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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/843
Tipo do documento: Dissertação
Title: O programa nacional de alimentação escolar (PNAE): um estudo da efetividade no cumprimento das ações para fortalecer a agricultura familiar
Other Titles: National school feeding programme (PNAE): a study of the effectiveness in carrying out actions to strengthen to family farming
Autor: Tugoz, Jamila El 
Primeiro orientador: Brandalise, Loreni Teresinha
Primeiro membro da banca: Bertolini, Geysler Rogis Flor
Segundo membro da banca: Mazzuchetti, Roselis Natalina
Terceiro membro da banca: Lago, Sandra Mara Stocker
Resumo: A Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece que cabe ao Estado respeitar, proteger e facilitar a ação de indivíduos e comunidades objetivando alimentar-se de forma digna, com qualidade de vida e cidadania. O Brasil tem desenvolvido políticas de Estado voltadas a esse fim, dentre elas, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o qual ainda enfrenta entraves que dificultam sua aplicação de forma totalmente eficaz. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar a efetividade do PNAE no cumprimento das ações para contribuir com a Agricultura Familiar (AF). Para tanto, as etapas do trabalho foram constituídas dos seguintes objetivos específicos: descrever o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar; analisar o PNAE como instrumento do desenvolvimento sustentável da Agricultura familiar no Núcleo Regional de Toledo - PR; identificar a percepção dos educandos de uma escola pública do estado do Paraná em relação às ações do PNAE voltadas ao desenvolvimento sustentável; verificar a viabilidade financeira da produção agrícola de produtos orgânicos para a merenda escolar das escolas Estaduais do Paraná; identificar os entraves à inserção do Agricultor Familiar (AF) do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) por meio do acesso ao mercado institucional em nível local. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica e documental, descritiva, bem como exploratória quanti e qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de instrumentos como o Vapercom, questionários e entrevistas estruturadas. O estudo evidencia que o PNAE e o desenvolvimento sustentável têm recebido atenção das universidades, revelada pela diversidade de estudos e programas de pós-graduação envolvidos com a temática. Porém, em relação aos educandos, ainda é preciso intensificar os investimentos, tanto por parte governamental quanto do meio empresarial, nas campanhas de divulgação acerca do assunto. De maneira geral, conclui-se ser imprescendível a continuidade e ampliação do PNAE para o fortalecimento de uma política de segurança alimentar e desenvolvimento da agricultura familiar local, gerando emprego e renda e exercendo importante papel enquanto instrumento de sustentabilidade nas suas diferentes dimensões. Contudo, para o acesso e continuidade dos agricultores no PNAE, todas essas questões que norteiam ou impactam a negociação entre Governo e o agricultor, devem ser discutidas e reavaliadas, buscando medidas que possibilitem progredir para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar local.
Abstract: The Universal Declaration of Human Rights establishes that the State must respect, protect and facilitate the action of individuals and communities aiming to feed themselves in dignity, quality of life and citizenship. Brazil has developed state policies aimed at this purpose, among them, the National School Feeding Programme (PNAE), which still faces obstacles that hinder its application fully effectively. In this context, the aim of this study is to evaluate the effectiveness of PNAE in carrying out actions to strengthen family farming (AF). For this, the stages of work were established the following specific objectives: to describe National School Feeding Programme (PNAE) and the sustainable development of family farming; to identify perception, behavior and environmental education; to verify financial viability of the production of organic food for school meals; promoting sustainable development of family farming; identification of obstacles to the insertion of the Family Farmer (AF) in the National School Feeding Programme (PNAE) through access to the institutional market locally. This study is characterized as a bibliographical, documentary, descriptive and exploratory, quantitative and qualitative research. Data collection was through instruments like Vapercom, questionnaires and structured interviews. The study shows that PNAE and sustainable development have received attention from universities, revealed the diversity of study and graduate programs involved with the theme. However, for the students still need to step up investment, both by government as part of the business community, in awareness campaigns on the subject. Overall, it is essential the continuity and expansion of the PNAE to strengthen food security and development policy of the local family farms, generating jobs and income and playing an important role as an instrument of sustainability in its different dimensions. However, to access and continuity of farmers in PNAE, all these questions that guide or impact the negotiations between Government and farmers, should be discussed and reassessed, seeking measures to enable progress to the sustainable development of local family farmers
Keywords: PNAE
Agricultura familiar
Produtos orgânicos
Desenvolvimento sustentável.
PNAE
Family farming
Organic products
Sustainable development
CNPq areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: COMPETITIVIDADE E SUSTENTABILIDADE
Program: Programa de Pós-Graduação em Administração Mestrado Profissional
Citation: TUGOZ, Jamila El. National school feeding programme (PNAE): a study of the effectiveness in carrying out actions to strengthen to family farming. 2015. 97 f. Dissertação (Mestrado em COMPETITIVIDADE E SUSTENTABILIDADE) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/843
Issue Date: 10-Dec-2015
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração (CVL)

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