Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6039
Tipo do documento: Dissertação
Title: A poesia lírica na sala de aula sob o viés do Método Recepcional e da Ludicidade numa turma de 6º e 7º anos, em Assis Chateaubriand/PR: interfaces em Arte
Other Titles: Lyric poetry in the classroom from the perspective of the Receptional Method and Playfulness in a 6th and 7th grade class, in Assis Chateaubriand/PR: interfaces in Art
Autor: Polvani, Rosely Sobral Gimenez 
Primeiro orientador: Oliveira, Valdeci Batista de Melo
Primeiro membro da banca: Oliveira, Valdeci Batista de Melo
Segundo membro da banca: Cruz, Antonio Donizeti da
Terceiro membro da banca: Sella, Aparecida Feola
Quarto membro da banca: Smith Junior, Francisco Pereira
Quinto membro da banca: Kölln, Lucas André Berno
Resumo: Este estudo traz no seu escopo uma reflexão acerca da poesia lírica em sala de aula, enfocando na questão da prática pedagógica envolvendo a recepção e a ludicidade em turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental anos finais numa escola Estadual do Campo no município de Assis Chateaubriand, com foco no ensino remoto. Pretende-se discutir como as práticas pedagógicas com a poesia lírica, recepção e ludicidade, utilizadas em sala, contribuirão para que a aprendizagem se torne mais significativa e prazerosa para os alunos e para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e, por conseguinte, ressignificando a formação leitora. Nesse sentido, acreditamos que foi por meio de leituras, releituras e de diferentes atividades lúdicas no trato com a poesia lírica que constituímos os encaminhamentos da proposta de trabalho que permitiram analisar tanto a aprendizagem dos alunos quanto o ponto de vista do professor. Como base, trazemos a experiência de práticas pedagógicas no Ensino Fundamental anos finais, em que se procurou trabalhar com o Método Recepcional, relacionando jogos e brincadeiras aos poemas, a fim de apontar alguns elementos característicos contidos nas Unidades Didáticas por meio de alguns trabalhos postos à baila, valorizando o conhecimento prévio de cada educando, a imaginação, a criatividade, a autonomia e o jeito particular de cada um se expressar, mediado pelas tecnologias digitais, particularmente acentuando-se o uso da plataforma Google Meet como ambiente virtual de aprendizagem e suas potencialidades pedagógicas na formação leitora desses escolares. Citamos como referencial teórico Paz (2015), Winnicott (1975), Antunes (2000), Averbuck (1988), Luckesi (2000), Huizinga (2000), Cândido (1995), Iser (1996), Jauss (2002), Aguiar e Bordini (1993), Croce (1997), Hegel (2009), Eliot (1991), Gullar (2006), Goldstein (1995) e Cara (1985). Como principais resultados buscou-se ampliar, na escola e na vida dos escolares do Ensino Fundamental anos finais, o brincar e o jogar com a poesia lírica, fazendo da mediação a forma de potencializar as aprendizagens tanto na leitura quanto na escrita. Com estas reflexões, construímos alternativas que levam os professores a refletir sobre sua formação, tornando-os partícipes de uma outra epistemologia pedagógica apoiada em práticas receptivas e lúdicas no intuito de que haja o compartilhamento de saberes entre os diferentes sujeitos da aprendizagem.
Abstract: This study brings in its scope a reflection on lyric poetry in the classroom, focusing on in the issue of pedagogical practice involving reception and ludicity in classes of 6th and 7th years of elementary school final years in a State school of campo in the municipality of Assis Chateaubriand, focusing on remote education. It is intended to discuss how pedagogical practices with lyric poetry, reception and ludicity, used in the classroom, will contribute to the learning become more meaningful and pleasurable for students and to the improvement of the teaching-learning process and, consequently, resignifying the reading training. In this sense, we believe that it was through readings, rereadings and different playful activities in dealing with lyric poetry that we constituted the directions of the work proposal that allowed analyzing both the students' learning and the teacher's point of view. As a basis, we bring the experience of pedagogical practices in elementary school final years, in which we sought to work with the reception method, relating games and games to poems, in order to point out some characteristic elements contained in the Didactic Units through some works put to the fore, valuing the previous knowledge of each student, the imagination, the creativity, autonomy and the particular way of each one expressing himself, mediated by digital technologies, particularly emphasizing the use of the Google Meet platform as a virtual learning environment and its pedagogical potentialities in the reading training of these students. We cite as theoretical reference Paz (2015), Winnicott (1975), Antunes (2000), Averbuck (1988), Luckesi (2000), Huizinga (2000), Cândido (1995), Iser (199 6), Jauss (2002), Aguiar and Bordini (1993), Croce (1997), Hegel (2009), Eliot (1991), Gullar (2006), Goldstein (1995) and Cara (1985). The main results were to expand, in school and in the life of elementary school students final years, playing and playing with lyric poetry, making mediation the way to enhance learning both in reading and writing. With these reflections, we build alternatives that lead teachers to reflect on their education, making them participants in another pedagogical epistemology based on receptive and playful practices in order to share knowledge among the different subjects of learning.
Keywords: Poesia
Ensino-aprendizagem
Leitura
Recepção
Efeito Estético
Ludismo
Poetry
Teaching-Learning
Reading
Reception
Aesthetic effect
Luddite
CNPq areas: Linguagem Literária e Interfaces Sociais
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: POLVANI, Rosely Sobral Gimenez. A poesia lírica na sala de aula sob o viés do Método Recepcional e da Ludicidade numa turma de 6º e 7º anos, em Assis Chateaubriand/PR: interfaces em Arte. 2022. 181 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6039
Issue Date: 23-Feb-2022
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosely_Polvani2022.pdf11.36 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.