Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/721
Tipo do documento: Dissertação
Title: Qualidade da água por indicadores ambientais e análise de resistência de cepas de escherichia coli isoladas no rio Cascavel, Paraná
Autor: Souza, Marinêz de 
Primeiro orientador: Pinto, Fabiana Gisele da Silva
Resumo: Neste estudo foi avaliada a qualidade da água do rio Cascavel, município de Cascavel, Paraná, utilizando indicadores microbiológicos, físicos e químicos de poluição e a suscetibilidade/resistência das cepas de Escherichia coli isoladas aos antimicrobianos comerciais. As amostragens de água foram realizadas entre julho-2010 e junho-2011, em três pontos: a) próximo a nascente; b) área urbana; c) área rural. As amostras foram analisadas quanto aos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos: temperatura, pH, cor, turbidez, condutividade elétrica, nitrogênio total e fósforo total, coliformes totais (CT), coliformes termotolerantes (CTe) e Escherichia coli. Foram realizados também testes de resistência a nove antimicrobianos comerciais. Os parâmetros estudados indicaram que a água do rio Cascavel apresenta-se em desacordo com a legislação nacional vigente, classificando-se como regular no índice de qualidade de água. As variáveis físicas, químicas e a precipitação não influenciaram o crescimento de CT e CTe, sendo maiores as contagens de E. coli na área urbana. Os maiores perfis de resistência das cepas de E. coli isoladas das águas do rio Cascavel foram encontrados no ponto 2, área urbana, como provável consequência da influência humana sobre a qualidade da água.
Keywords: recursos hídricos
variáveis físicas e químicas
poluição hídrica
coliformes
microbiologia
IQA
water resources
physical and chemical parameters
water pollution
coliforms
microbiology
WQI
CNPq areas: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Conservação e Manejo de Recursos Naturais
Program: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Conservação e Manejo de Recursos Naturais
Citation: SOUZA, Marinêz de. Qualidade da água por indicadores ambientais e análise de resistência de cepas de escherichia coli isoladas no rio Cascavel, Paraná. 2012. 53 f. Dissertação (Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/721
Issue Date: 23-Mar-2012
Appears in Collections:Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marines.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.