Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2117
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMoreira, Fernando de Sá-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2269235326367932por
dc.contributor.advisor1Frezzatti Junior, Wilson Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1014241381410099por
dc.contributor.referee1Onate, Alberto Marcos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777512A7por
dc.contributor.referee2Azeredo, Vania Dutra de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7369695504912288por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:26:26Z-
dc.date.available2011-09-29-
dc.date.issued2011-08-01-
dc.identifier.citationMOREIRA, Fernando de Sá. Ethos e Pathos em Schopenhauer e Nietzsche: vida, vontade e ascetismo. 2011. 172 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2117-
dc.description.resumoEsta dissertação investiga a concepção de ascetismo nos filósofos alemães, Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche. Considerando que não há uma linguagem precisa para mediar estas duas filosofias, aplicamos os conceitos de pathos e ethos para criar o diálogo entre os dois filósofos alemães, o que nos permite investigar como esses conceitos aparecem nas partes cosmológicas e éticas das suas teorias. Na filosofia nietzschiana, concentramos nossas pesquisas no seu terceiro período, principalmente os livros Genealogia da moral, Além de bem e mal e O anticristo. Em relação às obras schopenhauerianas, utilizamos principalmente os dois volumes de O mundo como vontade e representação. Nossa conclusão é que, na doutrina schopenhaueriana, a efetividade cosmológica (Wirklichkeit) é pathos, mas a realidade metafísica (Realität) é ethos. Assim, o ascetismo é um pathos sui generis em Schopenhauer: quando a vontade extraordinariamente faz uma viragem, ou seja, faz a negação da vontade, ela não se torna um nada absoluto, mas se torna um nada relativo, um pathos negativo. O mesmo não acontece em Nietzsche. Para o filósofo da vontade de potência, a vontade jamais nega a si mesma. Toda efetividade é sempre pathos e não há ethos algum: o mundo é sempre pathos, em todos os seus aspectos. O ascetismo é um caso ordinário da vontade de potência (Wille zur Macht) e o pathos ascético é apenas uma estratégia de uma forma de vida para conservar-se na existência.por
dc.description.abstractThis dissertation investigates the conception of asceticism on two German philosophers, Arthur Schopenhauer and Friedrich Nietzsche. Whereas there isn't a precise language to mediate this two philosophies, we apply the concepts of pathos and ethos to make a dialog between the German philosophers, which allow us to investigate how these concepts appear in the cosmological and ethical parts of their theories. Especially in the Nietzsche's philosophy, we concentrate the researches on his third period. We use mainly the books Genealogy of Moral, Beyond Good and Evil and The Antichrist. About Schopenhauer's books, we use mainly the two volumes of The World as Will and Representation. Our conclusion is that, on Schopenhauer's doctrine, the cosmological effectiveness (Wirklichkeit) is pathos, but the metaphysical reality (Realität) is ethos. Therefore the asceticism is a sui generis pathos on Schopenhauer: when the will extraordinarily makes a turn, it makes the negation of the will, it does not become an absolute nothing. It become a relative nothing, a negative pathos. The same does not occur to Nietzsche. According to the philosopher of the will to power, the will never negates itself. All the effectiveness is always pathos and there is no ethos: the world is always pathos, in all aspects. The asceticism is an ordinary case of the will to power (Wille zur Macht) and the ascetic pathos is merely a strategy of a form of life to conserve itself in existence.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:26:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernando de Sa Moreira.pdf: 900127 bytes, checksum: e6dca220fe2a2ad340fec9e410b1d430 (MD5) Previous issue date: 2011-08-01eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectSchopenhauerpor
dc.subjectNietzschepor
dc.subjectPathospor
dc.subjectEthospor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectAscetismopor
dc.subjectCosmologiapor
dc.subjectEthicseng
dc.subjectAsceticismeng
dc.subjectCosmologyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleEthos e Pathos em Schopenhauer e Nietzsche: vida, vontade e ascetismopor
dc.title.alternativeEthos and Pathos in Schopenhauer and Nietzsche: life, will and asceticismeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledo-
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (TOL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Fernando_Sa_Moreira_2011.pdf879.01 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.