Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/5742
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O Conceito de Função do Contexto Universitário ao Contexto Escolar |
Other Titles: | The Concept of Function of the University Context to the School Context |
Autor: | Silva, Carla Renata Garcia Xavier da |
Primeiro orientador: | Lazo, Pedro Pablo Durand |
Primeiro membro da banca: | Lazo, Pedro Pablo Durand |
Segundo membro da banca: | Sanguino Bejarano, Santos Richard Wieller |
Terceiro membro da banca: | Vicente, André |
Resumo: | O conceito de função é tratado de formas diversas dependendo do contexto. No entanto, muitas vezes a apresentação do conceito é vaga. Neste trabalho, trazemos uma discussão sobre o conceito de função e suas propriedades a m de estabelecer um enunciado formal e preciso da de nição de função. Investigamos as abordagens deste conceito nos contextos universitário e escolar com o objetivo de veri car se o conceito matemático corresponde à noção que se trabalha na escola. Para isso, analisamos textos universitários e livros didáticos do PNLD disponíveis na Internet e observamos que os abusos de linguagem e de notação podem distorcer este conceito. Como resultado, apresentamos a fundamentação metodológica do ensino deste conceito a partir das disciplinas oferecidas nos cursos de licenciatura. |
Abstract: | The concept of function is treated in di erent ways depending on the context. However, the presentation of the concept is often vague. In this work, we bring a discussion about the concept of function and its properties in order to estabilish a formal and precise statement of a function de nition. We investigate the approaches of this concept in university and school contexts with the aim of verifying if the mathematical concept corresponds to the notion that is used at school. For this, we analyzed university texts and PNLD textbooks available on the internet and observed that language and notation abuses can distort this concept. As a result, we present the methodological foundations for teaching this concept from de subjects o ered in undergraduate courses. |
Keywords: | Ensino de Matemática Mathematics education |
CNPq areas: | MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Program: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática |
Campun: | Cascavel |
Citation: | SILVA, Carla Renata Garcia Xavier da. O Conceito de Função do Contexto Universitário ao Contexto Escolar. 2021. 66 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/5742 |
Issue Date: | 15-Oct-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Carla_Silva2021.pdf | 1.71 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License