Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5742
Tipo do documento: Dissertação
Title: O Conceito de Função do Contexto Universitário ao Contexto Escolar
Other Titles: The Concept of Function of the University Context to the School Context
Autor: Silva, Carla Renata Garcia Xavier da 
Primeiro orientador: Lazo, Pedro Pablo Durand
Primeiro membro da banca: Lazo, Pedro Pablo Durand
Segundo membro da banca: Sanguino Bejarano, Santos Richard Wieller
Terceiro membro da banca: Vicente, André
Resumo: O conceito de função é tratado de formas diversas dependendo do contexto. No entanto, muitas vezes a apresentação do conceito é vaga. Neste trabalho, trazemos uma discussão sobre o conceito de função e suas propriedades a m de estabelecer um enunciado formal e preciso da de nição de função. Investigamos as abordagens deste conceito nos contextos universitário e escolar com o objetivo de veri car se o conceito matemático corresponde à noção que se trabalha na escola. Para isso, analisamos textos universitários e livros didáticos do PNLD disponíveis na Internet e observamos que os abusos de linguagem e de notação podem distorcer este conceito. Como resultado, apresentamos a fundamentação metodológica do ensino deste conceito a partir das disciplinas oferecidas nos cursos de licenciatura.
Abstract: The concept of function is treated in di erent ways depending on the context. However, the presentation of the concept is often vague. In this work, we bring a discussion about the concept of function and its properties in order to estabilish a formal and precise statement of a function de nition. We investigate the approaches of this concept in university and school contexts with the aim of verifying if the mathematical concept corresponds to the notion that is used at school. For this, we analyzed university texts and PNLD textbooks available on the internet and observed that language and notation abuses can distort this concept. As a result, we present the methodological foundations for teaching this concept from de subjects o ered in undergraduate courses.
Keywords: Ensino de Matemática
Mathematics education
CNPq areas: MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática
Campun: Cascavel
Citation: SILVA, Carla Renata Garcia Xavier da. O Conceito de Função do Contexto Universitário ao Contexto Escolar. 2021. 66 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5742
Issue Date: 15-Oct-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carla_Silva2021.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons