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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5944
Tipo do documento: Dissertação
Title: Assédio moral no ambiente universitário, aspectos de um sofrimento (in)visível e possibilidades de intervenção: uma questão para a psicanálise e a educação
Other Titles: Moral harassment in the university environment, aspects of (in)visible suffering and possibilities for intervention: an issue for psychoanalysis and for education
Autor: Tonial, Poliane Talita 
Primeiro orientador: Gagliotto, Giseli Monteiro
Primeiro membro da banca: Gagliotto, Giseli Monteiro
Segundo membro da banca: Jacondino, Eduardo Nunes
Terceiro membro da banca: Santos, Vera Mácia Marques
Resumo: O presente estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação (PPGE/FB) na linha de pesquisa “Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores”, e ao “Laboratório e Grupo de Estudos Educação e Sexualidade (LABGEDUS)”, cuja temática tangencia os processos educativos. O objetivo principal é efetuar um levantamento nos bancos de dados das universidades públicas do estado do Paraná, com intuito de investigar as produções científicas já publicadas e/ou em desenvolvimento, relacionadas ao tema "assédio moral no ambiente universitário”. Seus desdobramentos se dão para promover um diálogo entre o assédio moral no ambiente universitário, a psicanálise e a educação como percursos do desenvolvimento humano. Realizamos uma pesquisa quali-quantitativa, de cunho bibliográfico, por meio de estudo teórico obtido a partir das produções científicas em nível de mestrado e doutorado, das Instituições Públicas de Ensino Superior do estado do Paraná, que tematizam o Assédio Moral no ambiente universitário, utilizando como descritores nossas categorias de análise nos bancos de dados CAPES e BDTD. Localizamos 17 (dezessete) universidades estaduais e federais, e 26 (vinte e seis) campus de Instituto Federal do Paraná. Sendo que 7 (sete) apresentam o curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, sendo, 1 (uma) federal e 6 (seis) estaduais. Além de 20 dissertações e 2 teses. No entanto, nenhuma delas tematizavam especificamente sobre o assédio moral no ambiente universitário. Apresentamos também, os cursos de pós-graduação stricto sensu que estas pesquisas estão inseridas, não se atendo apenas a uma área do conhecimento, sendo desde a área da administração, saúde, direito e políticas públicas. Os dados também foram dispostos em gráficos e tabelas para melhor visualizar as pesquisas e instituições. Deste material, a maior parte está voltada para o assédio moral no ambiente de trabalho, porém, referindo-se ao sofrimento psíquico da vítima. Pesquisas voltadas para o assédio moral no ambiente acadêmico ainda são poucas, mas evidenciamos que muitos estudos se aproximaram dessa pesquisa por estarem voltadas ao meio educacional, ou seja, voltadas a educação básica. A presente pesquisa busca gerar debates sobre o assédio moral no espaço acadêmico-universitário, no sentido de fomentar o desenvolvimento de futuras pesquisas sobre a temática e que estas contribuam para a prevenção e combate ao assédio moral.
Abstract: This study is linked to the Master's Graduate Program in Education (PPGE/FB) in the research line "Culture, Educational Processes and Teacher Training", and to the "Laboratory and Study Group Education and Sexuality (LABGEDUS)", whose theme touches on educational processes. The main objective is to carry out a survey in the databases of public universities in the state of Paraná, in order to investigate scientific productions already published and/or in development, related to the theme "moral harassment in the university environment". promote a dialogue between moral harassment in the university environment, psychoanalysis and education as paths of human development. We carried out a qualitative and quantitative research, of a bibliographic nature, through a theoretical study obtained from scientific production at the master's level and PhD, from Public Institutions of Higher Education in the state of Paraná, which discuss Moral Harassment in the university environment, using as descriptors our analysis categories in the CAPES and BDTD databases. We located 17 (seventeen) state and federal universities, and 26 ( twenty-six) campus of the Federal Institute of Paraná. Stricto Sensu action in Education, 1 (one) federal and 6 (six) state. In addition to 20 dissertations and 2 theses. However, none of them specifically focused on bullying in the university environment. We also present the stricto sensu postgraduate courses in which these researches are inserted, not just focusing on one area of knowledge from the area of administration, health, law and public policy. Data were also displayed in graphs and tables to better visualize research and institutions. Most of this material was focused on bullying in the workplace, however, referring to the psychological suffering of the victim. Researches aimed at moral harassment in the academic environment are still few, but we show that many researches have approached this research because they are focused on the educational environment, that is, focused on basic education. This research seeks to generate debates on bullying in the academic-university space, in order to encourage the development of future research on the subject and that these contribute to the prevention and combat of bullying.
Keywords: Assédio moral
Universidade
Sofrimento
Psicanálise
Educação
Moral harassment
University
Suffering
Psychoanalysis
Education
CNPq areas: FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: TONIAL, Poliane Talita. Assédio moral no ambiente universitário, aspectos de um sofrimento (in)visível e possibilidades de intervenção: uma questão para a psicanálise e a educação. 2021. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5944
Issue Date: 8-Nov-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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