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dc.creatorPrzybysz, Wilian-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9970883690625899por
dc.contributor.advisor1Batista, Alfredo Aparecido-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707399D9por
dc.contributor.referee1Lemos, Esther Luíza de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0956359447837749por
dc.contributor.referee2Fonseca, Ana Paula de Araújo-
dc.date.accessioned2017-07-10T18:17:55Z-
dc.date.available2016-04-05-
dc.date.issued2015-12-18-
dc.identifier.citationPRZYBYSZ, Wilian. Is a federal public university and popular possible?: a study of the UFFS from Laranjeiras do Sul Campus. 2015. 162 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social, Políticas Sociais e Direitos Humanos) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Toledo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1990-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo geral compreender como a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no Campus Laranjeiras do Sul, efetiva-se enquanto Pública e Popular, voltada à valorização do saber popular, ao desenvolvimento regional e à superação da matriz produtiva vigente, sem deixar de ser uma Instituição Federal de Ensino Superior subordinada legal e burocraticamente aos princípios excludentes, elitistas e reprodutores da ordem social estabelecida. Na primeira parte deste trabalho, que envolve os capítulos 1 e 2, com o intuito de dimensionar a UFFS como objeto da pesquisa e o Campus Laranjeiras do Sul como seu locus, realizou-se uma revisão bibliográfica e legal. Tal revisão apresentou como categorias centrais as Universidades enquanto instituições sociais; a UFFS: seu histórico diferenciado e sua proposta ímpar; o público e a esfera pública, amparando-se, sobretudo, nas lições de Hannah Arendt e Jürgen Habermas; além de recorrer, principalmente, a Paulo Freire, Carlos Brandão e Conceição Paludo para tratar do popular e da educação popular. Na segunda parte, presente no capítulo 3, além da descrição dos percursos metodológicos, está contida a pesquisa de campo propriamente dita, com a exposição e análise dos dados qualitativos produzidos nas entrevistas realizadas com a Direção de Campus, as Coordenações Administrativa e Acadêmica e as Coordenações de cada um dos Cursos de Graduação do Campus Laranjeiras do Sul da UFFS acerca das concepções que esses sujeitos apresentam da proposta institucional e dos sentidos que tais concepções imprimem nas suas ações diárias. Na terceira e última parte desse trabalho se evidenciou os movimentos contraditórios da proposta institucional e as possibilidades dessa nova universidade, que apresenta sim um caminho, principalmente pela proximidade com os movimentos sociais da classe trabalhadora.por
dc.description.abstractThis dissertation has the general objective of understanding how the Federal University of Southern Border (UFFS), Laranjeiras do Sul Campus, is effective as Public and Popular, oriented to the appreciation of popular knowledge, the regional development and the current production matrix overcoming, without ceasing to be a Higher Education Federal Institution subordinated legal and bureaucratically to the excluding, elitist and reproductive principles of the established social order. In the first part of this work, which involves the chapters 1 and 2, in order to show UFFS as an object of research and Laranjeiras do Sul Campus as its locus, a bibliographical and legal review was performed. Such review presented as central categories universities as social institutions; UFFS and its distinctive history and its unique proposal; the public and the public sphere, with support, especially, from the lessons of Hannah Arendt and Jürgen Habermas; In addition to resorting, mainly, to Paulo Freire, Carlos Brandão and Conceição Paludo to deal with the popular and popular education. In the second part, chapter 3, beyond the description of the methodological pathways, it encompasses the field research itself, with the exposure and analysis of qualitative data produced in the interviews conducted with the Campus Management, the Administrative and Academic Coordination and Coordination of each of the Campus Undergraduate Courses from UFFS Laranjeiras do Sul campus about the ideas that these subjects have about the institutional proposal and the meaning such conceptions have in their daily actions. The third and final part of this work highlighted the contradictory movements of institutional proposal and the possibilities of this new university that does present a way, especially by the proximity with the social movements of the working class.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:17:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Wilian Przybysz.pdf: 8601939 bytes, checksum: 1d0656f09c1d6ac8c2f62fdaa806a4ab (MD5) Previous issue date: 2015-12-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentServiço Social, Políticas Sociais e Direitos Humanospor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectUniversidade públicapor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectUFFSpor
dc.subjectPublic universityeng
dc.subjectPopular educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleUma universidade federal pública e popular é possível?: um estudo da UFFS a partir do Campus Laranjeiras do Sulpor
dc.title.alternativeIs a federal public university and popular possible?: a study of the UFFS from Laranjeiras do Sul Campuseng
dc.typeDissertaçãopor
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