Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2141
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorColling, Marcel Augusto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1498574314396756por
dc.contributor.advisor1Piffer, Moacir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9970162517797132por
dc.contributor.referee1Lima, Jandir Ferrera de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707400T8por
dc.contributor.referee2Flores, Antonio Joreci-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6925666588213984por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:33:09Z-
dc.date.available2013-09-23-
dc.date.issued2013-06-24-
dc.identifier.citationCOLLING, Marcel Augusto. O corredor urbano de desenvolvimento no município de Marechal Cândido Rondon - Paraná. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento regional e do Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Toledo, 2013.-
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2141-
dc.description.resumoEste estudo analisou o corredor urbano de desenvolvimento do município de Marechal Cândido Rondon Paraná, representado pela rodovia federal BR-163, e as organizações e instituições responsáveis pela organização e planejamento municipal. A BR-163, na microrregião de Toledo, liga os municípios de Toledo e Guaíra, passando pelo perímetro urbano de Marechal Cândido Rondon com extensão de 5,3 quilômetros. Questionou-se (1) se o corredor representado pela BR-163 impulsiona o desenvolvimento da economia urbana e (2) qual é a importância da BR-163 para o município de Marechal Cândido Rondon. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi a Delphi. Foram realizadas entrevistas com 11 representantes de organizações institucionais do município que são responsáveis pelos processos de planejamento. As questões foram elaboradas com base em 10 pré-condições para estratégias de corredores de desenvolvimento. Os resultados apontaram que a BR-163 no perímetro urbano de Marechal Cândido Rondon é importante para o município por ser a via de ligação entre nós de atividade e polos de desenvolvimento da microrregião. Apesar desta importância, os entrevistados possuem uma percepção negativa da rodovia no perímetro urbano. O principal problema levantado é a má distribuição dos usos de terra rural, industrial e residencial ao longo do corredor urbano, o que faz com que ele assuma uma pré-condição heterogênea, formando um complexo de atividades que caracteriza um continuum rural/urbano na extensão da rodovia no perímetro urbano do município.por
dc.description.abstractThis study was aimed at analyzing the urban development corridor in Marechal Candido Rondon Parana State, represented by the federal highway BR-163, and the organizations and institutions responsible for City Planning and Organization. BR-163 highway, in Toledo Micro region connects the cities of Toledo and Guaira passing through an extension of 5.3 kilometers inside the urban perimeter of Marechal Candido Rondon. It was questioned whether (1) the corridor represented by BR-163 drives the development of the urban economy and (2) what is the importance of the highway for the city of Marechal Candido Rondon. Delphi methodology was used to conduct the study. Interviews were conducted with 11 representatives of institutional organizations who are responsible for planning processes. The questions were based on 10 pre-conditions for strategies to development corridors. The results indicated that BR-163 in the urban perimeter of Marechal Candido Rondon is important to the city for being the route of connection between nodes of activity and development centers. Despite this importance, respondents hold a negative perception of the highway within the urban perimeter. The main issue raised is the poor distribution of rural, industrial and residential land uses along the urban corridor, which causes it to assume a heterogeneous precondition and creates a complex of activities featuring a rural / urban continuum along the extension of the highway in the urban perimeter.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:33:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcel Augusto Colling.pdf: 2829606 bytes, checksum: 768b731ef6977d504304258b17b70741 (MD5) Previous issue date: 2013-06-24eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegóciopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCorredores urbanos de desenvolvimentopor
dc.subjectPlanejamento e estratégias de desenvolvimento urbanopor
dc.subjectUrban development corridorseng
dc.subjectRegional developmenteng
dc.subjectPlanning and strategies for urban developmenteng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANApor
dc.titleO corredor urbano de desenvolvimento do município de Marechal Cândido Rondon - Paranápor
dc.title.alternativeThe urban corridor of development in Marechal Candido Rondon city - Parana Stateeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledo-
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (TOL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marcel Augusto Colling.pdf2.76 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.