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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5605
Tipo do documento: Dissertação
Title: O ensino do processo de referenciação no 6º ano do Ensino Fundamental: progressão textual por anáfora
Other Titles: The teaching of reference processes in the 6th year of Elementary School: textual progression by anaphora
Autor: Jankoski, Joslei Aparecida Hank 
Primeiro orientador: Sella, Aparecida Feola
Primeiro membro da banca: Sella, Aparecida Feola
Segundo membro da banca: Souza Tasso, Ismara Eliane Vidal de
Terceiro membro da banca: Corbari, Clarice Cristina
Quarto membro da banca: Oliveira, Valdeci Batista de Melo
Quinto membro da banca: Castela, Greice da Silva
Resumo: Nesta dissertação, relata-se pesquisa sobre o ensino do substantivo no livro didático de língua portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental e propõe-se trabalho de análise linguística com a finalidade de contribuir com o ensino da produção escrita. Teve-se como objetivo geral apresentar uma unidade didática sobre o ensino do substantivo como elemento que integra a progressão textual por anáfora, para o que foi considerado determinado livro didático para o desenvolvimento da pesquisa. À luz da teoria da referenciação, seguiu-se a perspectiva de que mecanismos linguísticos, especificamente substantivos, servem como pistas representativas na produção de textos. Desenvolveram-se revisão bibliográfica, análise de livro didático, elaboração e proposição de unidade didática, cujo enfoque é o ensino da referenciação anafórica por meio de substantivos no 6º ano do Ensino Fundamental. A base teórica desta pesquisa constitui-se em Antunes (2003; 2007), Koch (2000; 2003; 2005; 2018a; 2018b), Koch e Elias (2018), Marcuschi (2001; 2005a; 2005b; 2008; 2012), dentre outros. Verificou-se que a abordagem do substantivo, no livro didático, não considera os processos de retomada. Por isso, a proposta didática aqui constante enfoca a identificação do processo de referenciação no desenvolvimento de competência linguística dos alunos, não somente no ambiente escolar, mas também na sua vida como um todo, uma vez que se trata de um fenômeno de língua que indica pontos de vista do produtor do texto. Apresenta-se o substantivo como elemento que compõe estrutura sintática (o sintagma nominal), responsável em grande parte pela progressão textual. Portanto, sugere-se que a referenciação serve para demonstrar que o substantivo é elemento integrante dos juízos de valor que residem nos sentidos presentes nos textos.
Abstract: This Master thesis reports a research on the approach of nouns in a Portuguese textbook for the 6th year of Elementary School and proposes linguistic analysis activities with the aim to contribute to the teaching of writing. The general objective is to present a didactic unit for addressing the noun as a constitutive element of textual progression by anaphora, and, for achieving this goal, we considered the results of a textbook analysis. In the light of the Reference theory, we followed the perspective that linguistic mechanisms, specifically the nouns, are important clues in written texts. We carried out bibliographic review and textbook analysis, based on which we developed a didactic unit for the 6th year of Elementary School, focusing on the use of nouns for anaphorical reference. Our theoretical framework is based on Antunes (2003; 2007), Koch (2000; 2003; 2005; 2018a; 2018b), Koch and Elias (2018), Marcuschi (2001; 2005a; 2005b; 2008; 2012), among others. We verified that the addressing of nouns proposed in the textbook does not consider the anaphorical processes. For this reason, the didactic proposition presented here focuses on the identification of the referencing process in the development of the students’ linguistic competence not only in the educational context, but also in their broad social context, since it is related to a linguistic phenomenon that indicates the text producer’s viewpoints. We present the noun as an element that constitutes a syntactic structure (the noun phrase) that is largely responsible for text progression. Therefore, we suggest that Reference serves to demonstrate that the noun is an element that convey value judgments in the meanings triggered in the texts.
Keywords: Livro didático
Substantivo
Referenciação
Textbook
Noun
Reference
CNPq areas: Linguagem e Letramento
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: JANKOSKI, Joslei Aparecida Hank. O ensino do processo de referenciação no 6º ano do Ensino Fundamental: progressão textual por anáfora. 2021. 107 f. Dissertação (Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5605
Issue Date: 5-May-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

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