Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6447
Tipo do documento: Tese
Title: Escola e comunidade em movimento: escola municipal Eleodoro Ébano Pereira e seus sujeitos
Other Titles: School and community in movement: school municipal Eledoro Ébano Pereira and its subjects
Autor: Gonçalves, Gisele de Souza 
Primeiro orientador: Martins, Fernando José
Primeiro membro da banca: Cardin, Eric Gustavo
Segundo membro da banca: Vedovato, Luciana
Terceiro membro da banca: Souza, Maria Antonia de
Quarto membro da banca: Onçay, Solange Todero Von
Resumo: Esta tese apresenta uma pesquisa etnográfica, dialogando com o materialismo histórico dialético. O locus da pesquisa é a Escola Municipal Eleodoro Ébano Pereira e os sujeitos são seus trabalhadores e a comunidade a que a escola pertence. Para compreender este espaço e seus sujeitos, o referencial teórico utilizado compreende especialmente produções de Paulo Freire, que favorece a compreensão de educação; autores da etnografia, como Rosana Guber; e pesquisadores da Educação do Campo que participaram de produções sobre o movimento Por uma Educação do Campo, de 1998, entre outras leituras que consideramos pertinentes para debater, relacionar e contribuir com a tese. Como ferramentas para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados: questionário; entrevistas que aconteceram a partir do questionário; diário de campo; e observação participante. Apresentamos os seguintes objetivos: conhecer as características da escola; desenvolver uma pesquisa etnográfica com os sujeitos da escola; identificar as dificuldades da escola considerando os contextos pelos quais passou; apresentar, por meio da pesquisa etnográfica, as relações entre escola e comunidade. Com dificuldades devido à pandemia, em virtude do distanciamento social e de prazos que estavam sendo alcançados sem a possibilidade de ter aulas presenciais, a pesquisa – que antes tinha a intenção de atingir também alunos e suas famílias – foi sendo adaptada a fim de ser realizada dentro do novo contexto. À medida que a pesquisa foi se desenvolvendo, percebi que a escola tem características de escola rural, mas sua comunidade mostra características de comunidades do campo: resistência e organização para manter a escola sempre em movimento. A tese compreende que a comunidade é o sujeito que intensifica a busca da escola por sua identidade e fortalecimento. Além disso, considero que, ao chegar nas considerações, muito foi aprendido e também revisto, não somente sobre os sujeitos da escola e comunidade, mas também sobre a pesquisadora como sujeito deste processo de aprender, o qual é valorizado, praticado e fortalecido pelos sujeitos de que trata esta tese, tendo como força a comunidade e como materialidade a permanência da escola na região rural de Foz do Iguaçu, quando outras escolas das proximidades acabaram por fechar. Sem a participação da comunidade, essa história poderia ser diferente, mas ela continua e ensina muito sobre resistência.
Abstract: This thesis presents an ethnographic research, which the method is the dialectical historical materialism. The research locus is the Eleodoro Ébano Pereira Municipal School and the subjects are this places’ workers and the community that the school belongs to. To comprehend this space and it’s subjects, the theoretical referential utilized embraces especially Paulo Freire’s productions, which helps the understanding of education; ethnography authors, such as Rosana Guber; and Educação do Campo (Field Education) researchers who participated in productions about the 1998 Por Uma Educação do Campo (For A Field Education) movement, among other readings that we consider pertinent to debate, relate and contribute to the thesis. As tools for the development of the research were used: questionnaire; interviews that took place from the questionnaire; and participant observation. We present the following objectives: to know the characteristics of the school; to develop an ethnographic research with school’s subjects; identify the school's difficulties considering the contexts it went through; to present, through ethnographic research, the relations between school and community. With difficulties due to the pandemic, by virtue of social distancing and deadlines that were being reached without the possibility of having face-to-face classes, the survey – which previously had the intention to also reaching students and their families – was being adapted in order to be carried out within the new context. As the research was being developed, I realized that the school has characteristics of a rural school, but its community shows characteristics of field communities: resistance and organization to keep the school always moving. The thesis understands that the community is the subject that intensifies the school's search for its identity and strengthening. Besides that, I consider that, when arriving at the considerations, much was learned and also reviewed, not only about the subjects of the school and community, but also about the researcher as a subject of this learning process, which is valued, practiced and strengthened by this thesis’ subjects that this thesis is about, having the community as its strength and the school’s permanence in the rural region of Foz do Iguaçu as materiality, when other nearby schools ended up closing. Without the community's participation, this story could be different, but it continues and teaches a lot about resistance.
Keywords: Escola
Comunidade
Educação do campo
Pertencimento
School
Comunity
Field Education
Belonging
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Gonçalves, Gisele de Souza. Escola e comunidade em movimento: escola municipal Eleodoro Ébano Pereira e seus sujeitos. 2022. 132 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6447
Issue Date: 14-Dec-2022
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gisele_de_Souza_Gonçalves_2022.pdfDocumento principal2.18 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons