Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5862
Tipo do documento: Dissertação
Title: Restauração conservadora na educação: um estudo sobre o projeto das escolas cívico-militares no Brasil
Other Titles: Conservative restoration in education: a study on the project of civic-military schools in Brazil
Autor: Silva, Thayane Ellen Machado da 
Primeiro orientador: Souza, Silvana Aparecida de
Primeiro membro da banca: Martins, Fernando José
Segundo membro da banca: Nogueira, Francis Mary Guimarães
Terceiro membro da banca: Yannoulas, Silvia Cristina
Resumo: Nos últimos anos, a educação pública brasileira tem enfrentado vários retrocessos por conta de disputas ideológicas voltadas a atender aos interesses da agenda neoconservadora por meio de mudanças instituídas, principalmente, pelo governo federal. Neste trabalho será tratado especificamente sobre o Programa Nacional de Escolas Cívico-militares, programa federal criado em 2019 por meio do Decreto n° 10.004/2019, que consiste na militarização das escolas públicas de todo o país, estaduais e municipais, mediante a participação dos militares das Forças Armadas ou policiais e bombeiros militares na gestão escolar em forma de parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Defesa. A defesa para a criação das escolas cívico-militares foi a alegação da melhoria da qualidade do ensino e o aumento da nota nas avaliações em larga escala por meio de um ensino que prioriza a rígida disciplina militar. No entanto, este modelo de escola militarizada pode ser considerado uma forma de restauração conservadora na educação, na união do neoconservadorismo e do neoliberalismo pelo interesse em transformar a escola pública em uma escola que atenda aos interesses do capital. Portanto, a fim de compreender as questões didáticas e pedagógicas, mas também compreender a contextualização do processo de ideologização conservadora na educação, o texto foi divido para inicialmente compreender sobre o contexto histórico de ampliação do pensamento militarizado na sociedade, para então conhecer o processo de criação das escolas militarizadas e posteriormente analisar a constitucionalidade e a ideologia das escolas cívicomilitares enquanto uma escola cujas características são muito distantes de uma escola como consta na Constituição Brasileira de 1988, na LDB e no ECA. Para a realização dessa pesquisa, de caráter qualitativo, foi feita pesquisa bibliográfica em textos científicos e análise dos documentos. Constatou-se ao fim da pesquisa que a escola cívico-militar é o resultado dos interesses neoconservadores em instituir uma escola que atenda as necessidades do capital, isto é, que ensine a obedecer, esvaziada de conteúdos críticos e que faça o papel de propagar a ideologia conservadora na sociedade.
Abstract: In recent years, Brazilian public education has faced several setbacks due to ideological disputes aimed at serving the interests of the neoconservative agenda through changes instituted mainly by the federal government. This paper will specifically address the National Program of Civic-military Schools, a federal program created in 2019 through Decree No. 10,004/2019, which consists of the militarization of public schools across the country, state and municipal, through the participation of military personnel from the Armed Forces or military police officers and firefighters in school management in the form of a partnership between the Ministry of Education and the Ministry of Defense. The defense for the creation of civic-military schools was the claim of improvement in the quality of education and the increase of scores in large-scale evaluations through an education that prioritizes strict military discipline. However, this militarized school model can be considered a form of conservative updating in education, in the union of neoconservatism and neoliberalism for the interest in transforming the public school into a school that meets the interests of capital. Therefore, in order to understand didactic and pedagogical issues, but also to understand the contextualization of the process of conservative ideology in education, the text was divided to initially understand the historical context of the expansion of militarized thinking in society, to then know the process of creating militarized schools and subsequently analyze the constitutionality and ideology of civic-military schools as a school whose characteristics are very different from a school as stated in the Brazilian Constitution of 1988, the LDB and the ECA. In order to carry out this qualitative research, a bibliographical survey of scientific texts and document analysis was carried out. It was verified at the end of the research that the civicmilitary school is the result of neoconservative interests in instituting a school that meets the needs of the capital, that is, that teaches to obey, emptied of critical content, and that plays the role of propagating conservative ideology in society.
En los últimos años, la educación pública brasileña ha enfrentado varios reveses debido a disputas ideológicas destinadas a satisfacer los intereses de la agenda neoconservadora através de cambios instituidos, principalmente, por el gobierno federal. Este trabajo abordará específicamente el Programa Nacional de Escuelas Cívico-Militares, un programa federal creado en 2019 a través del Decreto n° 10.004/19, que consiste en la militarización de las escuelas públicas de todo el país, estatales y municipales, mediante la participación de militares de las Fuerzas Armadas o policías militares y bomberos en la gestión escolar en forma de alianza entre el Ministerio de Educación y el Ministerio de Defensa. La defensa de la creación de escuelas cívico-militares fue el reclamo de mejorar la calidad de la enseñanza y elevar la nota en las evaluaciones de gran escala a través de una enseñanza que prioriza la rígida disciplina militar. Sin embargo, este modelo de escuela militarizada puede considerarse una forma de restauración conservadora en la educación, en la unión del neoconservadurismo y el neoliberalismo por el interés de transformar la escuela pública en una escuela que responda a los intereses del capital. Por lo tanto, para comprender las cuestiones didácticas y pedagógicas, pero también para comprender la contextualización del proceso de ideologización conservadora en la educación, el texto se dividió para comprender inicialmente el contexto histórico de la expansión del pensamiento militarizado en la sociedad, y luego conocer el proceso de creación de las escuelas militarizadas y luego analizar la constitucionalidad y la ideología de las escuelas cívico-militares como una escuela cuyas características son muy distantes de una escuela como está establecido en la Constitución brasileña de 1988, en la LDB y en lo ECA. Para llevar a cabo esta investigación cualitativa se realizó investigación bibliográfica en textos científicos y análisis de documentos. Se encontró al final de la investigación que la escuela cívico-militar es el resultado de intereses neoconservadores en establecer una escuela que responda a las necesidades del capital, es decir, que enseñe a obedecer, vaciada de contenido crítico y que juegue el papel de propagar la ideología conservadora en la sociedad.
Keywords: Escolas cívico-militares
Militarização
Educação
Civic-military schools
Militarization
Education
Escuelas cívico-militares;
Militarización
Educación
CNPq areas: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Silva, Thayane Ellen Machado da. Restauração conservadora na educação: um estudo sobre o projeto das escolas cívico-militares no Brasil. 2021. 137 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5862
Issue Date: 17-Nov-2021
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thayane_Ellen_Machado_da_Silva.pdfDocumento principal1.01 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.