Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/878
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBatista, Keila Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5330578846589773por
dc.contributor.advisor1Zanardini, Isaura Monica Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6456334067333175por
dc.contributor.referee1Carvalho, Elma Júlia Gonçalves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1153101691308425por
dc.contributor.referee2Bastos, Carmen Célia Barradas Correia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723065289200115por
dc.contributor.referee3Estrada, Adrian Alvarez-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3923063914496775por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:17:02Z-
dc.date.available2016-04-04-
dc.date.issued2012-03-08-
dc.identifier.citationBATISTA, Keila Cristina. Projeto político-pedagógico: análise do referencial teórico produzido após o período de 1990. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/878-
dc.description.resumoNosso objetivo com o desenvolvimento deste trabalho foi analisar o referencial teórico produzido a partir do período de 1990 no campo da pesquisa em educação a respeito do projeto político-pedagógico, tendo em vista identificar qual é a concepção de PPP que expressam os pesquisadores que tem se debruçado sobre esta temática. Quais as dificuldades que apontam no processo de produção do projeto e se apresentam reflexões a respeito dos limites de sua elaboração frente às políticas educacionais implementadas, sobretudo a partir da década de 1990, e deste modo, sobre o contexto econômico, político e ideológico em que é produzido. O estudo está organizado em três capítulos. No primeiro capítulo intitulado, O contexto político e ideológico em que emerge o processo de elaboração do Projeto Político- Pedagógico discutimos o processo de democratização da sociedade brasileira na década de 1980. Os aspectos da redemocratização, o processo de democratização da educação a partir das propostas organizadas pelo Fórum de Educação na Constituinte em Defesa do Ensino Público e Gratuito. Da promulgação da Constituição Federal de 1998 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, documentos que destacam princípios referentes à gestão democrática e a elaboração e execução da proposta pedagógica. Em seguida, tratamos dos pressupostos do neoliberalismo e de elementos da ideologia da pós-modernidade que traduzem os pressupostos que sustentam as reformas implementadas na década de 1990. No segundo capítulo, nossa preocupação é apresentar a concepção de Projeto Político- Pedagógico, as dificuldades e limites apontados pelos autores em relação ao documento. No terceiro capítulo, a luz das considerações estabelecidas nos capítulos anteriores, nossa intenção foi desenvolver a análise do referencial teórico produzido a partir do período de 1990 a respeito do PPP, procurando verificar se a concepção de PPP como um documento de responsabilidade da escola, é resultado da forma como este projeto é tratado na produção teórica, que aborda essa temática, bem como verificar se tal concepção incorpora elementos teóricos presentes no liberalismo, na reforma do Estado e na ideologia da pós-modernidade. Nas considerações finais, nos limites do estudo realizado, recuperarmos aspectos que consideramos fundamentais para a reflexão em torno da produção teórica referente ao Projeto Político-Pedagógico.por
dc.description.abstractThis work was carried out aiming at analyzing the theoretical produced from the 1990s period in the field of educational research about the Political-Pedagogical Project in order to identify which is the design of PPP expressed by researchers who have been addressing this issue; what difficulties they point in the production process of the project and the reflections they present on the limits of its production facing the educational policies implemented, especially since the 1990s, and thus on the economic, political and ideological context when it is produced. The study is organized into three chapters. In the first chapter, entitled "The Political and Ideological Context in which the Process of Preparing the Political-Pedagogical Project Emerges", we discuss the process of democratization of Brazilian society in the 1980s, aspects of democratization, the process of democratization of education from proposals organized by the Forum for Education in the Assembly in Defense of Public and Free Education, the enactment of the Federal Constitution of 1988 and the Law of Guidelines and Bases of National Education no. 9394/96, documents which highlight principles related to democratic governance and the development and implementation of pedagogical proposals. Then we focus on the assumptions of neo-liberalism and elements of the ideology of postmodernism, which reflect the assumptions that support the reforms implemented in the 1990s. In the second chapter, our main concern is to present the concept of Political-Pedagogical Project, the difficulties and limitations mentioned by the authors regarding the document. In the third chapter, guided by the light of the considerations set out in previous chapters, our intention was to develop a theoretical analysis produced from 1990 about the PPP trying to check whether the concept of PPP as a document of responsibility of the school is the result of how this project is treated in theoretical work that addresses this issue and determine whether such concept incorporates elements present in theoretical liberalism, State reform and the ideology of post-modernism. In the final considerations, within the limits of the study, we recovered aspects that we consider fundamental for reflection on the theoretical work concerning the Political-Pedagogical Project.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:17:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1Dissertacao Keila Batista.pdf: 1215049 bytes, checksum: 99913e6a6f7566393f6dfdcef8b93968 (MD5) Previous issue date: 2012-03-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentSociedade, Estado e Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação stricto sensu em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectProjeto Político-Pedagógicopor
dc.subjectPós-modernidadepor
dc.subjectReforma do Estadopor
dc.subjectneoliberalismopor
dc.subjectPolitical-Pedagogical Projecteng
dc.subjectPost-modernityeng
dc.subjectReform of the Stateeng
dc.subjectNeo-liberalismeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProjeto político-pedagógico: análise do referencial teórico produzido após o período de 1990por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
1Dissertacao Keila Batista.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.