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Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6750
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Da servidão à liberdade: o aprender como problema e conceito filosóficos entre Rousseau e Deleuze |
Other Titles: | From servitude to freedom: learning as a philosophical problem and concept between Rousseau and Deleuze |
Autor: | Scholz, Caio Cezar Pontim |
Primeiro orientador: | Heuser, Ester Maria Dreher |
Primeiro membro da banca: | Orlandi, Luiz Benedicto Lacerda |
Segundo membro da banca: | Silva, Gláucia Maria Figueiredo |
Terceiro membro da banca: | Pissarra, Maria Constança Peres |
Quarto membro da banca: | Dalbosco, Claudio Almir |
Resumo: | Em que consiste o aprender? A partir da presente questão, com o pensamento em movimento, esta tese aborda o aprender como um objeto de estudo eminentemente filosófico, com ênfase nos domínios da ética e da política. Para tanto, duas experiências intelectuais distintas, porém complementares, tornam-se necessárias. A primeira diz respeito à delimitação de um breve percurso teórico pela história da filosofia, da antiguidade à contemporaneidade, a fim de mostrar como o aprender atua de modo coadjuvante nos pensamentos filosóficos de Platão, Aristóteles e Tomás de Aquino, como uma mera noção pressuposta e subjetiva; demora-se na modernidade para investigar como o aprender ascende ao protagonismo, ao atuar como um problema filosófico em primeiro plano, no percurso que se estende do primeiro Discurso (1973) ao Emílio (1999) de Rousseau; por fim, encontra pistas enigmáticas na contemporaneidade, com Deleuze, de um reposicionamento do aprender como problema filosófico que o impulsiona para além da filosofia, como protagonista em pesquisas que entram em conexão com outras áreas do conhecimento. Posteriormente, com base no movimento de ascensão do aprender pela via do problema filosófico e da sua relevância nos pensamentos de Rousseau e Deleuze, a segunda experiência, de caráter inventivo, assume a incumbência de promover o encontro entre os pensamentos de ambos os autores, a fim de, para além da via do problema, propor uma consistência para o aprender também pela via do conceito filosófico. Assim, a correlação entre as noções de caos, de plano de imanência, de personagem conceitual e de conceito filosófico, definidas em O que é a Filosofia? (2010), juntamente com o conteúdo do pensamento filosófico em torno do personagem Emílio e com o auxílio da literatura, compõem os elementos para afirmar a consistência conceitual para o aprender como um acontecimento que ocorre das relações servis ao vislumbre da liberdade a partir de Rousseau e Deleuze. |
Abstract: | What does learning consist of? From this question and with the mind in motion, this thesis intends to address learning as an eminently philosophical object of study, with an emphasis on ethics and politics. For that, two distinct intellectual experiences, however, complementary become necessary. The first concerns the delimitation of a brief theoretical journey through the history of philosophy, from antiquity to contemporaneity, in order to show how learning acts in a supporting way in the philosophical thoughts of Plato, Aristotle and Thomas Aquinas, as a mere presupposed and subjective notion; takes time in modernity to investigate how learning rises to protagonism, acting as a philosophical problem in the foreground, in the course that extends from the first Discourse (1973) to Emílio (1999) by Rousseau; finally, it finds enigmatic clues in contemporaneity, with Deleuze, of a repositioning of learning as a philosophical problem that pushes him beyond philosophy, as a protagonist in research that connects with other areas of knowledge. Subsequently, based on the ascending movement of learning through the philosophical problem and its relevance in the thoughts of Rousseau and Deleuze, the second experience, inventive, assumes the task of promoting the meeting between the thoughts of both authors, in order to, beyond the path of the problem, propose a consistency for learning also through the philosophical concept. Thus, the correlation between the notions of chaos, plane of immanence, conceptual character and philosophical concept, defined in What is Philosophy? (2010), together with the content of the philosophical thought around the character Emílio and with the help of the literature, compose the elements to affirm conceptual consistency for learning as an event that occurs from servile relationships to the glimpse of freedom from Rousseau and Deleuze. |
Keywords: | Aprender Servidão Liberdade Rousseau Deleuze Learn Servitude Freedom |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Sociais |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Campun: | Toledo |
Citation: | SCHOLZ, Caio Cezar Pontim. Da servidão à liberdade: o aprender como problema e conceito filosóficos entre Rousseau e Deleuze. 2023. 214 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, ´Toledo, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6750 |
Issue Date: | 27-Apr-2023 |
Appears in Collections: | Doutorado em Filosofia (TOL) |
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