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dc.creatorBotton, Juliana Santi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4219858684368701por
dc.contributor.advisor1Mioranza, Claudio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5801811524357879por
dc.contributor.referee1Leismann, Edison Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3797652444449602por
dc.contributor.referee2Pastro, Ivete Inês-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8713972235997925por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:32:24Z-
dc.date.available2015-07-30-
dc.date.issued2014-12-04-
dc.identifier.citationBOTTON, Juliana Santi. O processo de geração de inovação baseado nas práticas de gestão de conhecimento em empresas de base tecnológica. 2014. 139 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/992-
dc.description.resumoA proposta deste estudo está baseada no Processo de Geração de Inovação (PGI) como alicerce para Empresas de Base Tecnológica (EBT s) a partir das Práticas de Gestão do Conhecimento (PGC). Compreendeu-se que, a inovação é fruto do conhecimento, consequentemente, propôs-se elaborar uma construção teórico-empírica em busca da geração da inovação baseada na Gestão do Conhecimento (GC), entendendo como melhor caminho o uso das PGC. Além disso, a escolha do universo de estudo, as EBT s, foi baseada na perspectiva de que elas têm como sinônimo de seu trabalho, a inovação. Assim, esta pesquisa foi baseada no objetivo geral do estudo de Desenvolver um constructo do Processo de Geração de Inovação - PGI, baseado nas Práticas de Gestão do Conhecimento sob a perspectiva de empresas de base tecnológica do segmento de desenvolvimento de software ou web. a) Elaborar, a partir de estudo bibliográfico, possíveis níveis e estágios dentro do processo de geração de inovação; b) Listar, a partir de estudo bibliográfico, as Práticas de Gestão do Conhecimento já validadas, que possam ser aplicadas a um processo de Geração da Inovação; c) Identificar nas empresas de base tecnológica, as PGC mais utilizadas, as de maior importância, e em qual, ou quais Estágios do Processo de Geração de Inovação se encontra cada prática. Desenvolvida a parte teórica do Constructo do PGI, foi aplicado questionário contendo 40 Práticas e três perguntas, sobre a importância, sobre a frequência e sobre a classificação das práticas em relação a nove Variáveis Situacionais referentes ao PGI. Obtendo um retorno de 47 questionários, pode-se efetuar o teste Alfa de Cronbach, que confirmou a confiabilidade dos dados para a pesquisa. Aplicou-se a Estatística Descritiva, compreendendo como práticas mais importantes o Braintorming ou geração de ideias, o Desenvolvimento e aplicação de novo processo e, a Universidade corporativa; como práticas mais frequentes, os resultados indicaram os E-mails corporativos, o Blog empresarial e, as redes informais (rádio corredor). Em adição, o teste de Correlação de Pearson indicou relação de 64,3% entre as variáveis Importância e Frequência, e a Regressão Linear Simples (respeitando os pressupostos de regressão) indicaram que 42,3% das variações na Importância são explicadas pelas variações na Frequência. Finalmente, em relação à incorporação das práticas ao PGI, foram observadas a média e o Desvio Padrão de cada prática. Algumas proposições da análise foram feitas: a) Do Coeficiente de Variação; b) Da Análise Visual; c) da Amplitude e d) da Análise Fatorial. A Primeira delas foi refutada por não suprir aos objetivos propostos; a Análise Visual sugeriu aplicabilidade como técnica auxiliar; a Análise da Amplitude indicou a melhor técnica para a obtenção dos resultados, possibilitando a divisão de cinco Classificações entre as práticas: As Práticas Primárias; As Práticas Centrais; As Práticas Superiores; As Práticas Dispersas Primárias e; As Práticas Dispersas Superiores. A Análise Fatorial corroborou com a Amplitude, dividindo as práticas entre Práticas Primárias, Centrais e Superiores. Em síntese, as práticas foram alocadas em Painel, indicando qual prática auxilia em cada Estágio do PGI. Os resultados permitem a recomendação do Constructo em outros setores.por
dc.description.abstractThe proposition of this study is based on the Innovation Generation Process (IGP) like basis to technology-based companies (TBC) by the knowledge management practices (KMP). It was understood that, innovation is a knowledge product, consequently, it was proposed to elaborate a theoretical and empirical construction in search of the innovation generation based on the knowledge management (KM), understanding like better way the use of the KMP. Furthermore, the choose of the study s universe, the TBCs, was based in the perspective that they have like synonymous of their work, the innovation. Therefore, this search was structured by the question: How the KMP and their application on technology-based companies, can be organized to allow the development of an Innovation Generation Process? This kind, it was obtained the general objective of this study: Developing a construct of the Innovation Generation Process, based on the Knowledge Management Practices and their application in Technology-based Companies and a) elaborating, by bibliographic study, possible levels and stages in the IGP; b) Listing, by bibliographic study, the KMP that were validates yet, that could be allocated on the IGP; c) identifying on the TBCs, the KMP most used, those whose importance is greater, and, whose would be is the level of each one in the IGP, excluding the rejects and validating other. Developed the theory part of the Construct of IGP, it was applied the questionnaire contain 40 practices and three questions, about Importance, about the frequency and, about the classify of the practices relation to the nine situational variables of IGP. To obtain a return of 47 questionnaires. It was used the test Alpha of Cronbach to confirm the reliability of data to the search. It was applied, the descriptive statistic, compromising like more important practices: Brainstorming or generation of ideas, development and apply of new process and, the corporative University; like more frequents practices: corporative e-mails, enterprise blog and, the social network. In addition, the test of Correlation of Pearson indicated relation of 64, 3% between importance and frequency, and Simple Linear Regression (respecting the regression assumptions) indicated that 42, 3% of the variations at importance are explicated by the variations at frequency. Finally, in relation on the incorporation of the practices to the IGP, they were observed the mean and standard deviation of each practice. Some propositions of analysis were done: a) the Variations coefficient; b) the visual analysis; c) the amplitude and; d) the Factorials Analysis. The first of them was refuted because it didn t supply the proposed objectives; the visual analysis indicated it s applied like auxiliary; the Amplitude Analysis indicated like the best technic to the result obtain, enabling a division with five classifies among the practices: The Primary Practices; The Central Practices; The Superior Practices; The Dispersed Primary Practices and; The Dispersed Superior Practices. The Factorial Analysis corroborated with the Amplitude, dividing the practices on Primary, central and superior practices. In summary, the practices were allocated in chart, showing which practice assist each phase of IGP. The results allow the recommendation the construct another sectors.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:32:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MESTRADO_Juliana_Santi_Botton.pdf: 5642965 bytes, checksum: c3f49846987fe5a712c5e18e6f743a6f (MD5) Previous issue date: 2014-12-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentros de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectEmpresas de base tecnológicapor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectPráticas de gestão do conhecimentopor
dc.subjectProcesso de geração de inovaçãopor
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectTechnology-based companieseng
dc.subjectInnovationeng
dc.subjectKnowledge management practiceseng
dc.subjectInnovation generation processeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleO processo de geração de inovação baseado nas práticas de gestão de conhecimento em empresas de base tecnológicapor
dc.title.alternativeThe innovation generation process based on the knowledge management practices in technology-based companieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrão-
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (FBE)

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