Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/956
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRosso, Donete Simoni-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1479120386088348por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valdeci Batista de Melo-
dc.contributor.advisor1LattesOLIVEIRA, V. B. M.por
dc.contributor.referee1Fleck, Gilmei Francisco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1060297750923928por
dc.contributor.referee2Coqueiro, Wilma dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0153461918591041por
dc.contributor.referee3Ataide, Antonio Marcio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5309343691760864por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:21:18Z-
dc.date.available2017-04-22-
dc.date.issued2016-11-04-
dc.identifier.citationROSSO, Donete Simoni. From rap to "contes crespos", by Luiz Silva (Cuti): the voice of resistance in aula room. 2016. 200 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/956-
dc.description.resumoEsta pesquisa consiste em um estudo voltado à literatura e ao ensino escolar, com interfaces na leitura, escrita e interculturalidade. Tem por objetivo analisar a pertinência de se trabalhar atividades de leitura e escrita com os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental a partir de letras de rap nacional e de contos de Luiz Silva (Cuti), especificamente no livro Contos Crespos (2008), com vistas a desenvolver ou fomentar a criticidade e a leitura emancipatória. Constitui-se de uma pesquisa bibliográfica juntamente com uma proposta prática de atividades em sala de aula. Quanto aos procedimentos técnicos, encaixa-se como pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: análise documental de atividades de interpretação e produções textuais letras de rap e comentários crítico-reflexivos conforme Unidade Didática elaborada no decorrer do mestrado especificamente para esse fim. Espera-se, com essa proposta, incentivar o debate intercultural em sala de aula com o suporte de formas estéticas elaboradas por sujeitos historicamente silenciados, como os rappers e os escritores negros, além de motivar professores possíveis leitores desta dissertação a experimentarem tal possibilidade de abordagem pedagógica e, com isso, aprofundarem o tema desta pesquisa em outros vieses. A abordagem teórica está voltada à concepção de língua e de literatura como práticas sociais, visto que estas nascem das necessidades de interação da vida social e da problematização política, social, econômica entre os falantes, amparada em Bakhtin (1997/2003/2010) e na leitura como letramento, defendida por Soares (2001/2006) e Kleiman (1995/2006). As estratégias de leitura, com base no método recepcional proposto por Aguiar e Bordini (1993) e Zilberman (1989), fundamentam-se na Estética da Recepção segundo Jauss (2002). As bases teóricas do processo de leitura e de formação de leitor contam com o aporte de Lajolo (1997/1999), Orlandi (1988), Silva (2005) e Zilberman (1982). Para as questões literárias, foi buscado respaldo em Bosi (1986), Candido (1972/2004), Cortázar (2006), Compagnon (2009), Rosenfeld (1976), Barthes (2007), Petit (2008), Gotlib (2006), Cuti (2010), Andrade (1999), Proença Filho (2004), Duarte (2014) e Bernd (1997/2011), entre outrospor
dc.description.abstractThis research consists of a study focused on literature and teaching, with interfaces in reading, writing and interculturality. We intend to analyze the relevance of working activities of reading and writing with students in a the ninth grade of elementary school, based upon national rap lyrics and tales from Luiz Silva (Cuti), specifically those ones in the book Contos Crespos (2008), with a view to develop or foster the criticality and the emancipatory reading. It consists of a bibliographical research; along with a practical propose of activities in the classroom. As for the technical procedures, it fits an action research with qualitative approach. It involves the use of standardized data collection techniques: it is a documentary analysis of interpretation activities and textual productions- rap lyrics and critical-reflective comments according to Didactic Unit drafted during the master's degree specifically for this purpose. We waited, with this proposal, encourage the intercultural debate in the classroom with the support of aesthetic forms drawn up by subject historically silenced, such as rappers and afro-descendent writers, as well as motivate teachers possible readers of this essay to try the experience such a possibility of pedagogical approach and with this deepen, the theme of this research in other biases. The theoretical approach is focused on the design of language and literature as social practice, since these are born of the needs of social interaction and questioning political, social, economic among the speakers, supported by Bakhtin (1997/2003/2010) and in reading literacy, as advocated by Soares (2001/2006) Kleiman (1995/2006) and Rojo (2009). Reading strategies based on the recepcional method proposed by Aguiar and Bordini (1993) and Zilberman (1989) are based on Reader-Response Criticism, according to Jauss (2002). The theoretical bases of the process of reading and reader training count on the contribution of Lajolo (1997/1999), Orlandi (1988), Silva (2005) and Zilberman (1982). In literary issues, it was seek support in Bosi (1986), Candido (1972/2004), Cortázar (2006), Compagnon (2009), Rosenfeld (1976), Barthes (2007), Petit (2008), Abreu (2006), Gotlib (2006), Cuti (2010), Andrade (1999), Proença Filho (2004), Duarte (2014) and Bernd (1997/2011), among otherseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:21:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Donete_ Rosso.pdf: 5038539 bytes, checksum: 8edafd0ecf9cb89df2350507d0e1a260 (MD5) Previous issue date: 2016-11-04eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagens e Letramentospor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectRappor
dc.subjectContospor
dc.subjectLeitura emancipatóriapor
dc.subjectResistênciapor
dc.subjectRapeng
dc.subjectTaleseng
dc.subjectEmancipatory readingeng
dc.subjectR%esistanceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleDo rap aos "Contos Crespos", de Luiz Silva (Cuti): a voz da resistência em sala de aulapor
dc.title.alternativeFrom rap to "contes crespos", by Luiz Silva (Cuti): the voice of resistance in aula roomeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Donete_ Rosso.pdf4.92 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.