Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7066
Tipo do documento: Tese
Title: Violeta Franco e Helena Wong:performances de gênero e liberdade na arte moderna no Paraná (1950-1989)
Autor: Lima, Mauricio Marcelino de 
Primeiro orientador: Wadi, Yonissa Marmitt
Primeiro membro da banca: Wadi, Yonissa Marmitt
Segundo membro da banca: Freitas, Artur Correia de
Terceiro membro da banca: Leandro, José Augusto
Quarto membro da banca: Oliveira, Beatriz Salgado Cardoso de
Quinto membro da banca: Schneider, Claércio Ivan
Resumo: Esta tese aborda a vida e obra das artistas Violeta Franco (1932-2006) e Helena Wong (1938-1990), entre as décadas de 1950 e 1980, considerando suas produções a partir de uma perspectiva feminista, pela qual as artistas mulheres são consideradas como produtoras culturais. (POLLOCK, 2019). Durante o período recortado, tivemos no Paraná a constituição de uma arte de ruptura com os valores ditos “acadêmicos”, na qual as artistas transitam de maneira fluida, entre o moderno figurativo e o abstracionismo, contribuindo para um novo movimento artístico, buscando se desvencilhar de sistemas institucionais e normatizações morais que não reconhecem e/ou valorizam a participação feminina na vida pública e nas artes. O objetivo deste trabalho foi compreender como as artistas Violeta Franco e Helena Wong utilizaram-se das suas produções pictóricas para negociar com os regimes de poder dominantes, performando o gênero de maneiras diferentes, nas quais essas composições funcionaram como práticas de liberdade, criticando os enquadramentos sociais e os cânones da história da arte. Para tanto, foram observados os problemas de gênero presentes nesse tempo e espaço, os processos de subjetivação, as formas de ação/performances presentes nas composições das artistas, bem como os questionamentos e/ou negociações que fizeram com essa realidade, ocupando lugares, antes restritos aos sujeitos masculinos. A análise está ancorada na perspectiva feminista sobre a História da Arte de Griselda Pollock (2019) e nas problematizações sugeridas por Michel Foucault (1979; 1985; 2004; 2010) ao pensar a história de maneira genealógica, valorizando as experiências e os processos de subjetivação em busca de uma vida mais ética e plena, elaborando o que ele chama de estética da existência.
Abstract: This thesis addresses the life and work of artists Violeta Franco (19322006) and Helena Wong (1938-1990), between the 1950s and 1980s, considering their productions from a feminist perspective, whereby female artists are considered as cultural producers. (POLLOCK, 2019. During the period in question, we had in Paraná the constitution of an art that broke with so-called “academic” values, in which artists moved fluidly between modern figurative and abstractionism, contributing to a new artistic movement, seeking to free itself from institutional systems and moral norms that do not recognize and/or value female participation in public life and the arts. The objective of this work was to understand how artists Violeta Franco and Helena Wong used used their pictorial productions to negotiate with dominant power regimes, performing the genre in different ways, in which these compositions functioned as practices of freedom, criticizing social frameworks and the canons of art history. To this end, the problems were observed of gender present in this time and space, the processes of subjectivation, the forms of action/performances present in the artists' compositions, as well as the questions and/or negotiations they made with this reality, occupying places previously restricted to male subjects. The analysis is anchored in the feminist perspective on the History of Art by Griselda Pollock (2019) and in the problematizations suggested by Michel Foucault (1979; 1985; 2004; 2010) when thinking about history in a genealogical way, valuing the experiences and processes of subjectivation in search of a more ethical and fulfilling life, developing what he calls the aesthetics of existence.
Keywords: Violeta Franco
Helena Wong
Performances de Gênero
Estética da Existência
Arte moderna no Paraná
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:HISTÓRIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em História
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: LIMA, Mauricio Marcelino de. Violeta Franco e Helena Wong:performances de gênero e liberdade na arte moderna no Paraná (1950-1989). 2023.432 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7066
Issue Date: 1-Nov-2023
Appears in Collections:Mestrado em História (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mauricio_Lima_2023.pdf9.03 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.