Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1994
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Caroline Santana Ribeiro dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6079753429964508por
dc.contributor.advisor1Mirales, Rosana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2992695016868551por
dc.contributor.referee1Batista, Alfredo Aparecido-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707399D9por
dc.contributor.referee2Silva, Maria Geusina da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4422560680799756por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:17:56Z-
dc.date.available2017-02-18-
dc.date.issued2015-12-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Caroline Santana Ribeiro dos. The supervised in social services in the region of academic training units West Parana. 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Políticas Sociais e Direitos Humanos) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Toledo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1994-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo o estágio supervisionado em Serviço Social e como objetivo geral identificar a centralidade da categoria mediação na construção das políticas de estágio dos cursos de serviço social das Unidades de Formação Acadêmicas (UFA s) da região Oeste do Paraná. A metodologia adotada foi a qualitativa, com a realização de pesquisas bibliográficas e documentais e entrevistas que foram realizadas com coordenadores dos Setores de Estágio das UFAs, uma representante da ABEPSS na Região Sul do país e uma do Conselho Regional de Serviço Social do Paraná. Para referenciar teoricamente o objeto de estudos foram realizadas revisões bibliográficas de textos que abordam as reformas do ensino superior no Brasil a partir da década de 1990, a regulamentação do estágio obrigatório e não-obrigatório em âmbito da federação e do Conselho Federal de Serviço Social, bem como o posicionamento da categoria dos assistentes sociais frente a estas reformas. Foram aprofundados estudos sobre a proposta de formação dos assistentes sociais e, nesse contexto, os posicionamentos de autoras sobre o Estágio Supervisionado em Serviço Social, bem como a PNE como materialização da luta travada pelo serviço social em defesa do estágio supervisionado como instrumento fundamental na formação que dê condições para a análise crítica da realidade social e para ação prática e interventiva profissional propositiva e investigativa.por
dc.description.abstractThis research is the object of study supervised training in social work and as a general objective to identify the centrality of class mediation in the construction of stage policies of social work courses of Academic Training Units (UFA's) of western Paraná. The methodology was qualitative, with the completion of bibliographic and documentary research and interviews that were conducted with coordinators of Stage Sectors of UFAS a representative of ABEPSS in the South Region and the Regional Council of Social Service of Paraná. To theoretically reference the object of studies were conducted literature reviews of texts that address the higher education reforms in Brazil from the 1990s, the regulation of compulsory training and non-binding in the context of the federation and the Federal Council of Social Service, and positioning the category of social workers against these reforms. Studies on the proposal for training of social workers were deepened and, in this context, the positions of authors on the Supervised Internship in Social Work as well as the NEP as the embodiment of the struggle waged by social service in defense of supervised training as a key tool in training that gives conditions for critical analysis of social reality and practice and interventional proactive and professional investigative action.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:17:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Caroline S R dos Santos.pdf: 1786660 bytes, checksum: ed894a0d9b08d3f1b9a23a0405feab88 (MD5) Previous issue date: 2015-12-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentServiço Social, Políticas Sociais e Direitos Humanospor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectServiços social - Orientação profissionalpor
dc.subjectServiço social - Estudo e ensino (Estágio)por
dc.subjectEstágio supervisionadopor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectServiço socialpor
dc.subjectSupervised trainingeng
dc.subjectProfessional qualificationeng
dc.subjectMediationeng
dc.subjectSocial serviceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleO estágio supervisionado em serviço social nas unidades de formação acadêmicas da região Oeste do Paranápor
dc.title.alternativeThe supervised in social services in the region of academic training units West Paranaeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (TOL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Caroline S R dos Santos.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.