Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6924
Tipo do documento: Tese
Title: O estudante da educação pública brasileira como protoproletariado: um olhar a partir das ocupações escolares (2015-2016)
Other Titles: The public education student as a protoproletariat: a look from the school occupations (2015-2016)
El estudiante de la educación pública brasileña como protoproletariado: una mirada desde las ocupaciones escolares (2015-2016)
Autor: Galdino, Marcos 
Primeiro orientador: Martins, Fernando José
Primeiro membro da banca: Souza, Silvana Aparecida
Segundo membro da banca: Estrada, Adrian Alvarez
Terceiro membro da banca: Silva, Graciella Fabrício da
Quarto membro da banca: Almeida, Jane Barros
Resumo: Esta tese tem como objetivo principal investigar o potencial revolucionário do estudante da educação pública brasileira, manifestado na experiência das ocupações escolares pelos estudantes secundaristas (2015-2016). A pesquisa busca verificar de que modo esses estudantes, devido às determinações socioeconômicas próprias da sociedade capitalista, associadas à uma história da educação permeada pelo dualismo escolar em consonância com a recente adoção de políticas públicas neoliberais, sobretudo no âmbito educacional, se constituem enquanto um protoproletariado - uma posição intermediária, anterior a plena proletarização. O recorte proposto invoca o materialismo histórico-dialético como chave de interpretação e dialoga com diversos autores da tradição marxista, debatendo temas como classes sociais, exploração capitalista, dependentismo, transformação social, movimentos sociais, precarização do trabalho e suas relações com a educação pública. Os procedimentos metodológicos utilizados compreendem pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, levantamento de dados e pesquisa ex-post facto. Este último procedimento metodológico refere-se diretamente à análise da experiência das ocupações escolares pelos estudantes secundaristas, ocorridas nos anos de 2015 e 2016, que apesar das distintas motivações, apresentam conexões indispensáveis para a concretização deste estudo. Isso porque, as ocupações forneceram aos estudantes da escola pública uma experiência real de solidariedade de classe, por meio do estabelecimento de novas formas de convivência sustentadas em valores coletivistas, tais como autogestão, organização horizontal e tomada de decisões coletivas, em contraposição aos valores individualistas promovidos pelo modelo neoliberal de educação. Os resultados obtidos revelaram que esses estudantes, plenamente conscientes dos efeitos negativos decorrentes da precarização das relações de trabalho e das diversas desigualdades estruturais presentes na sociedade capitalista, se insurgem contra medidas de austeridade, cortes de investimentos e privatizações que impactam diretamente a qualidade e o acesso à educação pública. Essa postura reforça a validade e a pertinência da compreensão do estudante da educação pública como integrante de um protoproletariado, o qual representa uma manifestação concreta de seu potencial revolucionário. Esses resultados corroboram a importância de se reconhecer o protagonismo desses estudantes e a relevância de suas demandas como uma força de resistência e transformação no contexto da sociedade contemporânea.
Abstract: This thesis aims primarily to investigate the revolutionary potential of Brazilian public education students, as manifested in the experience of school occupations by secondary school students (2015-2016). The research seeks to determine how these students, due to the socio-economic determinations inherent in capitalist society, coupled with a history of education marked by scholastic dualism in line with the recent adoption of neoliberal public policies, particularly in education, establish themselves as a protoproletariat - an intermediate position preceding full proletarianization. The proposed framework invokes historical-dialectical materialism as a key interpretive tool and engages with various authors from the Marxist tradition, discussing topics such as social classes, capitalist exploitation, dependency, social transformation, social movements, labor precarization, and their relationships with public education. The methodological procedures employed encompass bibliographic research, documentary research, data collection, and ex-post facto research. This latter methodological procedure directly pertains to the analysis of the experiences of secondary school student occupations that occurred in 2015 and 2016. Despite their distinct motivations, these occupations have essential connections for the realization of this study. This is because the occupations provided public school students with a tangible experience of class solidarity by establishing new forms of communal living rooted in collectivist values such as self-management, horizontal organization, and collective decision-making, in contrast to the individualistic values promoted by the neoliberal education model. The results obtained reveal that these students, fully aware of the negative effects stemming from the precarization of labor relations and the various structural inequalities present in capitalist society, rebel against austerity measures, budget cuts, and privatizations that directly impact the quality and accessibility of public education. This stance reinforces the validity and relevance of understanding public education students as part of a protoproletariat, which represents a concrete manifestation of their revolutionary potential. These results underscore the importance of recognizing the agency of these students and the significance of their demands as a force of resistance and transformation within contemporary society.
Esta tesis tiene como objetivo principal investigar el potencial revolucionario de los estudiantes de la educación pública brasileña, manifestado en la experiencia de las ocupaciones escolares por parte de los estudiantes de secundaria (2015-2016). La investigación busca determinar cómo estos estudiantes, debido a las determinaciones socioeconómicas inherentes a la sociedad capitalista, junto con una historia de educación marcada por el dualismo escolar en línea con la reciente adopción de políticas públicas neoliberales, especialmente en la educación, se constituyen como un protoproletariado, una posición intermedia que precede a la plena proletarización. El marco propuesto invoca el materialismo histórico-dialéctico como una herramienta interpretativa clave y se relaciona con varios autores de la tradición marxista, discutiendo temas como clases sociales, explotación capitalista, dependencia, transformación social, movimientos sociales, precarización laboral y sus relaciones con la educación pública. Los procedimientos metodológicos empleados incluyen investigación bibliográfica, investigación documental, recopilación de datos e investigación ex-post facto. Este último procedimiento metodológico se refiere directamente al análisis de las experiencias de las ocupaciones estudiantiles de la escuela secundaria que ocurrieron en 2015 y 2016. A pesar de sus motivaciones distintas, estas ocupaciones tienen conexiones esenciales para la realización de este estudio. Esto se debe a que las ocupaciones proporcionaron a los estudiantes de escuelas públicas una experiencia tangible de solidaridad de clase al establecer nuevas formas de convivencia arraigadas en valores colectivistas como la autogestión, la organización horizontal y la toma de decisiones colectivas, en contraste con los valores individualistas promovidos por el modelo de educación neoliberal. Los resultados obtenidos revelan que estos estudiantes, plenamente conscientes de los efectos negativos derivados de la precarización de las relaciones laborales y las diversas desigualdades estructurales presentes en la sociedad capitalista, se rebelan contra medidas de austeridad, recortes presup estarios y privatizaciones que impactan directamente en la calidad y accesibilidad de la educación pública. Esta postura refuerza la validez y relevancia de entender a los estudiantes de la educación pública como parte de un protoproletariado, que representa una manifestación concreta de su potencial revolucionario. Estos resultados subrayan la importancia de reconocer la agencia de estos studiantes y la importancia de sus demandas como una fuerza de resistencia y transformación dentro de la sociedad contemporánea.
Keywords: Movimento estudantil
Ocupações secundaristas
Escola pública
Luta de classes
Protoproletariado
Student Movement,
Secondary school occupations
Public school
Class struggle
Protoproletariat
Movimiento estudiantil
Tomas de colegios
Escuela pública
Lucha de clases
Protoproletariado
CNPq areas: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Galdino, Marcos. O estudante da educação pública brasileira como protoproletariado: um olhar a partir das ocupações escolares (2015-2016). 2023. 251 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6924
Issue Date: 1-Sep-2023
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcos_Galdino_2023.pdfDocumento principal4.34 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.