Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6185
Tipo do documento: Dissertação
Title: Ensino inclusivo em tempos de isolamento social devido a covid-19: um olhar nos desafios da docência
Other Titles: Inclusive education in times of social isolation due to covid-19: a look at the challenges of teaching
Autor: Fritoli, Silvana Telma de Lima 
Primeiro orientador: Zilly, Adriana
Primeiro membro da banca: Lübeck, Marcos
Segundo membro da banca: Silva, Rosane Meire Munhak da
Terceiro membro da banca: Assis, Ivaneliza Simionato de
Resumo: Introdução: Após a declaração da Organização Mundial de Saúde da pandemia causada pelo novo Coronavírus, um dos aspectos mais preocupantes para os países foi o ensino presencial, pois a escola é um dos ambientes com o maior risco de transmissão do vírus. A premissa deste estudo é que os professores que atuam na educação especial estão enfrentando um dos maiores desafios de sua profissão, precisando de apoio e orientação para um trabalho mais efetivo. Objetivo: Analisar as repercussões do ensino remoto para a educação especial e inclusiva, com foco na atuação docente e seus desafios. Método: Estudo descritivo, transversal e de abordagem quantitativa realizado no Paraná, Brasil, na rede pública de ensino, com 323 professores da educação especial dos anos finais do Ensino Fundamental, com um questionário eletrônico, via Google forms® disparados pelos Núcleos Regionais de Educação por meio dos grupos de Whatsapp®. O instrumento possuía as seguintes variáveis: perfil dos respondentes; aopinião dos participantes quanto aos desafios enfrentados durante o ensino remoto;sobre o período de adaptação e treinamento; quanto ao possível retrocesso no processo de educação dos alunos e suas possíveis causas; sobre recursos digitais usados durante o ensino remoto; sobre transtornos emocionais e físicos enfrentados pelos professorese a opinião dos professores sobre os objetivos do ensino remoto na prática. A coleta de dados ocorreu em 2021. Para análise dos dados, foi utilizada estatística descritiva com teste qui-quadrado com nível de significância de 5%. Pesquisa de opinião pública, com participantes não identificados, que atendeu a Resolução nº 510/2016, a aprovação pelo Comitê de Ética de Pesquisas nº 5634721.9.0000.0107 e a aprovação pela Secretaria de Estado da Educação, conforme a Resolução nº 406/2018. Resultados: Os 323 respondentes estão distribuídos em 21 Núcleos Regionais de Educação participantes da pesquisa, com 95,7% do sexo biológico feminino, e 40% do total entre a idade de 50 e 59 anos. Pôde-se verificar que este período foi de muitos desafios para os docentes do Atendimento Educacional Especializado, em destaque: a adaptação da rotina e o uso de novas tecnologias no ensino remoto, relatado por 61% dos professores; evidenciou-se que: nem todos os alunos tinham tecnologia adequada para as aulas, pois 72,1% dos professores observaram esta condição; que para 66,3% dos participantes, houve falta de interesse dos estudantes nas aulas remotas; como também a falta de acompanhamento dos pais, com 57,6% de afirmativas; os treinamentos dos Núcleos Regionais de Educação não foram padrão para todo o estado; que 69% dos professores tiveram algum transtorno mental, e 63,8% algum transtorno físico , elevando o consumo de medicamentos nesse período. Conclusão: Diante destes achados, de forma a contribuir para o enfretamento de problemas e lacunas que a pandemia trouxe para a educação especial e inclusiva, é essencial a elaboração de estratégias para um apoio educacional no período pós-pandemia e também para o enfrentamento de novas pandemias.
Abstract: Introduction: After the World Health Organization's declaration of the pandemic caused by the new Coronavirus, one of the most worrying aspects for countries was face-to-face teaching, as the school is one of the environments with the highest risk of transmission of the virus. The premise of this study is that teachers who work in special education are facing one of the biggest challenges of their profession, needing support and guidance for a more effective work. Objective: To analyze the repercussions of remote teaching for special and inclusive education, focusing on teaching activities and their challenges. Method: Descriptive, cross-sectional and quantitative study carried out in Paraná, Brazil, in the public school system, with 323 special education teachers from the final years of Elementary School, with an electronic questionnaire, via Google forms® triggered by the Regional Education Centers. through Whatsapp® groups. The instrument had the following variables: profile of respondents; the opinion of the participants regarding the challenges faced during remote teaching; about the period of adaptation and training; about the possible setback in the students' education process and its possible causes; about digital resources used during remote teaching; about emotional and physical disorders faced by teachers and teachers' views on the goals of remote teaching in practice. Data collection took place in 2021. For data analysis, descriptive statistics were used with a chi-square test with a significance level of 5%. Public opinion survey, with unidentified participants, which complied with Resolution No. 510/2016, approval by the Research Ethics Committee No. 634721.9.0000.0107 and approval by the State Department of Education, according to Resolution No. 406/2018. Results: The 323 respondents are distributed in 21 Regional Education Centers participating in the research, with 95.7% female biological sex, and 40% of the total between the age of 50 and 59 years. It was possible to verify that this period was one of many challenges for the teachers of the Specialized Educational Service, in particular: the adaptation of the routine and the use of new technologies in remote teaching, reported by 61% of the teachers; it was evident that: not all students had adequate technology for classes, as 72.1% of teachers observed this condition; that for 66.3% of the participants, there was a lack of student interest in remote classes; as well as the lack of monitoring by the parents, with 57.6% of affirmatives; the training of the Regional Education Centers was not standard for the entire state; that 69% of the teachers had some mental disorder, and 63.8% some physical disorder, increasing the consumption of medication in this period. Conclusion: In view of these findings, in order to contribute to addressing the problems and gaps that the pandemic has brought to special and inclusive education, it is essential to develop strategies for educational support in the post-pandemic period and also to face new challenges. pandemics.
Introducción: Tras la declaración de la Organización Mundial de la Salud de la pandemia provocada por el nuevo Coronavirus, uno de los aspectos más preocupantes para los países fue la enseñanza presencial, ya que la escuela es uno de los entornos con mayor riesgo de transmisión del virus . La premisa de este estudio es que los docentes que se desempeñan en educación especial están enfrentando uno de los mayores desafíos de su profesión, necesitando apoyo y orientación para un trabajo más efectivo. Objetivo: Analizar las repercusiones de la enseñanza a distancia para la educación especial inclusiva, centrándose en las actividades docentes y sus desafíos. Método: Estudio descriptivo, transversal y cuantitativo realizado en Paraná, Brasil, en el sistema escolar público, con 323 profesores de educación especial en los últimos años de la Enseñanza Fundamental, con cuestionario electrónico vía Google Forms® activado por la Dirección Regional de Educación. Centros a través de grupos de Whatsapp®. El instrumento contó con las siguientes variables: perfil de los encuestados; la opinión de los participantes sobre los desafíos enfrentados durante la enseñanza a distancia; sobre el período de adaptación y entrenamiento; sobre el posible retroceso en el proceso de formación de los estudiantes y sus posibles causas; sobre los recursos digitales utilizados durante la enseñanza a distancia; sobre los trastornos emocionales y físicos que enfrentan los docentes y las opiniones de los docentes sobre los objetivos de la enseñanza remota en la práctica. La recolección de datos se realizó en 2021. Para el análisis de los datos se utilizó estadística descriptiva con prueba de chi-cuadrado con un nivel de significación del 5%. Encuesta de opinión pública, con participantes no identificados, que cumplió con la Resolución N° 510/2016, aprobación del Comité de Ética en Investigación N° 5634721.9.0000.0107 y aprobación de la Secretaría de Educación del Estado, según Resolución N° 406/2018. Resultados: Los 323 encuestados están distribuidos en 21 Centros Regionales de Educación participantes de la investigación, con 95,7% de sexo biológico femenino, y 40% del total entre 50 y 59 años. Se pudo constatar que este período fue uno de tantos desafíos para los docentes del Servicio Educativo Especializado, en particular: la adaptación de la rutina y el uso de nuevas tecnologías en la enseñanza a distancia, relatado por el 61% de los docentes; se evidenció que: no todos los estudiantes contaban con la tecnología adecuada para las clases, ya que el 72,1% de los docentes observó esta condición; que para el 66,3% de los participantes, hubo falta de interés de los estudiantes en las clases a distancia; así como la falta de seguimiento por parte de los padres, con un 57,6% de afirmativas; la formación de los Centros Regionales de Educación no era estándar para todo el estado; que el 69% de los docentes presentaba algún trastorno mental, y el 63,8% algún trastorno físico, aumentando el consumo de medicamentos en este período. Conclusión: Ante estos hallazgos, para contribuir a abordar los problemas y vacíos que la pandemia ha traído a la educación especial e inclusiva, es fundamental desarrollar estrategias de apoyo educativo en la pospandemia y también para enfrentar nuevas pandemias.
Keywords: Inclusão escolar
Educação especial
Isolamento social
Ensino remoto
School inclusion
Special education
Social isolation
Remote teaching
Inclusión escolar
Educación especial
Aislamiento social
Enseñanza a distancia
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Fritoli, Silvana Telma de Lima. Ensino inclusivo em tempos de isolamento social devido a covid-19: um olhar nos desafios da docência. 2022. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6185
Issue Date: 7-Mar-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvana_Telma_de_Lima_Fritoli_2022.pdfDocumento principal897.48 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons