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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5602
Tipo do documento: Dissertação
Title: Acesso e integralidade na saúde bucal no Brasil: análise a partir dos dados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB)
Other Titles: Access and integrality in oral health in Brazil: analysis based on data from the National Program for Improving Access and Quality in Primary Care (PMAQ-AB)
Autor: Pezzini, Muriel Stein 
Primeiro orientador: Rizzotto, Maria Lucia Frizon
Primeiro membro da banca: Rizzotto, Maria Lucia Frizon
Segundo membro da banca: Melo Baltazar, Mariângela Monteiro de
Terceiro membro da banca: Pinto, Marcia Helena Baldani
Resumo: A presente pesquisa de natureza quantitativa, teve como objetivo geral analisar a evolução da assistência odontológica nas regiões do Brasil, em relação ao acesso e integralidade da atenção, a partir dos dados dos três ciclos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. O programa foi implantado em 2011 e consistiu uma proposta de mudanças no funcionamento e oferta da Atenção Básica, com o objetivo de melhorar o acesso e a qualidade dos serviços. Os três ciclos ocorreram nos anos de 2011-2012, 2013-2014 e 2015-2018. Uma das fases do programa foi a avaliação externa, na qual profissionais de saúde e usuários responderam um questionário relativo ao processo de trabalho das equipes de referência, entre outros aspectos. Para realizar uma comparação válida foram selecionadas questões da avaliação externa, formuladas da mesma forma nos diferentes ciclos do programa, em um total de 18. Sobre o acesso foi analisada a inserção das Equipes de Saúde Bucal com base no total de equipes participantes dos três ciclos, e foram selecionadas três variáveis do primeiro e terceiro ciclo respondidas pelos usuários. Sobre integralidade foram selecionadas 14 variáveis, dos três ciclos do programa, respondidas pelos profissionais de saúde bucal. A amostra sobre acesso foi composta por 17.202 equipes no primeiro ciclo, 29.778 no segundo e 37.350 no terceiro, e por 46.362 usuários do primeiro e 62.161 do terceiro, a amostra sobre integralidade se consistiu 12.403 Equipes de Saúde bucal no primeiro ciclo, 18.364 no segundo e 22.993 no terceiro ciclo. Os dados foram coletados no site do Ministério da Saúde, agrupados por regiões do País, apresentados na forma de tabelas e gráficos e analisados por estatística descritiva (testes Qui-quadrado e Marascuilo). Entre os resultados observou-se: redução na proporção de equipes com saúde bucal no País de 72,1% no primeiro ciclo para 61,7% no segundo e 61,6% no terceiro ciclo, com os maiores valores nas regiões Nordeste 85,5% e Centro Oeste 83,4% no primeiro ciclo; crescimento no agendamento de primeira consulta de 56,0% no primeiro ciclo para 92,0% no terceiro; elevado atendimento à demanda espontânea, com valores superiores a 96,0% no terceiro ciclo em todas as regiões. A existência de atendimento especializado foi menor que 71,0% em todas as regiões no último ciclo e a referência de estomatologia apresentou os maiores índices de crescimento, sendo 18,0% no Brasil do primeiro para o último ciclo. Conclui-se que ocorreram mudanças no perfil dos serviços odontológicos na atenção básica e que as característica socioeconômicas, o processo de trabalho e o modelo assistencial de cada região refletem na cobertura, qualidade e utilização dos serviços odontológicos. As regiões onde a Estratégia Saúde da Família está mais consolidada e com maior cobertura, mostram resultados mais favoráveis à atenção em saúde bucal.
Abstract: The present study, which is of quantitative approach, seeks to analyze the evolution of oral health within Brazil’s Primary Health Care, regarding the access to services and the integrality of attention based on data from the National Program for Access and Quality Improvement in Primary Care (PMAQ-AB). The program was implemented in 2011 and consists of a proposal for changes in the functioning and offer of Primary Care, with the aim of upgrading health services accessibility and the quality of them. Three cycles have been concluded up to this moment, which took place in the years 2011-2012, 2013-2014 and 2015-2018, respectively. One of the phases of the program is the external evaluation, in which health professionals and users answer a questionnaire related to the work process of reference teams. In order to make a valid comparison, questions from the external evaluation were selected and formulated in the same way in different cycles of the program, producing a total of 18. In relation to access, the insertion of Oral Health Teams was analyzed based on the total number of participating teams in the three cycles, and three variables from the first and third cycles answered by the users were selected. With regard to integrality, 14 variables were selected from the program’s three cycles, which were answered by oral health professionals. The access sample was composed of 17.202 teams in the first cycle; 29.778 in the second; and 37.350 in the third one; and of 46.362 users of the first cycle and 62.161 of the third one. The integrality sample was composed of 12.403 Oral Health Teams in the first cycle, 18.364 in the second cycle and 22.993 in the third one. Data were collected on the website of the Ministry of Health, grouped by region, presented in the form of tables graphs and analyzed according to Chi-square and Marascuilo Tests. Among the results, there was a reduction in the proportion of teams with oral health in the country from 72.1% to 61.7% and 61.6%, with the highest values in the Northeast (85.5%) and Central-West regions (83.4%) in the first cycle; and growth in scheduling a first appointment from 56,0% to 92,0%. High attendance to spontaneous demand, with values above 96,0% in the third cycle in all regions. The existence of specialized care was less than 71,0% in all regions in the last cycle and the stomatology reference showed the highest growth rates, 18,0% in Brazil. It is concluded that there were changes in the profile of dental services in Primary Care and that the socioeconomic characteristics, the work process and the healthcare model of each region are reflected in the coverage, quality and usage of dental services. The regions where Family Health Strategy is applied more intensely display more favorable results when it comes to oral health care.
Keywords: PMAQ-AB
Saúde Bucal
Acesso aos serviços de saúde
Atenção primária à saúde
PMAQ-AB
Oral health
Health services accessibility
Primary health care
CNPq areas: Biologia, processo saúde-doença e políticas de saúde
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde
Campun: Cascavel
Citation: PEZZINI, Muriel Stein. Acesso e integralidade na saúde bucal no Brasil: análise a partir dos dados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado em Biociências e Saúde) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5602
Issue Date: 24-Mar-2021
Appears in Collections:Mestrado em Biociências e Saúde (CVL)

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