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dc.creatorAntunes, Neuza Maria Barbosa de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4518012114821497por
dc.contributor.advisor1Deitos, Roberto Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4743456433918126por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:17:19Z-
dc.date.available2012-08-27-
dc.date.issued2011-04-08-
dc.identifier.citationANTUNES, Neuza Maria Barbosa de Oliveira. Políticas para a educação a distância: o sistema Universidade Aberta do Brasil. 2011. 264 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/928-
dc.description.resumoAs políticas públicas têm sido amplamente discutidas no meio acadêmico, principalmente as que permeiam a área educacional. Este estudo apresenta uma leitura específica sobre as políticas que têm norteado a expansão da Educação a Distância no Brasil, tendo como foco uma análise do processo de constituição e implantação da Universidade Aberta do Brasil, que hoje desempenha o papel de gestora no contexto da participação pública na modalidade de Educação a Distância. A organização do trabalho está alçada por um levantamento histórico da educação brasileira, no qual se contempla os primórdios da Educação a Distância, uma construção das bases legais que regulamentam esta modalidade, a partir de 1996, e uma descrição ampla da principal política implantada nesta área, o Sistema Universidade Aberta do Brasil. No decorrer do estudo observou-se que as ações que compuseram todo o aparato necessário para a expansão do atendimento educacional na modalidade de Educação a Distância está pautada em posicionamentos políticos e sempre de acordo com as concepções dos organismos internacionais, que sugerem como mecanismo emergencial para corrigir os índices nacionais da educação o uso das novas tecnologias da informação e comunicação. Assim, aponta-se que o uso desta modalidade de educação está em consonância com os direcionamentos neoliberais que priorizam a concepção de Estado Mínimo para as políticas sociais e, no meio econômico, a produção em alta escala para redução de custos, inclusive nas ações de educação. É parte das análises também a atuação do Sistema Universidade Aberta do Brasil no contexto do ensino superior brasileiro, como as políticas foram sendo encaminhadas neste setor para que a Universidade Aberta do Brasil entrasse em cena e passasse a compor a educação brasileira, expandindo a atuação da modalidade de educação a distância no país.por
dc.description.abstractPublic policies have been widely discussed in academic circles, especially those that permeate the field of education. This study presents an analysis of specific policies that have guided the expansion of distance education in Brazil, focusing on an analysis of the constitution and deployment of the Open University of Brazil, who now plays the role of management in the context of public participation in the form of distance education. The labor organization is stretched by a historical survey of Brazilian education in which we contemplate the beginnings of Distance Education, a construction of the foundations law governing this type since 1996 and a broad description of the main policy in this area, the University System Brazil Open. During the study it was observed that the actions that made all the necessary apparatus for the expansion of educational services in the form of distance education is based on policy positions and always in accordance with the views of international bodies suggested as a mechanism to address emergency the national indices of education the use of new information technologies and communication. It says that using this type of education is in line with the directions that emphasize liberal conception of state minimum for social policies and the economic environment, the large-scale production to reduce costs, including the actions of education. It also analyzes some of the work of the Open University of Brazil in the context of Brazilian higher education and how policies were being forwarded in this sector for the Open University of Brazil came on the scene and began to compose the Brazilian education, by expanding the role of modality Distance education in the country.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:17:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 neuza.pdf: 5080631 bytes, checksum: b11f727791927dcfb30778a73693ffc1 (MD5) Previous issue date: 2011-04-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentSociedade, Estado e Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação stricto sensu em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectPolíticas Públicas para o Educação Superiorpor
dc.subjectUniversidade Aberta do Brasilpor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectDistance Educationeng
dc.subjectPublic Policies for Higher Educationeng
dc.subjectOpen University of Brazileng
dc.subjectNeoliberalismeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas para a educação a distância: o sistema Universidade Aberta do Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
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