Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6334
Tipo do documento: Dissertação
Title: Caracterização das Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no ensino fundamental II dos colégios estaduais de Marechal Cândido Rondon e o ensino e aprendizagem da Geografia
Autor: Rambo , Elisa Bernadete 
Primeiro orientador: Hayakawa , Ericson Hideki
Primeiro coorientador: Cunha , José Edézio da
Primeiro membro da banca: Hayakawa , Ericson Hideki
Segundo membro da banca: Pires , Mateus Marchesan
Terceiro membro da banca: Fonseca , Ricardo Lopes
Resumo: Essa pesquisa caracterizou o ensino e a aprendizagem dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) na disciplina de Geografia. O número de alunos com Necessidades Educacionais Especiais em sala de aula do ensino regular é expressivo e o conhecimento sobre essa realidade é importante para o cotidiano escolar e para o exercício profissional pelos professores. O objetivo principal é investigar quais as Necessidades Educacionais Especiais presentes no Ensino Fundamental II dos colégios estaduais de Marechal Cândido Rondon e verificar em quais anos/séries os professores de geografia encontram maiores dificuldades em trabalhar com os conteúdos geográficos. A metodologia consistiu em adotar uma abordagem quali-quantitativa. A quantitativa na concepção de investigação empírica, com o objetivo de conferir, registrar atividades e dados, analisar e avaliar os mesmos. A abordagem qualitativa referente a utilização dos dispositivos da pesquisa documental para coleta de dados. Os principais resultados encontrados com o desenvolvimento da pesquisa foram o aumento no número de alunos com Necessidades Educacionais Especiais nas escolas regulares de Marechal Cândido Rondon assim como o aumento da diversidade de necessidades especiais e que a maior dificuldade destes alunos aparece no sexto ano, nos conteúdos cartográficos.
Abstract: This research characterized the teaching and learning of students with Special Educational Needs (SEN) in the discipline of Geography. The number of students with Special Educational Needs in regular education classrooms is expressive and knowledge about this reality is important for the school routine and for the professional practice by teachers. The main objective is to investigate which Special Educational Needs are present in Elementary School II of state schools in Marechal Cândido Rondon and to verify in which years/grades geography teachers find it more difficult to work with geographic content. The methodology consisted of adopting a qualitative-quantitative approach. The quantitative in the conception of empirical investigation, with the objective of checking, recording activities and data, analyzing and evaluating them. The qualitative approach referring to the use of documentary research devices for data collection. The main results found with the development of the research were the increase in the number of students with Special Educational Needs in the regular schools of Marechal Cândido Rondon as well as the increase in the diversity of special needs and that the greatest difficulty of these students appears in the sixth year, in the contents cartographic.
Keywords: Ensino e aprendizagem
Geografia
Inclusão
Necessidades Educacionais Especiais
Direito à educação
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: RAMBO, Elisa Bernadete. Caracterização das Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no ensino fundamental II dos colégios estaduais de Marechal Cândido Rondon e o ensino e aprendizagem da Geografia. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Marechal Cândido Rondon, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6334
Issue Date: 2-Aug-2022
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elisa_Rambo_2022.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons