Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5702
Tipo do documento: Dissertação
Title: Revisão e reescrita textual no ensino de língua portuguesa nos anos iniciais: um olhar para os documentos educacionais
Other Titles: Revision and textual rewriting on teaching portuguese language in elementary school
Autor: Onofre, Jaqueline de Freitas 
Primeiro orientador: Lunardelli, Mariangela Garcia
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Flávio Luis Freire
Segundo membro da banca: Martins, Maridelma Laperuta
Resumo: À luz dos pressupostos bakhtinianos acerca de dialogismo, discurso e enunciado, esta pesquisa procura investigar se/como os documentos educacionais da Educação Básica que orientam o currículo do município de Foz do Iguaçu – Paraná, nos níveis federal, estadual e municipal, propõem o trabalho de revisão e reescrita textual para as aulas de Língua Portuguesa. Justificase esta pesquisa pela necessidade de investigar e afirmar/negar se existem orientações assertivas ao professor que contribuam para o seu trabalho de corrigir textos nas aulas de Língua Portuguesa, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo, elencamos as seguintes questões de pesquisa: os documentos educacionais, que orientam o currículo do Ensino Fundamental I no município de Foz do Iguaçu, propõem o trabalho de revisão e reescrita textual? Se propõem, como ocorrem essas orientações? Esta pesquisa é, pois, de natureza qualitativa, com finalidade básica e descritiva, considerando o caráter sócio-históricodiscursivo proposto por Bakhtin e seu Círculo e utiliza como fio condutor a Análise Dialógica do Discurso (ADD) sob o viés bakhtiniano. A partir da ADD, analisamos como ocorre o estatuto da revisão e reescrita de textos nesses documentos, a fim de oportunizar aos professores de Língua Portuguesa orientações teórico-metodológicas que lhes possibilitem um maior entendimento sobre a revisão textual-interativa e lhes proporcionem dinamizar as correções de textos em sala de aula. Como resultados, consideramos que existe uma carência dos documentos educacionais quanto às orientações sobre o que pode ser revisto na produção escrita. Observamos também que os documentos em estudo não apresentam viés teórico sobre o momento de revisão e reescrita textual e que, em alguns documentos, aparecem orientações e encaminhamentos incertos/imprecisos para o professor.
Abstract: In light of Bakhtinian assumptions about dialogism, speech and utterance, this research seeks to investigate if/how the educational documents of Basic Education guides the curriculum of the city of Foz do Iguaçu – Paraná, at federal, state and county levels, propose the work revision and textual rewriting for Portuguese language classes. This research is justified by the need to investigate and affirm/deny whether there are assertive guidelines for the teacher that contribute to their work of correcting texts in Portuguese Language classes, especially in early years of elementary school. Thus, we listed the following research questions: do the educational documents, which guide the curriculum of Elementary School I in the county of Foz do Iguaçu, propose the work of textual revision and rewriting? If proposed, how do these guidelines occur? This research is, therefore, of a qualitative nature, with a basic and descriptive purpose, considering the socio-historical-discursive character proposed by Bakhtin and his Circle, and uses Dialogic Discourse Analysis (DDA) as a guideline under the Bakhtinian bias. Based on the ADD, we analyze how the status of revision and rewriting of texts in these documents occurs, in order to provide Portuguese Language teachers with theoretical and methodological guidelines that enable them to have a greater understanding of textual-interactive revision and enable them to streamline corrections of texts in the classroom. As a result, we consider that there is a lack of educational documents regarding guidelines on what can be reviewed in written production. We also observed that the documents under study do not present a theoretical bias regarding the moment of revision and textual rewriting and that, in some documents, uncertain/inaccurate guidelines and directions for the teacher appear.
A la luz de los postulados bakhtinianos sobre dialogismo, discurso y enunciado, esta pesquisa busca investigar si/cómo los documentos educativos de la Educación Básica que orientan el plan de estudios del municipio de Foz do Iguaçu - Paraná, a nivel federal, estatal y municipal, proponen el trabajo de revisión y reescritura textual para las clases de Lengua Portuguesa. Esta investigación se justifica por la necesidad de afirmar/negar si existen orientaciones asertivas al profesor que contribuyan para el trabajo de corrección y evaluación de textos en las clases de lengua portuguesa, especialmente en la enseñanza primaria. Así, enumeramos las siguientes preguntas de investigación: ¿Los documentos educativos que orientan el currículo de la Enseñanza Primaria en la ciudad de Foz do Iguaçu proponen el trabajo de revisión y reescritura textual? Si lo hacen, ¿cómo se producen estas orientaciones? Esta investigación es, por tanto, de carácter cualitativo, con finalidad básica y descriptiva, considerando el carácter socialhistorico-discursivo propuesto por Bakhtín y su Círculo, utiliza del Análisis Dialógico del Discurso (ADD) como hilo conductor desde la perspectiva bakhtiniana. A partir del ADD, analizamos cómo se produce el estado de revisión y reescritura de los textos en estos documentos, con el fin de proporcionar a los profesores de lengua portuguesa pautas teóricas y metodológicas que les permitan comprender mejor la revisión textual-interactiva y les den la oportunidad de agilizar las correcciones de los textos en el aula. Como resultados, consideramos que faltan documentos educativos sobre las pautas de lo que se puede revisar en la producción escrita. También observamos que los documentos estudiados no presentan un sesgo teórico sobre el momento de la revisión y la reescritura textual y que, en algunos documentos, aparecen directrices e indicaciones inciertas/imprecisas para el profesor.
Keywords: Revisão textual
Documentos educacionais
Análise dialógica do discurso
Textual review
Educational documents
Dialogic discourse analysis
Análisis dialógico del discurso
Revisión del texto
Documentos educativos
CNPq areas: EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Onofre, Jaqueline de Freitas. Revisão e reescrita textual no ensino de língua portuguesa nos anos iniciais: um olhar para os documentos educacionais. 2021. 175 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5702
Issue Date: 2-Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jaqueline_de_Freitas_Onofre_2021.pdfDocumento principal2.6 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons