Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6635
Tipo do documento: Dissertação
Title: Políticas públicas para o setor de transportes rodoviários na perspectiva dos caminhoneiros autônomos: uma análise a partir da matriz de posicionamento
Other Titles: Public policies for the road transport sector from the perspective of autonomous truckers: an analysis from the positioning matrix
Autor: Stachio, Larissa Paula 
Primeiro orientador: Gabriel, Flavio Braga de Almeida
Primeiro coorientador: Schneider, Mirian Beatriz
Segundo coorientador: Silva, Christian Luiz da
Primeiro membro da banca: Pontili, Rosangela Maria
Segundo membro da banca: Arend, Silvio Cezar
Terceiro membro da banca: Gabriel, Flavio Braga de Almeida
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo principal verificar como as políticas relativas ao transporte rodoviário de cargas são aplicadas aos caminhoneiros autônomos a partir do processo de abertura econômica do Brasil em 1990. A pesquisa foi baseada em uma análise qualitativa, utilizando da pesquisa bibliográfica sistemática, visando uma narrativa histórica sobre todo o processo de adoção do transporte rodoviário de cargas como o principal modal e a busca de políticas públicas que fossem relacionadas aos caminhoneiros autônomos. Aplicou-se strings para pesquisa buscando artigos e trabalhos científicos, estes utilizando o portal de periódicos da CAPES, e publicações de caráter não acadêmico, estes utilizando sites como Fundação Getúlio Vargas, Confederação Nacional dos Transportes e Agência Nacional de Transportes Terrestres. Com a seleção dos materiais a serem utilizados na pesquisa foi utilizado o software Atlas.ti para a seleção dos trechos relevantes em cada documento e para a classificação com base nos strings da pesquisa. Após a seleção destas citações, montou-se as matrizes de posicionamento que foram analisadas com base no método apresentado por Laurence Bardin em seu livro Análise de Conteúdo (2016). Dentre os resultados obtidos, considerando a análise das políticas públicas Concessão de Rodovias Federais, Redução do Imposto sobre Produtos Industrializados, Lei do Caminhoneiro, Tabelamento de Frete e Programa Gigantes do Asfalto, obteve-se que apenas a política pública relativa ao tabelamento do frete se torna benéfica aos caminhoneiros autônomos. Como resultado, ainda, verificou-se que não existem trabalhos científicos ligados aos caminhoneiros autônomos e a temática economia, pelo qual sugeriu-se que novos estudos sejam realizados.
Abstract: The main objective of this dissertation was to verify how the policies related to road cargo transport are applied to autonomous truckers from the process of economic opening in Brazil in 1990. The research was based on a qualitative analysis, using systematic bibliographic research, aiming at a historical narrative about the entire process of adoption of road cargo transport as the main modal and the search for public policies that were related to autonomous truckers. Strings were applied for research seeking articles and scientific papers, these using the capes journal portal, and non-academic publications, these using sites such as Fundação Getúlio Vargas, National Transport Confederation and National Land Transport Agency. With the selection of the materials to be used in the research, the Atlas.ti software was used to select the relevant excerpts in each document and for the classification based on the search strings. After selecting these citations, the positioning matrices were set up based on the method presented by Laurence Bardin in her book Content Analysis (2016). Among the results obtained, considering the analysis of public policies Concession of Federal Highways, Reduction of the Tax on Industrialized Products, Trucker's Law, Freight Tableing and Giant Asphalt Program, it was obtained that only the public policy related to freight tableing becomes beneficial to autonomous truckers. As a result, it was also verified that there are no scientific studies related to autonomous truckers and the theme of economics, by which it was suggested that further studies be carried out.
Keywords: Caminhoneiros autônomos
Economia
Transporte rodoviário de cargas
Análise de conteúdo
Revisão bibliográfica sistemática
Autonomous truckers
Economy
Road freight transport
Content analysis
Systematic bibliographic review
CNPq areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Economia
Campun: Toledo
Citation: STACHIO, Larissa Paula. Políticas públicas para o setor de transportes rodoviários na perspectiva dos caminhoneiros autônomos: uma análise a partir da matriz de posicionamento. 2022. 75 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6635
Issue Date: 16-Nov-2022
Appears in Collections:Mestrado em Economia (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Larissa_Stachio_2022.pdf4.89 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.