Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/954
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Vanusa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2149782895738306por
dc.contributor.advisor1Vieira, Denise Scolari-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1601091649170193por
dc.contributor.referee1Guizzo, Antonio Rediver-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6020480281363371por
dc.contributor.referee2Castela, Greice da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8222797033532931por
dc.contributor.referee3Cruz, Antonio Donizeti da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9408709557013563por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:21:17Z-
dc.date.available2017-04-15-
dc.date.issued2016-11-09-
dc.identifier.citationSOUZA, Vanusa de. Extended sequence in Literary Reading in the construction of Cascavel city and Porto Alegre city: From fiction to reality. 2016. 157 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/954-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um Projeto de Intervenção Pedagógica, implementado no 9º ano do Ensino Fundamental II, numa Escola Pública da Cidade de Cascavel, Paraná. Foram utilizados os pressupostos teóricos de Rildo Cosson, acerca da Sequência Expandida, na qual refletimos sobre a configuração espacial na obra ―Mistérios de Porto Alegre‖, de Moacyr Scliar (2004), bem como contribuímos para a percepção da construção simbólica do lugar onde residem os alunos/leitores. No que concerne à metodologia, foram esboçadas as proposições de Michel Thiollent, em Pesquisa-Ação, aplicadas às práticas de Leitura Literária em ambientes escolares. Este estudo considera a cidade e a sua configuração espacial e, para analisá-las, são mencionadas as elaborações de Michel de Certeau, Sandra Jatahy Pesavento, Nestor García Canclini, entre outros, pois consideram-nas como a materialização de discursos, razão pela qual, sob tal perspectiva, elas não podem ser vistas como uma realidade em si mesmas, mas como um processo de produção social. As relações de poder estabelecidas nesse movimento de organização, planejamento e atuação no espaço urbano visam à construção e reconstrução dos lugares. Essa dinâmica, que move as interações, nas quais os alunos estão imersos, pôde ser estudada por meio da intervenção efetuada entre a professora/pesquisadora, os professores/colaboradores, a equipe pedagógica, a bibliotecária, os familiares e a comunidade local, com constatação favorável, que confirmou a significação da pesquisapor
dc.description.abstractThis dissertation presents a Pedagogical Intervention Project, implemented in the 9th grade of elementary school , a public school in Cascavel City, Paraná. It was used the theoretical assumptions of Rildo Cosson were used on the Expanded Sequence, in which we reflect on the spatial configuration in the book "Mistérios de Porto Alegre" by Moacyr Scliar (2004) and contributed to the perception of the building symbolic place where students / readers live. Regarding to the methodology were outlined the proposals by Michel Thiollent in Action Research, applied to Literary Reading practices in school settings. This study considers the city and its spatial configuration and to analyze them, elaborations by Michel de Certeau, Sandra Jatahy Pesavento, Néstor García Canclini, and others are mentioned because they are considered as the materialization of speech, which is why, under this perspective, it cannot be seen as a reality in itself, but as a process of social production. The power relationships established in this movement of organization, planning and performance in urban space, aimed at construction and reconstruction of places. This dynamic, which moves the interactions to which students are immersed, could be studied through the intervention made between the teacher / researcher, teachers / staff, teaching staff, the librarian, the family and the local community with favorable finding, which confirmed the significance of the researcheng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:21:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 vanusa_souza.pdf: 5140464 bytes, checksum: 34dcfdecfe0016ae745d4d74efdeb25c (MD5) Previous issue date: 2016-11-09eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagens e Letramentospor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLeitura Literáriapor
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subjectSequência Expandidapor
dc.subjectCidadepor
dc.subjectLiterary Readingeng
dc.subjectBasic Educationeng
dc.subjectExpanded Sequenceeng
dc.subjectCityeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleSequência Expandida em Leitura Literária na construção das cidades de Porto Alegre e Cascavel Da ficção à realidadepor
dc.title.alternativeExtended sequence in Literary Reading in the construction of Cascavel city and Porto Alegre city: From fiction to realityeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
vanusa_souza.pdf5.02 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.