Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6520
Tipo do documento: Dissertação
Title: Atribuições e competências do/a assistente social no Paraná
Other Titles: Attributions and skills of the social worker in Paraná
Autor: Muller, Adriene Marta Zefiro de Lima 
Primeiro orientador: Mirales, Rosana
Primeiro membro da banca: Mirales, Rosana
Segundo membro da banca: Matos, Maurílio Castro de
Terceiro membro da banca: Lemos, Esther Luiza de Souza
Resumo: A pesquisa desenvolvida para formulação desta dissertação tem por objeto de estudo as atribuições e competências de assistentes sociais, a partir da seguinte questão norteadora: Como se expressaram as solicitações de orientações relativas às atribuições e competências de assistentes sociais atendidas pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) do Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS/PR), em 2018? Para conduzir a pesquisa, definiu-se o objetivo geral: apreender como se expressam as solicitações de orientações relativas às atribuições e competências de assistentes sociais à COFI/CRESS/PR. Como procedimentos de pesquisa foram adotadas as revisões nas fontes: bibliográficas e documentais. A construção do referencial teórico exigiu a revisão bibliográfica e para a realização da análise, realizou-se a revisão das Leis de regulamentação da profissão e a sua análise, buscando situar historicamente o seu movimento e identificando aspectos polêmicos da regulamentação vigente. Foram levantadas as resoluções, notas/manifestações técnicas e publicações do CFESS, do período entre 1993 a 2018, considerado o ano de mudança da regulamentação em 1993, ao ano selecionado para o levantamento das solicitações de orientação: 2018, por não coincidir com o ingresso da pesquisadora como trabalhadora no CRESS/PR, que se deu em 2019. Como resultado foi possível verificar após o melhor conhecimento do tema, que a matéria (conhecimento)/objeto (questão social e suas expressões) do serviço social é um elemento de dúvida, também quando o assunto são as atribuições privativas do/a assistente social. Muitas vezes, as “novas” requisições objetivadas no cotidiano profissional, perpassam antigas atribuições do serviço social. Com relação à análise realizada das solicitações de orientações relativas às atribuições e competências de assistentes sociais à COFI/CRESS/PR no ano de 2018, observa-se, considerados os dois aspectos acima apontados, que estas se situam nos reflexos objetivados pelas transformações societárias na dinâmica do trabalho, que exige o desenvolvimento das competências necessárias para o exercício da profissão, que por sua vez, requer considerar o processo de formação profissional, pois é onde se estabelece a construção de um conjunto de conhecimentos que possibilita aos futuros/as assistentes sociais uma atuação qualificada, e, consequentemente, garanta a qualidade dos serviços prestados à população. Estar habilitado/a para o exercício de assistente social significa que estamos aptos a desenvolver as competências necessárias para realizar análises sobre a questão social e suas expressões, considerado o escopo teórico e metodológico adotado no serviço social. Este é o contexto em que a COFI se objetiva, respaldada pela documentação que é parte do acervo documental do Conjunto CFESS/CRESS, o qual demonstra um amplo debate em torno de questões essenciais para os assistentes sociais em seu cotidiano, nos variados espaços socioinstitucionais e serviços sociais das políticas sociais, que são determinados pela conjuntura.
Abstract: The research developed for the formulation of this dissertation has as its object of study the attributions and competences of social workers, based on the following guiding question: How were the requests for guidance regarding the attributions and competences of social workers assisted by the Guidance and Inspection Committee expressed (COFI) of the Regional Council of Social Service of Paraná (CRESS/PR), in 2018? To conduct the research, the general objective was defined: to apprehend how requests for guidance regarding the attributions and competences of social workers are expressed to COFI/CRESS/PR. As research procedures, revisions in the sources were adopted: bibliographical and documental. The construction of the theoretical framework required a bibliographical review and, to carry out the analysis, the Laws regulating the profession and its analysis were reviewed, seeking to historically situate its movement and identifying controversial aspects of the current regulation. CFESS resolutions, notes/technical manifestations and publications were raised, from the period between 1993 to 2018, considered the year of change of regulation in 1993, to the year selected for the survey of guidance requests: 2018, as it did not coincide with the entry of the researcher as a worker at CRESS/PR, which took place in 2019. As a result, it was possible to verify, after a better understanding of the subject, that the matter (knowledge)/object (social issue and its expressions) of social work is an element of doubt, even when the subject is the social worker's private attributions. Often, the “new” requests objectified in the professional routine, pervade old attributions of the social service. With regard to the analysis carried out on the requests for guidance regarding the attributions and competencies of social workers to COFI/CRESS/PR in the year 2018, it is observed, considering the two aspects mentioned above, that these are located in the reflections objectified by the corporate transformations in the dynamics of work, which requires the development of the skills necessary for the exercise of the profession, which, in turn, requires considering the process of professional training, as it is where the construction of a set of knowledge is established that enables future social workers to a qualified performance, and consequently guarantee the quality of services provided to the population. Being qualified to work as a social worker means that we can develop the necessary skills to carry out analyzes on the social issue and its expressions, considering the theoretical and methodological scope adopted in social work. This is the context in which COFI aims, supported by the documentation that is part of the documental collection of the CFESS/CRESS Set, which demonstrates a broad debate around essential issues for social workers in their daily lives, in the various socio-institutional spaces and social services of social policies, which are determined by the conjuncture.
Keywords: Atribuições privativas
Competências profissionais
Serviço social
Lei nº 8.662/1993
Orientação e fiscalização
Assistente social
Unique duties
Professional competences
Social work
Law 8662/1993
Guidance and inspection
Social worker
CNPq areas: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Campun: Toledo
Citation: MULLER, Adriene Marta Zefiro de Lima. Atribuições e competências do/a assistente social no Paraná. 2022. 241 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6520
Issue Date: 2-Dec-2022
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriene_Muller_2022.pdf5.06 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.