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dc.creatorRuschel, Andressa Carolina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0960351153316894por
dc.contributor.advisor1Bidarra, Zelimar Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9813725752507728por
dc.contributor.referee1Piffer, Moacir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9970162517797132por
dc.contributor.referee2Feiber, Silmara Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3826257601387684por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:33:35Z-
dc.date.available2017-03-10-
dc.date.issued2016-09-02-
dc.identifier.citationRUSCHEL, Andressa Carolina. Urban planning and traffic accidents: a study on the municipality of Toledo - PR. 2016. 113 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento regional e do Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Toledo, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2225-
dc.description.resumoA presente pesquisa de dissertação teve como objetivo principal analisar como o planejamento urbano influencia nos acidentes de trânsito, ocasionados no período de 2011 a 2015, no perímetro urbano do Município de Toledo PR; como objetivo específico, descrever a evolução do desenvolvimento urbano das cidades a partir das teorias da análise espacial e do planejamento urbano; identificar, mapear e verificar a frequência com que ocorrem os acidentes de trânsito em Toledo PR no período de 2011 a 2015; e por fim caracterizar os pontos críticos. Justificou-se pelo alto índice de acidentes de trânsito em Toledo, o qual ocupa a 8ª posição no Paraná no Quantitativo de Vítimas de Homicídio Culposo de Trânsito. A rápida urbanização e o aumento contínuo da frota de veículos contribuíram para o crescimento dos acidentes de trânsito em Toledo, o qual não teve um adequado planejamento do espaço urbano. A metodologia utilizada foi através de embasamentos teóricos da análise espacial e do planejamento urbano; coleta de dados primários nos Boletins de Ocorrência de Acidentes de Trânsito, em seguida tabelados e analisados conforme fundamentação teórica. Foi possível verificar que o maior índice de acidentes de trânsito ocorre no centro da cidade, em horário de funcionamento do comércio e serviços, o que coincide com a alta densidade, de pessoas e veículos, localizados na área central. O planejamento urbano pode interferir no problema dos acidentes, com planos para descentralizar as atividades comerciais, incentivar o desuso do automóvel e promover espaços adequados para o tráfego a pé e de ciclistas, para uma mobilidade e espaços urbanos sustentáveis.por
dc.description.abstractThis research dissertation aimed to analyze how urban planning influenced on traffic accidents caused in the 2011-2015 period in the urban area of the municipality of Toledo - PR; it describes the evolution of urban development of cities from the theories of spatial analysis and urban planning; it identifies, maps and determine the frequency with which they occur traffic accidents in Toledo - PR in the 2011-2015 period; and finally, it characterizes the critical points. It is justified by the high traffic accidents rate in Toledo, which occupies the 8th position in Parana in Quantitative Victims of Homicide Traffic. The rapid urbanization and the continuous increase of the vehicle fleet contributed to the growth of traffic accidents in Toledo, which had no proper planning of urban space. The methodology used was through theoretical substantiation of spatial analysis and urban planning; primary data collection in Traffic Accident Occurrence Reports then tabulated and analyzed as theoretical foundation. It was possible to verify that the highest traffic accident rate is in the center of the city, opening hours trade and services, which coincides with the high density of people and vehicles, located in the central area. Urban planning can interfere with the accident problem, with plans to decentralize business activities, encourage the disuse of the automobile and promote spaces suitable for foot traffic and cyclists, for mobility and sustainable urban spaces.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:33:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andressa C Ruschel.pdf: 2755685 bytes, checksum: 7ac9e1a95162dd807a190711c9c58e06 (MD5) Previous issue date: 2016-09-02eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentDesenvolvimento regional e do Agronegóciopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Agronegóciopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPlanejamento urbanopor
dc.subjectAcidentes de trânsitopor
dc.subjectCentralidadepor
dc.subjectToledo-PRpor
dc.subjectUrban planningeng
dc.subjectTraffic-accidentseng
dc.subjectCentralizationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO::CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICOpor
dc.titleO planejamento urbano e os acidentes de trânsito: um estudo sobre o município de Toledo PRpor
dc.title.alternativeUrban planning and traffic accidents: a study on the municipality of Toledo - PReng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (TOL)

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