Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5739
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMendonça, João Daniel dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9707382430914485por
dc.contributor.advisor1Dechechi, Eduardo Cesar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0232503428559756por
dc.contributor.referee1Damke, Elói Junior-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2953634577751958por
dc.contributor.referee2Sobrinho , José Cardoso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2780722238505203por
dc.date.accessioned2022-01-26T18:35:08Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.citationMendonça, João Daniel dos Santos. Orientação para inovação e vantagem competitiva: um estudo na Lar Cooperativa. 2021. 109 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5739-
dc.description.resumoA inovação tem sido considerada tema central em estudos organizacionais. Essa centralidade se deve ao fato da inovação ser conectada ao desempenho de diversos formatos organizacionais. Embora sendo apontada como um fator crítico para a obtenção de vantagem competitiva, poucos estudos tem avaliado se a inovação produz relações estatisticamente significativas com a vantagem competitiva nas empresas. Desse modo, o objetivo da presente pesquisa foi avaliar as relações entre grau de orientação à inovação e vantagem competitiva na Lar Cooperativa. O estudo se justifica dado o vertiginoso crescimento da Lar Cooperativa, apesar do ambiente turbulento de pandemia e desafios econômicos, consegue se manter líder do setor. Para isso elaborou-se o seguinte problema de pesquisa: Quais são as relações entre grau de orientação à inovação e vantagem competitiva na Lar Cooperativa? Para chegar aos objetivos propostos, definiu-se por uma metodologia quantitativa com fragmentos qualitativos, de observação sistemática e empírica, fazendo uso de ampla fonte documental, visitas e feedbacks periódicos à empresa. Analisados os dados por meio de estatísticas descritivas e análises de correlações revelaram associações positivas, embora discretas, entre inovação e vantagem competitiva os resultados obtidos indicaram uma percepção madura dos colaboradores quanto a efetividade da inovação incremental em detrimento da radical.por
dc.description.abstractInnovation has been considered a central theme in organizational studies. This centrality is due to the fact that innovation is connected to the performance of several organizational formats. Although it has been identified as a critical factor in obtaining competitive advantage, few studies have evaluated whether innovation produces statistically significant relationships with competitive advantage in companies. Thus, the objective of this research was to evaluate the relationship between the degree of innovation orientation and competitive advantage at Lar Cooperativa. The study is justified given Lar Cooperativa's vertiginous growth; despite the turbulent environment of pandemics and economic challenges, it manages to remain the sector leader. To this end, the following research problem was formulated: What are the relationships between the degree of innovation orientation and competitive advantage at Lar Cooperativa? To reach the proposed objectives, a quantitative methodology with qualitative fragments was defined, of systematic and empirical observation, making use of a wide documental source, visits and periodic feedbacks to the company. After analyzing the data by means of descriptive statistics and correlation analysis revealed positive associations, although discrete, between innovation and competitive advantage. The results obtained indicated a mature perception of the collaborators regarding the effectiveness of incremental innovation in detriment of radical innovation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2022-01-26T18:35:08Z No. of bitstreams: 2 João_Daniel_dos_Santos_Mendonça_2021.pdf: 3509210 bytes, checksum: d2d2d26d6cf0cdd4fa7ddf3c88001034 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-26T18:35:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 João_Daniel_dos_Santos_Mendonça_2021.pdf: 3509210 bytes, checksum: d2d2d26d6cf0cdd4fa7ddf3c88001034 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-12-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.subjectVantagem competitivapor
dc.subjectInnovationeng
dc.subjectOrganizational cultureeng
dc.subjectCompetitive advantageeng
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIApor
dc.titleOrientação para inovação e vantagem competitiva: um estudo na Lar Cooperativapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João_Daniel_dos_Santos_Mendonça_2021.pdfDocumento principal3.43 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons