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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5983
Tipo do documento: Dissertação
Title: A música como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem no componente curricular de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Other Titles: usic as a pedagogical resource in teaching and learning process in the Science curricular component in the early years of Elementary School
Autor: Tavares, Marco Aurélio da Silva 
Primeiro orientador: Carvalho , Marco Antonio Batista
Primeiro membro da banca: Carvalho , Marco Antonio Batista
Segundo membro da banca: Alves , Fábio Lopes
Terceiro membro da banca: Fialho , Vania Aparecida Malagutti da Silva
Quarto membro da banca: Vilas Boas , Terezinha de Jesus Reis
Resumo: A utilização da música como recurso pedagógico nos Anos Iniciais oportuniza uma nova abordagem lúdica em sala de aula, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem, e contribuindo na criatividade dos alunos, no emocional, psicomotor, na socialização e no cognitivo. Em vista disso, a música, no ensino de Ciências, alinhada a objetivos bem traçados, poderá contribuir para o desenvolvimento integral do educando, transformando o senso comum em conhecimento científico. Para isso, faz-se necessário também valorizar a cultura na qual o aluno está inserido, para que ele possa construir os saberes por meio das relações com a música. A partir do contexto apresentado, este projeto de pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de alunos matriculados no 4º e 5º ano, em duas escolas da Rede Municipal de Educação, do município de Umuarama-PR, bem como dos docentes que atuam nas respectivas escolas, em turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, quanto ao uso da música como recurso pedagógico no Ensino de Ciências em sala de aula. A metodologia utilizada para a constituição e análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2016), com o objetivo de analisar qualitativamente informações textuais e discursivas. Além da pesquisa de campo realizada por meio das entrevistas, o trabalho envolveu levantamento e revisão bibliográfica e documental, à luz de autores da Educação Musical e educação em Ciências, que contribuíram na reflexão do objeto de estudo e elaboração da dissertação. Por meio das análises, constatou-se a relevância da música como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem no ensino de Ciências, e a sua importância no desenvolvimento do aluno, bem como a motivação para o aprender, um engajamento maior e mais ativo dos alunos em sala de aula, e a sensação de um ambiente mais alegre e agradável. Diante disso, vemos o quanto se faz necessária a continuidade de pesquisas e estudos sobre a utilização da música como recurso pedagógico no ensino de Ciências. Nas considerações finais, apresentam-se os resultados confrontados entre a pesquisa de campo e as pesquisas bibliográficas, para um efetivo diálogo entre teoria e prática, apontando pressupostos que corroborem as práticas do campo acadêmico-científico-escolar.
Abstract: The use of music as a pedagogical resource in the Early Years provides opportunities for a new playful approach in the classroom, enriching the teaching and learning process, and contributing to students' creativity, emotional, psychomotor, socialization and cognitive aspects. In view of this, music in the teaching of Science, in line with well-defined objectives, can contribute to the student's integral development, transforming common sense into scientific knowledge. For this, it is also necessary to value the culture in which the student is inserted, so that he can build knowledge through relationships with music. From the context presented, this research project aimed to investigate the perceptions of students enrolled in the 4th and 5th grade, in two schools of the Municipal Education Network, in the municipality of Umuarama - PR, as well as the teachers who work in the respective schools, in classes from 1st to 5th year of Elementary School I, regarding the use of music as a pedagogical resource in Science Teaching in the classroom. The methodology used for the constitution and analysis of data was the Textual Discursive Analysis (ATD) by Moraes and Galiazzi (2016), which aimed to qualitatively analyze textual and discursive information. In addition to the field research carried out through interviews, the work involved a survey and bibliographical and documental review, in the light of authors from Music Education and Science Education, who contributed to the reflection of the object of study and elaboration of the dissertation. Through the analyses, the relevance of music as a pedagogical resource in the teaching and learning process in Science teaching was found, and its importance in the student's development, as well as the motivation to learn, a greater and more active engagement of students. students in the classroom, and the feeling of a happier and more pleasant environment. Therefore, we see how much it is necessary to continue research and studies on the use of music as a pedagogical resource in the teaching of Science. In the final considerations, the results confronted between field research and bibliographic research are presented, for an effective dialogue between theory and practice, pointing out assumptions that corroborate the practices of the academic-scientific-school field
Keywords: Música
Ensino de Ciências
Recurso Pedagógico
Ensino Fundamental Anos Iniciais
Music
Science teaching
Pedagogical Resource
Elementary School Early Years
CNPq areas: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: Tavares, Marco Aurélio da Silva. A música como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem no componente curricular de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2021. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5983
Issue Date: 20-Dec-2021
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

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