Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5888
Tipo do documento: Dissertação
Title: Do nacionalismo ao neoliberalismo: reflexões acerca da docência em Geografia no Brasil
Other Titles: From nationalism to neoliberalism: reflections on Geography teaching in Brazil
Autor: Käfer, Giovani Luiz 
Primeiro orientador: Mormul, Najla Mehanna
Primeiro membro da banca: Mormul, Najla Mehanna
Segundo membro da banca: Sampaio, Fernando dos Santos
Terceiro membro da banca: Girotto, Eduardo Donizeti
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo compreender a docência em Geografia presente nas leis, documentos e reformas educacionais dos projetos políticos Nacionalista e Neoliberal brasileiros, tendo como base dois momentos que acreditamos ser centrais na consolidação da nação brasileira: o primeiro da década de 1930 até o ano de 1964, marcado pela presença de políticas nacionalistas; e o segundo de 1985 até o ano de 2018, respaldado pelos projetos políticos neoliberais. A década de 1930 foi um momento de grandes incursões políticas e reformas econômicas no país, por exemplo: o golpe de Getúlio Vargas (1930), homologação da nova Constituição de 1934 e a criação da Universidade de São Paulo (USP, 1934), berço do primeiro curso de Geografia no Brasil. Ao longo dos anos o Nacionalismo, enquanto política pública e econômica adotada nos governos de Getúlio Vargas (1930-1945 / 1951-1954) e Juscelino Kubistchek (1956-1961), cedeu espaço ao Neoliberalismo a partir da década de 1990. Oriundas da política neoliberal, muitas mudanças ocorreram no setor político e econômico nacional que resultaram em verdadeiras ofensivas ao setor educacional e, consequentemente, à docência em Geografia. Portanto, com esse trabalho, buscamos compreender a influência exercida pelas políticas nacionalistas e neoliberais na educação e na docência em Geografia, uma vez que consideramos o tema importante para repensarmos o lugar da docência na atualidade. Para isso tornou-se necessária a recuperação histórica nacional a fim de abordar os principais aspectos que marcaram esse período, bem como os objetivos vinculados ao professor de Geografia. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental tendo como aporte teórico produções e escritos de Paul Vidal de La Blache (1928), Delgado de Carvalho (1925, 1945), Fernando de Azevedo (1971), Pierre Monbeig (1935), Rui Ribeiro de Campos (2011), Bernadete Angelina Gatti (2009, 2010, 2013), Antônio Nóvoa (1995, 2011), Milton Santos (1977, 1999, 2004, 2011), entre outros, além de leis e reformas como: Reforma Francisco Campos (1931), Reforma Capanema (1942), Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961, 1971 e 1996, Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997-98, Planos Nacionais de Educação de 2001 e 2014, Reforma do Ensino Médio (2017), Base Nacional Comum Curricular (2017), entre outros, a fim de entendermos a interferência dos projetos políticos e documentos educacionais no exercício da docência em Geografia no Brasil. Enquanto pesquisa teórica realizamos um levantamento das produções acadêmicas e literárias sobre o tema, tendo em vista o avanço das discussões acerca da docência em Geografia. A partir desse levantamento observamos discussões que tratam o professor de forma idealizada, ou seja, que possui condições favoráveis para um trabalho crítico e reflexivo alheio às intervenções políticas, econômicas e sociais. Contudo, percebemos a existência de poucas pesquisas que atrelam a docência em Geografia aos interesses conjunturais, isto é, como os interesses políticos e econômicos da classe dominante interferem no trabalho docente. Desta forma, verificamos dois grandes momentos da Geografia ensinada na escola: uma desprovida de qualquer senso crítico; e outra apresentando caráter crítico-reflexivo tanto na formação docente quanto no ensino da Geografia. Ambas, porém, não deixaram de sofrer interferência dos poderes políticos e econômicos que ainda hoje atuam como mantenedores dos interesses da classe dominante.
Abstract: This dissertation aims to understand the teaching in Geography present in laws, documents and educational reforms of Brazilian Nationalist and Neoliberal political projects, based on two moments that we believe that are central to the consolidation of the Brazilian nation: the first from 1930s to 1964, marked by the presence of nationalist policies; and the second from 1985 to 2018, supported by neoliberal political projects. The 1930s were a time of major political incursions and reforms in the country, for example: Getulio Vargas’ coup (1930), ratification of the new Constitution of 1934 and the creation of the University of São Paulo (USP, 1934), birthplace of the first Geography course in Brazil. Over the years, Nationalism, as a public and economic policy adopted in the governments of Getulio Vargas (1930-1945 / 1951-1954) and Juscelino Kubistchek (1956-1961), gave way to Neoliberalism from the 1990s onwards. Arising from neoliberal policy, many changes took place in the national political and economic sector that resulted in real offensives to the educational sector and, consequently, to the Geography teacher. Therefore, with this dissertation we seek to understand the influence exerted by nationalist and neoliberal policies on education and on Geography teaching, since we consider the theme important to rethink the place of teaching nowadays. For this purpose, a national historical review became necessary in order to address the main aspects that marked this period, as well as the objectives linked to the Geography teacher. This research is characterized as bibliographical and documentary, having as theoretical support the productions and writings of Paul Vidal de La Blache (1928), Delgado de Carvalho (1925, 1945), Fernando de Azevedo (1971), Pierre Monbeig (1935), Rui Ribeiro de Campos (2011), Bernadete Angelina Gatti (2009, 2010, 2013), Antônio Nóvoa (1995, 2011), Milton Santos (1977, 1999, 2004, 2011), and others, in addition to laws and reforms such as: Reforma Francisco Campos (1931), Reforma Capanema (1942), Diretrizes e Bases da Educação Nacional of 1961, 1971 and 1996, Parâmetros Curriculares Nacionais of 1997-98, Planos Nacionais de Educação of 2001 and 2014, Reforma do Ensino Médio (2017), Base Nacional Comum Curricular (2017), and others, in order to understand the interference of the political projects and educational documents in the exercise of teaching Geography in Brazil. As a theoretical research, we carried out a survey of academic and literary productions about the theme, in view of the progress of discussions about teaching Geography. Through this survey, we observed discussions about the idealization of the teacher, in other words, who have favorable conditions for a critical and reflective teaching apart from political, economic and social interventions. However, we notice that there is little research linking teaching Geography to conjunctural interests, i.e., how the political and economic interests of the ruling class interfere in the teaching work. Therefore, we can see two great moments of the Geography taught at schools: one devoid of any critical sense; and another presenting a critical-reflective character both in teacher training and in Geography teaching. Both, however, did not cease to suffer interference from the political and economic powers that even today act as maintainers of the interests of the ruling class.
Keywords: Geografia
História
Educação
Trabalho
Docência
Geography
History
Education
Work
Teaching
CNPq areas: GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Francisco Beltrão
Citation: KÄFER, Giovani Luiz. Do nacionalismo ao neoliberalismo: reflexões acerca da docência em Geografia no Brasil. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5888
Issue Date: 31-Aug-2021
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giovani_Luiz_Käfer_2021.pdf969.07 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons