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dc.creatorSchuck, José Fernando-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8704924681306761por
dc.contributor.advisor1Onate, Alberto Marcos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777512A7por
dc.contributor.referee1Frezzatti Junior, Wilson Antonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1014241381410099por
dc.contributor.referee2Araldi, Clademir Luís-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9512892707756969por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:26:23Z-
dc.date.available2011-04-12-
dc.date.issued2010-11-23-
dc.identifier.citationSCHUCK, José Fernando. Will and dionysiac in The birth of tragedy of Nietzsche. 2010. 143 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Toledo, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2108-
dc.description.resumoA noção de dionisíaco constitui-se como noção basilar, como verdadeira novidade da visada filosófica, estética e filológica de Nietzsche sobre os gregos e a arte trágica. O nascimento da tragédia é escrito sob a sombra do vocabulário e da metafísica de Schopenhauer, e, ainda, numa relação muito próxima com os temas estéticos e metafísicos da filosofia alemã. Este trabalho visa demonstrar a gênese do dionisíaco nietzschiano através de um diálogo com a noção de Vontade no âmbito da obra inaugural de Nietzsche. Se num primeiro momento as noções de Vontade e dionisíaco parecem inserir o discurso nietzschiano nos domínios conceituais schopenhaueriano e romântico, num momento seguinte, através da singularidade que os termos adquirem em Nietzsche, tornam-se dispositivos fundamentais para a constituição de uma nova perspectiva trágica e afirmativa da existência. A arte, relegada à condição de aparência ilusória ou de contemplação da Ideia, é reinserida como criação e justificação do vir-a-ser.por
dc.description.abstractThe dionysiac concept is as basic as the true novelty of the sight philosophical, aesthetic and philological of Nietzsche on the Greeks and the tragic art. The Birth of Tragedy is written under the shadow of the vocabulary and the metaphysics of Schopenhauer, and also a very close relationship with the aesthetic and metaphysical themes of German philosophy. This work (dissertation) demonstrates the genesis of the Nietzschean dionysiac through a dialogue with the notion of Will in the inaugural work of Nietzsche. If at first the notions of will and dionysiac seem to enter the Nietzschean discourse in the conceptual domains of Schopenhauer and romantism, shortly afterwards, by the uniqueness that the terms acquire in Nietzsche, become key devices for the formation of a new perspective tragic and assertion of existence. The art, relegated to the status of illusion or contemplation of the Idea, is reinserted as the creation and justification of coming-to-be.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:26:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jose Fernando Schuck.pdf: 540719 bytes, checksum: d0b358eb41a0056a4c7a7a06e27ac0eb (MD5) Previous issue date: 2010-11-23eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentFilosofia Moderna e Contemporâneapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectNietzschepor
dc.subjectSchopenhauerpor
dc.subjectVontadepor
dc.subjectDionisíacopor
dc.subjectTrágicopor
dc.subjectMetafísica de artistapor
dc.subjectDionysiaceng
dc.subjectTragiceng
dc.subjectArtist s metaphysicseng
dc.subjectWillpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleVontade e dionisíaco em O nascimento da tragédia de Nietzschepor
dc.title.alternativeWill and dionysiac in The birth of tragedy of Nietzscheeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (TOL)

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