Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/723
Tipo do documento: Dissertação
Title: Comparação de métodos de avaliação e atividade antimicrobiana de extratos vegetais sobre sorovares de Salmonella spp. de origem avícola
Autor: Bona, Eliana de Almeida Mira de 
Primeiro orientador: Pinto, Fabiana Gisele da Silva
Resumo: Parte deste estudo foi realizado para determinar a incidência e resistência antimicrobiana de sorovares de Salmonella isolados a partir de fezes, ração e camas em aviários de frangos de corte na região oeste do Paraná entre os anos de 2003 a 2010. Foram confirmadas 118 amostras de Salmonella spp., pertencentes a 38 diferentes sorovares sendo os mais prevalentes: S. Enteritidis, S. Heidelberg e S. Typhimurium. Todos os sorovares de Salmonella spp. também foram examinados quanto a resistência a 13 antimicrobianos segundo o método de difusão em disco, verificando-se 82 amostras resistentes em 26 diferentes padrões. Em maior incidência, encontraram-se os multirresistentes a estreptomicina, ácido nalidíxico e tetraciclina. Em outro estudo, voltado à pesquisa de plantas como fonte natural e alternativa de substâncias antimicrobianas, realizou-se testes in vitro para testar diferentes métodos de ensaio para avaliar a atividade antimicrobiana de extratos vegetais. As metodologias empregadas para a determinação da atividade antimicrobiana de extratos vegetais da família Myrtacea foram os métodos de microdiluição em caldo e de difusão em ágar por poço e por disco, sendo o método de microdiluição em caldo considerado o melhor por ter apresentado maior reprodutibilidade, relação linear entre a concentração do extrato e a atividade inibitória e maior economia de materiais e espaço. Como última etapa da pesquisa utilizou-se, portanto, o método de microdiluição em caldo seguido de repique em placas de ágar, para verificar in vitro a inibição bacteriana e a inativação bacteriana determinando-se a Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Bactericida Mínima (CBM) de diferentes extratos, aquosos ou etanólicos de folhas de 6 plantas nativas encontradas na região Oeste do Paraná, sendo elas: Maytenus aquifolium (espinheira-santa), Myrciaria cauliflora (jabuticabeira), Ocotea spixiana (canela-branca), Psidium guajava (goiabeira), e Ricinus communis (mamona) e Schinus molle (aroeira-branca) frente a 36 Salmonella spp., de origem aviária e S. Typhimurium ATCC 14028. Todas as plantas apresentaram alguma atividade seletiva sobre Salmonella spp., e os extratos etanólicos apresentaram maior atividade antimicrobiana comparado aos extratos aquosos. Os extratos etanólicos de Myrciaria cauliflora (Mart.) O. Berg e Psidium guajava L., apresentaram os melhores resultados. As CIMs variaram entre 1,56-100 mg.mL-1 e a CBM entre 3,13-100 mg.mL-1.
Keywords: Extratos vegetais Atividade antimicrobiana
Salmonella spp. (Avicultura)
CNPq areas: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Conservação e Manejo de Recursos Naturais
Program: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Conservação e Manejo de Recursos Naturais
Citation: BONA, Eliana de Almeida Mira de. Comparação de métodos de avaliação e atividade antimicrobiana de extratos vegetais sobre sorovares de Salmonella spp. de origem avícola. 2012. 82 f. Dissertação (Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/723
Issue Date: 16-Mar-2012
Appears in Collections:Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
eliana.pdf793.03 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.