Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6014
Tipo do documento: Dissertação
Title: Percepção do(a) professor(a) municipal em relação à violência enfrentada pelos alunos com sobrepeso/obesidade
Other Titles: Perception of the municipal teacher in relation to the violence faced by overweigth/obese students
Percepción del profesor(A) de la red municipal en relación a la violencia enfrentada por alumnos con sobrepeso/obesidad
Autor: Neres, Ailson Souza 
Primeiro orientador: Priotto, Elis Maria Teixeira
Primeiro membro da banca: Andrade, Susimeire Vivien Rosotti de
Segundo membro da banca: Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Resumo: De acordo com a organização mundial da saúde, o sobrepeso/obesidade tem sido considerado como um mal do século. Isto se deve, muitas vezes, pela falta de hábitos saudáveis, entre eles a atividade física, comportamento que pode influenciar no desenvolvimento social, escolar e psicológico dos indivíduos que muitas vezes se constituem vítimas de violência. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção e a ação do professor da rede municipal de Ensino de Foz do Iguaçu, PR em relação à violência enfrentada pelos alunos com sobrepeso/obesidade e sua influência nos processos de ensino e aprendizagem. Trata-se, pois, de uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva e exploratória, tendo como instrumento de geração de dados um questionário online, e a análise de conteúdo que obteve as categorias: Violência, atos físicos e psicológicos; Violência dentro e fora da escola; Violência e sua influência na aprendizagem e Diálogo como ação pedagógica. Resultados: Ao todo foram 36 professores participantes que relataram que a violência contra a criança com sobrepeso/obesidade ocorre na forma de agressão física, verbal e psicológica, dentro e fora da escola, destacando-se a violência verbal, na qual os alunos se utilizam de nomes pejorativos e depreciativos sobre a condição física dos alunos com sobrepeso/obesidade. Além disso, constatamos que o professor é também um agressor e que promove a violência, por meio de comentários ofensivos. Identificamos que a violência escolar nesses contextos impacta diretamente o processo de ensino e aprendizagem dos indivíduos, pois em algumas situações acabam não querendo retornar para escola, prejudicando assim o seu desenvolvimento cognitivo, motor e social. Verificamos ainda que o diálogo é uma ação usada pelos professores na tentativa de resolução dessas problemáticas e que sugerem o trabalho em conjunto dos pais e da escola como forma de amenizar os casos de violência. Considerações Finais: evidenciamos a necessidade do planejamento e desenvolvimento de projetos e estratégias que vão em busca da criação de um ambiente escolar que possibilite a não disseminação da violência escolar, para que a escola seja um lugar seguro para todos e o ensino e aprendizagem seja efetivo independente das condições físicas de cada indivíduo.
Abstract: La Organización Mundial de Salud considera que el sobrepeso/obesidad es el mal del siglo. Esto se debe, generalmente, a la falta de hábitos saludables como la actividad física; comportamiento que puede influir en el desarrollo social, escolar y psicológico de los individuos que muchas veces son víctimas de violencia. En este sentido, esta investigación tiene como objetivo analizar como el profesor de la red municipal de enseñanza de Foz do Iguaçu (Paraná) percibe y actúa frente a la violencia sufrida por los alumnos con sobrepeso/obesidad, y su influencia en los procesos de enseñanza y aprendizaje. Se trata de una investigación cuantitativa descriptiva y exploratoria, que tiene como instrumento de generación de datos un cuestionario online y el análisis de contenido que obtuvo las categorías: Violencia, actos físicos y psicológicos; Violencia dentro y fuera del colegio; Violencia y su influencia en el aprendizaje y Dialogo como acción pedagógica. Resultados: participaron 36 profesores quienes relataron que la violencia contra los niños con sobrepeso/obesidad se presenta como agresión física, verbal y psicológica, dentro y fuera del colegio; se destaca la violencia verbal, en la que los alumnos usan nombres peyorativos y despectivos sobre la condición física de los alumnos con sobrepeso/obesidad. Además, constatamos que el profesor también es un agresor que promueve la violencia a través de comentarios ofensivos. Identificamos que la violencia escolar en esos contextos impacta directamente en el proceso de enseñanza y aprendizaje de los individuos, porque en algunas situaciones origina que no quieran regresar al colegio y como consecuencia perjudican su desarrollo cognitivo, motor y social. Verificamos los profesores usan el dialogo para tratar de solucionar esos problemas, además de sugerir el trabajo conjunto entre colegio y padres como forma de reducir los casos de violencia. Consideraciones finales: evidenciamos la necesidad de planificar y desarrollar proyectos y estrategias que busquen la creación de un ambiente escolar que no permita la propagación de la violencia, a fin de que el colegio sea un lugar seguro para todos, y la enseñanza y aprendizaje sean efectivos independientemente de las condiciones físicas de cada individuo.
According to the World Health Organization, overweight/obesity has been considered an evil of the century. This is often due to the lack of healthy habits, including physical activity, a behavior that can influence the social, school, and psychological development of individuals who are often victims of violence. In this sense, this research aims to analyze the perception and action of the teacher of the municipal education network of Foz do Iguaçu, PR in relation to the violence faced by overweight/obese students and its influence on the teaching and learning processes. Therefore, it is a qualitative descriptive and exploratory research, having as an instrument of data generation an online questionnaire, and the content analysis that obtained the categories: Violence, physical and psychological acts; Violence inside and outside school; Violence and its influence on learning and Dialogue as a pedagogical action. Results: In all, 36 participating teachers reported that violence against overweight/obese children occurs in the form of physical, verbal, and psychological aggression, inside and outside school, with emphasis on verbal violence, in which students use pejorative and derogatory names about the physical condition of overweight/obese students. In addition, we found that the teacher is also an aggressor and that he promotes violence through offensive comments. We identified that school violence in these contexts directly impacts the teaching and learning process of individuals, as in some situations they end up not wanting to return to school, thus harming their cognitive, motor, and social development. We also verified that dialogue is an action used by teachers in an attempt to solve these problems, and that they suggest the work of parents and school together as a way to reduce the number of cases of violence. Final Considerations: we highlight the need for planning and developing projects and strategies that seek to create a school environment that allows the non-spreading of school violence, so that the school is a safe place for everyone, and teaching and learning are effective notwithstanding the physical conditions of every individual.
Keywords: Professores dos anos iniciais
Sobrepeso/obesidade
Violência escolar
Processos de ensino e aprendizagem
Profesores de inicial
Sobrepeso/obesidad
Violencia escolar
Procesos de enseñanza y aprendizaje
Early years teachers
Overweight/obesity
School violence
Teaching and learning processes
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Neres, Ailson Souza. Percepção do(a) professor(a) municipal em relação à violência enfrentada pelos alunos com sobrepeso/obesidade. 2022. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6014
Issue Date: 3-Mar-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ailson_Souza_Neres_2022.pdfDocumento principal1.85 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons