Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6037
Tipo do documento: Tese
Title: Os sentidos do ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o lugar da professora formada em Pedagogia
Other Titles: The meanings of Science teaching in the early years of Elementary School: the place of the teacher trained in Pedagogy
Autor: Wendling, Cléria Maria 
Primeiro orientador: Malacarne, Vilmar
Primeiro membro da banca: Malacarne, Vilmar
Segundo membro da banca: Tauchen, Gionara
Terceiro membro da banca: Miquelin, Awdry Feisser
Quarto membro da banca: Della Justina, Lourdes Aparecida
Quinto membro da banca: Soligo, Valdecir
Resumo: O processo de desenvolvimento profissional de professores ocorre pelo progresso na vida profissional bem como pelo desenvolvimento da própria profissão. Dessa forma investigar os sentidos do desenvolvimento profissional de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental requer revelar os processos de constituição da própria profissão, bem como as conquistas individuais alcançados ao longo do tempo por estes profissionais. Esta tese buscou responder a seguinte questão de pesquisa: Que sentidos sobre o ensino de Ciências são produzidos nos processos de profissionalização dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Com o intuito de conhecer o desenvolvimento profissional de professores que atuam no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental desenvolvemos essa pesquisa de cunho qualitativo com pesquisa documental e entrevistas que foram analisados com analise textual discursiva. A análise documental utilizou diversos documentos oficiais e a produção científica do período de 2009 a 2018 desenvolvida pelos mestrados e doutorados do Brasil que tratam sobre o ensino de ciências no referido nível de ensino. Realizamos entrevistas com 5 professores em início de carreira e 5 professoras experientes para conhecer as diferentes demandas de formação nestas duas distintas fases do desenvolvimento profissional. Na análise textual discursiva ficou revelado os processos de profissionalização institucional para a atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a reconstrução histórica da institucionalização da profissão docente, a definição da formação necessária para a atuação profissional, a produção de conhecimento acadêmico sobre a profissão e as representações das professoras sobre a profissão e sobre os sentidos do ensino de Ciências.
Abstract: The process of professional development of teachers occurs through progress in professional life as well as through the development of the profession itself. Thus, investigating the meanings of the professional development of teachers who work in the early years of elementary school requires revealing the processes of constitution of the profession itself, as well as the individual achievements achieved over time by these professionals. This thesis sought to answer the following research question: What meanings about the teaching of Science are produced in the professionalization processes of teachers in the early years of Elementary School? In order to know the professional development of teachers who work in Science teaching in the early years of elementary school, we developed this qualitative research with documentary research and interviews that were analyzed with discursive textual analysis. The document analysis used several official documents and the scientific production from 2009 to 2018 developed by masters and doctorates from dealing with science teaching at that level of education. We conducted interviews with 5 teachers at the beginning of their careers and 5 experienced teachers to find out about the different training demands of these two distinct phases of professional development. The discursive textual analysis revealed the institutional professionalization processes for acting in the early years of Elementary School, the historical reconstruction of the institutionalization of the teaching profession, the definition of the training necessary for professional performance, the production of academic knowledge about the profession and the representations of teachers about the profession and the meanings of science teaching.
Keywords: Ensino de Ciências
Desenvolvimento profissional
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Science Teaching
Professional development
Primary Schools
CNPq areas: Educação em Ciências e Educação Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: WENDLING, Cléria Maria. Os sentidos do ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o lugar da professora formada em Pedagogia. 2022. 262 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6037
Issue Date: 3-Feb-2022
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cléria_Wendling2022.pdf2.45 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons