Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7094
Tipo do documento: Dissertação
Title: Estudo sobre a redução curricular nas avaliações de larga escala: análise das provas de matemática do enem
Other Titles: Study on curriculum reduction in large-scale evaluation: analysis of the enem mathematical tests
Studio sobre la reducción curricular en las evaluaciones a gran escala: amálises de las pruebas de matemática del enem
Autor: Ganem Filho, Frederico 
Primeiro orientador: André, Tamara Cardoso
Primeiro membro da banca: Lübeck, Marcos
Segundo membro da banca: Bufrem, Leilah Santiago Bufrem
Resumo: Esta pesquisa estuda a relação entre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o currículo do Ensino Médio. O ENEM é uma avaliação em larga escala aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia do Ministério da Educação brasileiro (MEC), com a finalidade tripla de avaliar o sistema educacional no Brasil, as escolas individualmente e ainda servir de prova de acesso à universidade. Diversos países, incluindo o próprio EUA, sofreram impactos e empobrecimento nos currículos quando iniciaram a aplicação de avaliações padronizadas em larga escala semelhantes ao ENEM. O problema de pesquisa direcionador deste trabalho é: O ENEM, as políticas de responsabilização e meritocracia a ele associadas e sua matriz de referência, tomada como base curricular fática no Ensino Médio, têm apresentado um conjunto de conteúdos e habilidades reduzidos, evidenciando risco para a qualidade da educação básica? Para realizar este estudo, a metodologia de pesquisa utilizada é a análise de documentos oficiais do INEP, da Secretaria de Educação do Paraná, mas, principalmente, procedeu-se com a análise das provas de Matemática do ENEM de 2012 a 2016 em comparação com as diretrizes curriculares do Paraná e com as provas do vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), tomado como referência, no mesmo período. Para a avaliação das provas são criados 6 indicadores que permitem a análise qualitativa das questões e posterior classificação precisa. Estes indicadores, quando estudados em conjunto, fornecem uma visão completa das provas. Ambas as provas são investigadas sob esta metodologia e os resultados obtidos evidenciam que as provas do ENEM privilegiam a contextualização e a interpretação do texto base das questões. Quanto a outros indicadores como quantidade de cálculos e grau de abstração matemática, a prova nitidamente não foca nestes pontos, inclusive destaca-se que em 45 questões de matemática em 2016, 7 questões não exigiram qualquer cálculo, tampouco qualquer conhecimento matemático além de interpretação de enunciado. Por fim, identifica-se que as provas do ENEM focam em conteúdos de Ensino Fundamental como razões e proporções enquanto que conteúdos como álgebra, geometria analítica e números complexos, que são associados ao Ensino Médio, foram praticamente extintos das provas.
Abstract: The aim of this research is to analyze the ENEM test and its relationship with the High School curriculum. The ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), a national High School examination, is a large-scale evaluation applied by INEP (Instituto de Pesquisas Anísio Teixeira) with the triple purpose of evaluating the educational system in Brazil, individual schools and still serve as proof of access to hundreds of public universities. Several countries, including the USA itself, were impacted by the curricula used when they began to apply standardized assessments on a large scale similar to ENEM. The main research problem of this work was to identify whether or not curricular reduction occurs in the ENEM tests. Such a concern is justified by the evaluation of how the policies of accountability and meritocracy associated with large-scale evaluations have created problems of reduction of educational quality, curricular reduction and worsening of the public school, if not privatization. In order to carry out this analysis, the research methodology used was the content analysis of official documents of the INEP, of the Secretary of Education of Paraná, but, mainly, it was carried out with the content analysis of the ENEM Mathematics tests from 2011 to 2016 in comparison with the vestibular tests of FUVEST, taken as reference, in the same period. To study the tests, 6 indicators were created, that allow the qualitative analysis of the questions and subsequent accurate classification. These indicators when analyzed together provide a complete view of the exam. Both tests, FUVEST and ENEM, were analyzed on this methodology and the obtained results evidenced that the ENEM privileges the contextualization and the interpretation of the text of the questions. As for other indicators such as quantity of calculations and degree of mathematical abstraction, the ENEM exam clearly does not focus on these points, including that, were observed that in 45 questions of mathematics applied in 2016 exam, 7 questions did not require any calculation or any mathematical knowledge beyond interpretation of statement. Finally, it was identified that ENEM evidence focuses on contents of Elementary Education as reasons and proportions while contents such as algebra, analytical geometry and complex numbers, which are associated to High School, were practically extinguished from the exam.
Esta investigación tiene por objetivo analizar la prueba del ENEM y su relación con el currículo de la Enseñanza Media. El ENEM es una evaluación a gran escala aplicada por el INEP con la finalidad triple de evaluar el sistema educativo en Brasil, las escuelas individualmente y aún servir de prueba de acceso a cientos de universidades públicas. Diversos países, incluidos Estados Unidos, han sufrido impactos en los currículos utilizados cuando se han aplicado las evaluaciones estandarizadas a gran escala similares a ENEM. El problema de investigación direccionador de este trabajo fue identificar si ocurre o no reducción curricular en las pruebas del ENEM. Tal preocupación se justifica a partir de la evaluación de cómo las políticas de responsabilidad y meritocracia asociadas a las evaluaciones a gran escala crearon problemas de reducción de la calidad educativa, reducción curricular y empeoramiento de la escuela pública cuando no su privatización. Para realizar este análisis metodología de investigación utilizada fue el análisis de contenido de documentos oficiales del INEP, de la Secretaria de Educación de Paraná, pero, principalmente, se procedió con el análisis de contenido de las pruebas de Matemáticas del ENEM de 2011 a 2016 en comparación con las pruebas del vestibular de la FUVEST, tomado como referencia, en el mismo período. Para el análisis de las pruebas se crearon 6 indicadores que permiten el análisis cualitativo de las cuestiones y posterior clasificación precisa. Estos indicadores cuando se analizan en conjunto proporcionan una visión completa de las pruebas. Ambas pruebas fueron analizadas sobre esta metodología y los resultados obtenidos evidenciaron que las pruebas del ENEM privilegia la contextualización y la interpretación del texto base de las cuestiones. En cuanto a otros indicadores como cantidad de cálculos y grado de abstracción matemática, la prueba nítidamente no se centra en estos puntos, incluso se destaca que en 45 cuestiones de matemáticas en 2016, 7 cuestiones no exigían ningún cálculo ni ningún conocimiento matemático además de interpretación de enunciado . Por último, se identificó que las pruebas del ENEM se centra en contenidos de Enseñanza Fundamental como razones y proporciones mientras que contenidos como álgebra, geometría analítica y números complejos, que se asocian a la Enseñanza Media, fueron prácticamente extinguidos de las pruebas.
Keywords: Avaliações em larga escala
Currículo
Exame Nacional do Ensino Médio
Estado avaliador
Políticas de responsabilização
Large scale assessments
Curriculum
National High School Exam
State evaluator
Accountability policies
Evaluaciones a gran escala
Currículum
Examen Nacional de la Enseñanza Media
Estado evaluador
Políticas de responsabilidad
CNPq areas: ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Ganem Filho, Frederico. Estudo sobre a redução curricular nas avaliações de larga escala: análise das provas de matemática do enem. 2018. 182 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7094
Issue Date: 1-Aug-2018
Appears in Collections:Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Frederico_Ganem_Filho_2018.pdfDocumento principal3.41 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.