Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/860
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPertile, Eliane Brunetto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1579855825583977por
dc.contributor.advisor1Rossetto, Elisabeth-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9680222435474093por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:16:56Z-
dc.date.available2014-07-28-
dc.date.issued2014-03-12-
dc.identifier.citationPERTILE, Eliane Brunetto. The Multifunctional Room Features: the official proposal for the teaching work forward to the educational needs of students with intellectual disabilities. 2014. 165 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/860-
dc.description.resumoO estudo apresentado teve o objetivo de compreender a proposta divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) para o trabalho docente nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), junto a alunos com deficiência intelectual. A pesquisa foi realizada por meio de estudo documental e bibliográfico. Na investigação documental, selecionamos normativas que estabelecem a educação especial na perspectiva inclusiva e materiais orientadores para as questões pedagógicas, divulgados pelo MEC. A pesquisa bibliográfica, por sua vez, subsidiou a análise desses documentos por meio da compreensão do contexto social que os determina e do aprofundamento sobre a especificidade do desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual, sob o prisma da Teoria Histórico-Cultural. Empreendemos a análise dos sentidos subjacentes à linguagem expressa nos documentos como forma de identificação da intencionalidade a que estes atendem. Compreendemos que tal abordagem é relevante tendo em vista que a SRM foi disseminada nacionalmente, ganhou destaque nos encaminhamentos da educação especial na perspectiva inclusiva e se constituiu como proposta oficial para o atendimento aos alunos, sendo espaço prioritário para a realização do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O estudo desenvolvido apresentou a compreensão de que o quadro argumentativo expresso pelos documentos orientadores, publicados e divulgados pelo MEC, é compatível com os princípios presentes na teoria Construtivista, apresenta uma concepção de desenvolvimento humano espontaneísta, sustentada num entendimento biológico, em que o próprio aluno regula seu desenvolvimento e, assim, esvazia as mediações inerentes ao processo de escolarização, uma vez que desvaloriza os conteúdos escolares e o ato de ensinar. Com base nos pesquisadores a que recorremos, foi possível entender que tais orientações são coerentes com a formação do homem adequado para a composição da mão de obra atualizada às exigências do processo produtivo contemporâneo. Assim, elas preveem uma formação unilateral, com aquisição de competências restritas e imediatas direcionadas para o trabalho. Compreendemos, portanto, que uma vez que estejam em concordância com as demandas da formação esperada para a reprodução das condições vigentes, as proposições para o trabalho docente não convergem para a humanização dos sujeitos com deficiência intelectualpor
dc.description.abstractThe present study aimed to understand the proposal released by the Ministry of Education (MEC) for teaching work in Rooms Multifunction Resources (SRM), with students with intellectual disabilities. The survey was conducted through documentary and bibliographical study. On desk research, we selected regulations that establish special education in inclusive perspective and guiding materials for pedagogical issues, published by the MEC. The literature, in turn, made the analysis of these documents by understanding the social context that determines the depth and specificity on the development of people with intellectual disabilities, through the prism of Historical-Cultural Theory. We undertook an analysis of the underlying language meanings expressed in the documents as identification of intentionality that they serve. We understand that this approach is relevant considering that the SRM was disseminated nationally, gained prominence in referrals for special education in inclusive perspective and constituted as an official proposal to meet students, with priority space for the realization of Specialized Educational Services (ESA ). The study had developed the understanding that the argumentative framework expressed by advisors, published and disseminated by the MEC documents, is compatible with these principles in constructivist theory, presents a conception of human development spontaneist, sustained a biological understanding, the learner's own regulates their development and thus empties the mediations inherent in the process of schooling, since devalues school content and the act of teaching. Based on the research that we use, it was possible to understand that such guidelines are consistent with the formation of the right man for the composition of the workforce updated with the requirements of the contemporary production process. Thus, they predict a unilateral training with restricted and immediate acquisition of skills targeted at the work. We understand, therefore, that once they are in agreement with the demands of training expected to reproduction of existing conditions, the proposals for the teaching job does not converge to the humanization of individuals with intellectual disabilitieseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:16:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eliane Pertile.pdf: 1300783 bytes, checksum: 5901f9178110708c11e0744e1fe1ff6b (MD5) Previous issue date: 2014-03-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentSociedade, Estado e Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação stricto sensu em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subjectSala de Recursos Multifuncionalpor
dc.subjectDeficiência Intelectualpor
dc.subjectHumanizaçãopor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectInclusive Educationeng
dc.subjectRoom Multifunctional Resourceseng
dc.subjectIntellectual Disabilityeng
dc.subjectHumanizationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA Sala de Recursos Multifuncional: a proposta oficial para o trabalho docente frente às necessidades educacionais dos alunos com deficiência intelectualpor
dc.title.alternativeThe Multifunctional Room Features: the official proposal for the teaching work forward to the educational needs of students with intellectual disabilitieseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Eliane Pertile.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.