Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/991
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCuffa, Denise de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4540014156740254por
dc.contributor.advisor1Rojo, Claudio Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9043127742275652por
dc.contributor.referee1Leismann, Edison Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3797652444449602por
dc.contributor.referee2Hoss, Osni-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3272061397459617por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:32:24Z-
dc.date.available2015-05-06-
dc.date.issued2014-12-01-
dc.identifier.citationCUFFA, Denise de. A gestão do conhecimento no cenário de competitividade em uma empresa de tecnologia da informação. 2014. 99 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/991-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo propor um plano de gestão do conhecimento para incremento de competitividade em uma empresa de tecnologia da informação. Utilizou-se como referencial teórico trabalhos sobre a gestão do conhecimento, os modos como ocorrem o processo de criação do conhecimento e os modelos que tratam das práticas de gestão do conhecimento existentes. Além disso, tratou-se também do conceito e contextualização de competitividade, e da metodologia de simulação de cenários, mais especificamente a proposta por Rojo (2005). Elegeu-se a metodologia qualitativa, uma vez que este trabalho explorou dados por meio de um estudo de caso para analisar o contexto dos ambientes interno e externo no qual a empresa pesquisada, Intelitech, está inserida, levando em consideração seus concorrentes diretos, que totalizaram 2 empresas. A estrutura para a coleta dos dados foi formada por 3 etapas envolvendo a empresa pesquisada e seus concorrentes diretos. A primeira etapa consistiu na aplicação de um questionário, ao gestor e funcionários da Intelitech, sendo o mesmo estruturado e composto por 38 práticas de gestão do conhecimento (PGC), uma vez que o objetivo foi levantar as práticas de gestão do conhecimento existentes na empresa e consequentemente as variáveis críticas internas. Tal instrumento possuía uma escala de pontos em que se buscou verificar a frequência com que as práticas ocorriam na empresa, seu nível de padronização e formalização. A segunda etapa da coleta de dados consistiu na aplicação do modelo de simulação de cenários Rojo (2005), visando identificar as variáveis críticas externas. E por final, a terceira etapa correspondeu à formulação de uma proposta de melhorias de práticas de gestão do conhecimento em função dos cenários simulados, baseando-se nas variáveis críticas internas e externas identificadas nas etapas anteriores. Desta forma, a pesquisa resultou na elaboração de um plano de ação para dois cenários, favorável e desfavorável, a partir das práticas de gestão do conhecimento mais pontuadas. O primeiro cenário demonstrou uma situação favorável de expansão de mercado, em que a empresa pode se utilizar da contratação de novos funcionários e ampliação de sua estrutura física, valorizando as ferramentas de TI e necessitando de uma flexibilidade do gestor para com uma nova cultura organizacional. Por outro lado, em um cenário desfavorável de restrição de mercado, sugeriu-se fidelizar os clientes por meio da utilização de ferramentas de TI como práticas de interação e comunicação com os mesmos. Neste sentido, foi possível concluir e confirmar a hipótese de que o incremento da competitividade da empresa de TI pode ocorrer por meio das práticas de gestão do conhecimento.por
dc.description.abstractThis research aimed at proposing a plan of knowledge management to increase competitiveness in an information technology company. It used as theoretical references researches on knowledge management, ways as occur the process of knowledge creation process and models that address existing knowledge management practices. In addition, it also dealt up the concept and context of competitiveness, and scenarios simulation methodology, specifically the proposed by Rojo (2005). It chose a qualitative methodology, since this study explored data through a case study to analyze the context of internal and external environments in which the researched company, Intelitech, is inserted, taking into account its direct competitors, which totaled two companies. A framework for data collection consisted of three steps involving researched company and its direct competitors. The first stage consisted of a questionnaire, to Intelitech manager and employees, being the same structured and composed of 38 knowledge management practices (KMP), since the objective was identify existing knowledge management practices in the company and therefore internal critical variables. This instrument had a points range in the purpose analyzing the frequency with which practices occurred in the company, their standardization and formalization level. The second phase of data collection consisted at the application Rojo scenarios simulation model, to identify the external critical variables. And by the end, the third stage corresponded to formulation of a proposal for improvement of knowledge management practices according simulated scenarios, based on internal and external critical variables identified in the previous steps. Thus, the research resulted in the elaboration of an action plan for two scenarios, favorable and unfavorable, from the most knowledge management practices punctuated. The first scenario showed a favorable situation for market expansion, in which company can use in hiring of new employees and expanding its physical infrastructure, enhancing IT tools and needing manager s flexibility with a new organizational culture. On the other hand, in an unfavorable scenario of restriction market, it suggested building customers loyalty through use of IT tools as interaction and communication practices with theirs. In this sense, it was possible conclude and confirm the hypothesis that competitiveness increase in IT company can occurs through knowledge management practices.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:32:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DENISE_DE_CUFFA.PDF: 2199976 bytes, checksum: 1a3e444a4ce89f9a5c3698998ce5977b (MD5) Previous issue date: 2014-12-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentros de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCenáriopor
dc.subjectCompetitividadepor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectScenarioseng
dc.subjectCompetitivenesseng
dc.subjectKnowledgeeng
dc.subjectInformation technologyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleA gestão do conhecimento no cenário de competitividade em uma empresa de tecnologia da informaçãopor
dc.title.alternativeKnowledge management in the competitive landscape in an information technology companyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrão-
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (FBE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
DENISE_DE_CUFFA.PDF2.15 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.