Paranaguá. Concluiu-se que a utilização da hidrovia é uma alternativa para redução dos custos de transporte na região e há uma demanda latente na região por esforços conjuntos da iniciativa pública e privada para a solução das deficiências existentes no escoamento da produção agrícola da região Oeste do Paraná.
Abstract: This research work compares the options of monomodality, intermodality and multimodality to the transport of bulk grains from the western region of Paran?. The purpose of the research was to identify the reasons for the low utilization of waterways in comparison with the highways and railways, in this region. In order to do this, were found the main features of the load transport through each of these modal ones, and the performance of the maritime ports of Santos (SP) and Paranagu? (PR), regarded as the most suitable for export such production. The data has been collected from primary sources, by the technique of in situ observation made in river and raiwayl terminals and guided unstructured interviews with some professionals responsible for the logistics of companies engaged in the marketing of grain in the region. It has been used some documentary research to gather secondary data, concerning the characteristics of transport and freight prices. The analysis of content was made through comparison between prices of freight, losses, and the impact in the costs related to the environmental costs, of each simulated arrangement. It found out that the preference in the region for road modal occurs mainly due to the lack of infrastructure logistics for the other modal ones. In the comparison of performance, the Port of Santos presents minor average time of wait to moor a ship than the Port of Paranagu?. It was concluded that the waterway is an alternative to the costs reduction of transport in the region and that there is a latent demand for joint efforts of public and private initiative to reach the solution of the existing deficiencies for the transport of agricultural production of the western region of Paran
Keywords: Logística
Transporte
Multimodalidade
Hidrovia
Logistic
Transports
Multimodality
Waterway
CNPq areas: CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO::CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio
Campun: Toledo
Citation: DALMÁS, Sandra Regina da Silva Pinela. A logística de transporte agrícola multimodal da região Oeste paranaense. 2008. 117 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento regional e do Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Toledo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2227
Issue Date: 26-Feb-2008
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (TOL)

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