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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/959
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação Rural no Município de Francisco Beltrão entre 1948 a 1981: a escola multisseriada
Other Titles: Rural education in the Francisco Beltrão City between 1948 and 1981: the multigrade school
Autor: Cattelan, Carla 
Primeiro orientador: Castanha, André Paulo
Primeiro membro da banca: Francischett, Mafalda Nesi
Segundo membro da banca: Schelbauer, Analete Regina
Terceiro membro da banca: Bonamigo, Carlos Antônio
Resumo: Esta pesquisa teve como objeto de estudo as escolas rurais multisseriadas, construídas e implementadas entre os anos de 1948 e 1981 no município de Francisco Beltrão. A partir deste objeto levanto a seguinte problemática: Como as escolas rurais multisseriadas se estabeleceram e se mantiveram primeiramente em Vila Marrecas, e posteriormente em Francisco Beltrão, entre os anos de 1948 e 1981? O objetivo da pesquisa constituiu, em analisar a construção histórica educacional que permitiu a estruturação das escolas rurais multisseriadas, compreendendo os desafios enfrentados nas questões pedagógicas e administrativas articuladas aos aspectos sociais, econômicos, políticos, históricos e culturais que alicerçaram esse processo. O objeto foi delimitado como início, o ano 1948, por ser o ano, no qual se tem registros, da construção da primeira escola, financiada e mantida pela Colônia Agrícola Nacional General Osório (CANGO), órgão federal. E por ser o ano de instalação da sede definitiva da CANGO em Vila Marrecas Francisco Beltrão. O recorte final foi o ano de 1981, pela emissão do decreto nº 365 do executivo, pelo qual foi ratificado os atos de criação dos estabelecimentos escolares na zona rural, criados até então e que estavam em atividade. O intuito foi resgatar as formas históricas da educação rural, as escolas constituídas nas comunidades, estabelecendo relação com a política educacional e com as transformações na vida do campo, tendo como suporte o materialismo histórico dialético, para compreender o processo histórico das escolas rurais multisseriadas, utilizo a análise de fontes documentais, depoimentos orais, fotos, matérias de jornais e revistas e bibliografias sobre a região. A análise resultante deste estudo destacou o interesse do órgão federativo quanto a efetivação da educação primária rural e o atendimento a demanda populacional existente, entre as décadas de 1940 e 1950. Com a elevação a município, Francisco Beltrão, a partir de 1952, este incorporou juntamente com o auxílio das comunidades a construção e mantimento das escolas rurais, o que contribuiu significativamente para instrução de praticamente todas as crianças da zona rural.
Abstract: This research had as study object the multigrade rural schools which were built and implemented between the years 1948 and 1981 in Francisco Beltrão city. From this object I raise the following issues: How multigrade rural schools were established and held first in Vila Marrecas, and later in Francisco Beltrão, between the years 1948 and 1981? The objective has consisted in analyzing de educational historical construction that allowed the structuring of multigrade rural schools, including the challenges in the pedagogical and administrative issues articulated to social, economic, political, historical and cultural aspects that underpinned this process. The aim was delimited as beginning the year 1948 to be the year in which it has records of construction of first school, funded and sustained by the National Agricultural Colony General Osório (CANGO), a federal agency. And for being the year of installation of the seat of CANGO in Vila Marrecas Francisco Beltrão. The final cut was the year 1981, by the issuance of Executive Decree n°365, through which was ratified by the creation acts of schools in the rural zone, created so far and that were active. The intention was to rescue the historical forms of rural education, the established schools in the communities, creating a relation with the educational policy and with de changes of country life, supported by the dialectical historical materialism, to understand the historical process of multigrade rural school, I use the analysis of documentary sources, oral testimonials, photographs, newspaper clippings, journals and bibliographies about the region. The resulting analysis of this study highlighted the interest of the federal agency as the effectiveness of rural primary education and the service to existing population demand between 1940 and 1950. With the rise to municipality, Francisco Beltrão, from 1952, it incorporated together with the aid of communities, the construction and grocery of rural schools, which contributed significantly to education of all children of rural zone.
Keywords: Escolas Rurais Multisseriadas
Francisco Beltrão
Educação primária rural
CANGO
Multigrade Rural Schools
Francisco Beltrão
rural primary education
CANGO
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Educação
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: CATTELAN, Carla. Educação Rural no Município de Francisco Beltrão entre 1948 a 1981: a escola multisseriada. 2014. 248 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/959
Issue Date: 24-Jul-2014
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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