Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/898
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVaillões, Silvana de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3899393568573848por
dc.contributor.advisor1Fiuza, Alexandre Felipe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5432939945934180por
dc.contributor.referee1Duarte, Geni Rosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1066779488649379por
dc.contributor.referee2Soares, Alexandre Sebastião Ferrari-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2323106437650213por
dc.contributor.referee3Zamboni, Ernesta-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1664143833625305por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:17:09Z-
dc.date.available2016-04-25-
dc.date.issued2014-06-16-
dc.identifier.citationVAILLÕES, Silvana de Araújo. Entre o traço, a palavra e o riso: Henfil e a educação. 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/898-
dc.description.resumoEste trabalho tem como intenção verificar a contribuição da obra do cartunista e jornalista Henfil para a educação informal. Considerando seu trabalho como cartunista, foram utilizadas as revistas Fradim (número 1 ao 30), atentando-se para a sua contribuição no âmbito das charges e cartuns. A pesquisa bibliográfica compreendeu autores que voltaram seu olhar para a análise do trabalho do Henfil, como Silva (2002; 2004; 2007), Moraes (1997), bem como sobre a educação informal como Gohn (2006; 2008; 2010), Bitencourt (1999); Fantin (2006) e Pacheco (2009); o uso dos quadrinhos como mídias para a contribuição para a educação informal compreendeu autores como Vergueiro (2009). Também se objetivou discutir as técnicas utilizadas pelo autor no âmbito da produção dos quadrinhos, de suas nuances e do alcance que essa mídia tem na contribuição para a educação e para a conscientização política, principalmente, ressaltando-se o período de repressão e censura em que está inserida a obra do Henfil. Para essa análise da linguagem chargística, contribuíram autores como Gasca e Gubern (2011) e Eisner (1989; 2005). O objetivo foi priorizar o caráter formador da obra desse artista; para tanto, foram utilizados depoimentos recolhidos de pessoas consideradas formadoras de opinião, como professores, jornalistas, cartunistas e políticos, que tiveram contato com a obra e sentiram-se influenciadas por sua criação. Sendo assim, é possível afirmar que a obra do Henfil teve ressonância social, também pelos formadores de opinião. Considerar as revistas do Fradim para a análise constituiu-se numa busca de examinar a obra do autor de uma forma ampla, já que em outros jornais e revistas da época ela aparecia apenas de forma fragmentada. As representações de Henfil significaram uma expressão de oposição ao Regime Militar, assim como suas contribuições para uma nova e diversa maneira de produzir discursos e práticas educativas: a que surge por meio das mídias diversas, dos livros, daquilo com que se tem contato no cotidiano. Tais relações contribuem para a formação educativa das pessoas, por mais que não aconteçam nos espaços formais de educação, são importantes para a percepção da realidade. Mesmo que Henfil tenha se utilizado de diversas linguagens e mídias para evidenciar sua obra, tais como revistas, jornais, televisão, teatro e até cinema, a contribuição oferecida pelos quadrinhos pode ser considerada ímpar, já que contribuiu na formação de novos leitores, assim como para a percepção de um mundo que está inferido pelo desenho, pelas formas gráficas e pela linguagem, que não se distanciavam da concepção crítica sobre os assuntos abordadospor
dc.description.abstractThis paper intends to verify the contribution of the work by the cartoonist and journalist Henfil for informal education. The Fradim magazines (issues 1-3) were used to show his contribuition as cartoonist.The literature survey included authors who analyzed Henfil s works, as Silva (2002 , 2004 , 2007) , Moraes (1997 ) , as well as in informal education: Gohn ( 2006, 2008 , 2010) , Bittencourt ( 1999); Fantin (2006 ) and Pacheco (2009 ). The use of comics as media for the contribution to the informal education included authors as Vergueiro (2009 ). It also aims to discuss the techniques used by the author, under the production of comics, their nuances and the scope that media has in contributing to the education and political awareness, especially emphasizing the period of repression and censorship where Henfil s work is inserted. Gubern & Gasca (2011 ) and Eisner (1989, 2005) contributed as authors for this analysis. The objective was to prioritize the upbringing of this artist s work; in order to do that , testimonies of people considered opinion leaders were collected , such as teachers , journalists , cartoonists and politicians who had contact with the work and felt influenced by his creation.Thus, we can say that the Henfil s work had also a social resonance on the them. By considering the Fradim magazines for analysis we seek to understand the author's work in a broad sense, since it appeared only in fragmented forms in other newspapers and magazines.The depictions of Henfil meant a way of opposition to the military regime , as well as his contributions to a broad new way of education and training : the one that comes through various media and from books; of what oneself is exposed to in everyday life.These contacts contribute to the educational training of people, however that does not happen in the formal educational spaces and are important for the perception of reality. Even that Henfil had used various languages and media to highlight his work, such as magazines, newspapers, television, theater and even film, the contribution offered by the comics may be considered unique, since it contributes to the formation of new readers, as well as the perception of a world that is inferred by the design, the graphic forms and language, which are not distanced from the critical conception of the subjects covered.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:17:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silvana _Vailloes.pdf: 8365848 bytes, checksum: f872581aa6a38840820ca1956bc769a8 (MD5) Previous issue date: 2014-06-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentSociedade, Estado e Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação stricto sensu em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectHenfilpor
dc.subjectCartumpor
dc.subjectEducação informalpor
dc.subjectConscientizaçãopor
dc.subjectDitadurapor
dc.subjectHenfileng
dc.subjectCartooneng
dc.subjectInformal educationeng
dc.subjectAwarenesseng
dc.subjectDictatorshipeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEntre o traço, a palavra e o riso: Henfil e a educaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silvana _Vailloes.pdf8.17 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.