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Aplicabilidade das tecnologias digitais de informação e comunicação para o ensino de línguas(gens) na prática docente
É, pois, no cenário da pandemia da covid-19 que se conduz o questionamento levantado para o desenvolvimento desta tese, cujo objetivo geral é investigar como a implementação de metodologias ativas, colaborativas e híbridas, mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na condução das atividades pedagógicas podem contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem de Línguas(gens) durante o período de distanciamento social no Instituto Federal do Par...
Interfaces literárias da tradução: um estudo baseado em corpus de alguns aspectos da escrita de Cristóvão Tezza e de suas obras traduzidas para a língua inglesa
A presente pesquisa propõe cotejar as obras traduzidas de Cristovão Tezza (1952-), com o objetivo de verificar e analisar como sua escrita literária é mediada para a língua inglesa, na identificação de caminhos e de escolhas adotadas pelos tradutores, principalmente ao que tange à recuperação (ou não) das linhas de expressão criativa do autor. Para tanto, identificamos os vocábulos de alta chavicidade nas obras de Tezza, a partir de um corpus reunido para fins da atual pesquisa, por um...
"ENTENDES O QUE LÊS?": A NEUROCIÊNCIA E A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA EM PROCESSOS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM CONCURSOS PÚBLICOS
Como nos formamos leitores? Essa é uma pergunta que faz parte de minhas pesquisas há 10 anos. Como professora de Língua Portuguesa e Redação para concursos públicos, esse é um assunto que sempre despertou meu interesse e atenção. Partindo da individualidade de cada um, sabemos que essa formação pode sofrer influências das mais diversas, a começar pela família, pela escola, pelos grupos de afinidades. Não existe um padrão, existem histórias por trás de cada homem. Por essa razão, a...
TDAH, CIBERESPAÇO E APRENDÊNCIA: UMA RELAÇÃO DE ENCONTROS, AFETIVIDADES, CONHECIMENTO E APRENDÊNCIA
As pesquisas e descobertas na área da neurociência na educação, aliadas ao conceito de ciberespaço, representam uma evolução para o âmbito do processo de aprendência. O estudo da neurociência aplicada à educação, por conseguinte, constitui um processo instigante e desafiador, que possibilita aos profissionais da área uma melhor compreensão acerca dos transtornos de aprendizagem, em especial do TDAH (TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE), capacitando tais agentes a iden...
Imagens Poéticas da Cultura Popular do Nordeste na Dramaturgia de Joaquim Cardozo
Esta pesquisa volta-se para o estudo da dramaturgia de Joaquim Cardozo, mais especificamente, as peças O coronel de Macambira: Bumba-meu-Boi (1963) e De uma noite de festa (1971), com a proposta de estudar as representações das imagens poéticas e arquetípicas das festas populares do Nordeste brasileiro, presentes na dramaturgia do autor, seja como tema, seja como constituição do espaço/tempo, abarcando a configuração dos personagens. Os signos teatrais são dotados de linguagem esp...
Cascavel e suas memórias: uma análise discursiva da cidade e seus monumentos.
Este estudo focaliza a cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, explorando a rica materialidade arquitetônica presente em suas praças, monumentos e, em especial, ao longo da Avenida Brasil. Através da lente da Análise de Discurso, conforme proposto por Michel Pêcheux, a pesquisa visa entender a significância das representações e dos significados discursivos destas estruturas na formação da memória coletiva local. O objetivo central é desvendar como as memórias intrínsecas, manifestadas em...
Registros gráficos do alçamento vocálico em produções escritas de alunos em processo de alfabetização
Esta dissertação pesquisa sobre o tema do levantamento do registro gráfico do alçamento vocálico em produções escritas de alunos em processo de alfabetização. O objetivo geral é desenvolver uma unidade didática com atividades voltadas ao alçamento vocálico, conforme registros gráficos do processo fonológico e produções escritas de alunos em processo de alfabetização. A pesquisa justifica-se por se tratar de um fenômeno da fala presente no português brasileiro e que é transcrito para ...
O lugar delas é onde elas quiserem(!?): a materialidade fílmica como prática pedagógica
Esta pesquisa tem como objetivo tecer considerações sobre temas afetos à mulher e discursividades referentes às posições-sujeito definidas para ela numa materialidade fílmica. Sabe-se que as obras cinematográficas são comumente utilizadas no ambiente escolar como instrumentos pedagógicos, por isso tornam-se um objeto pertinente a questionamentos. Neste trabalho, a análise volta-se ao filme infantil Os Croods (2013), especificamente a alguns personagens — a mãe (Ugga), a filha mais v...
Corpos (im)possíveis: o sujeitoLGBTQIAPN+ na trama do discurso publicitário em comerciais da Avon, Natura e TheBody Shop
A presente pesquisa investiga como o corpo do sujeito LGBTQIAPN+, na especificidade discursiva, é constituído por meio do funcionamento ideológico do discurso-publicitário brasileiro. Sendo assim, nosso olhar se debruçou nas diversas Materialidades Significantes que se (entre)compõe nos filmes publicitários em análise, materialidades estas que produzem efeitos de sentidos e constituem o sujeito, sendo elas: corpos/imagens, gestos e dizeres. O corpus é composto por dois filmes publicitár...
A medida do peso e o peso da medida: memória e acontecimento ressignificando o sentido sobre/do corpo
O corpo considerado gordo ou mesmo que aparente possuir um pouco de gordura, há muito não é visto com bons olhos. No percurso histórico do corpo, observamos que o corpo transita entre formas ditas como ideais para atender a determinados padrões de saúde, beleza, prestígio social. Em vista disso, os sujeitos buscam moldar seus corpos a fim de atenderem aos ditames sociais de cada época e, a partir disso, os sentidos para o corpo magro e gordo vão se instituindo e estagnando. Nessa tr...
Reminiscência e memória no ensaio fotográfico “Banheiro de Frida Kahlo” de Graciele Iturbide
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar os espaços de memória e de intermidialidade da fotografia de Graciela Iturbide no ensaio El baño de Frida Kahlo sobre os objetos de Frida Kahlo, guardados em um banheiro, como em um relicário, por 50 anos. Através do estudo bibliográfico, exibe-se a fotografia dos objetos pessoais da artista como um espaço de entre lugar de duas mulheres com importância substancial para a arte, política e emancipação da mulher na América Latina. A pesquisa pa...
Transgressão, erotismo e solidão na lírica de Gilka Machado, Delmira Agustini e Rosario Castellanos
Nesta tese, atento-me para a forma e o conteúdo poéticos da composição lírica de três escritoras latino-americanas: a brasileira Gilka Machado; a uruguaia Delmira Agustini e a mexicana Rosario Castellanos. Poetas importantes que ousaram arrostar o interdito e cumpriram, na surdina, um papel essencial de resistência e de luta no entrecho do agon sociocultural e ideológico da relação sócio-histórica homem-mulher patriarcais. Logo, neste estudo, atento-me para a forma e o conteúdo poéti...
A violência contra a mulher, o espaço digital e o processo de desculpabilização do agressor numa narrativa fílmica
Na sociedade brasileira e mundial, tem-se assistido ao aumento da violência contra a mulher, ou, talvez, agora, tem-se assistido à sua exposição de forma menos velada, por conta dos canais de denúncia e as redes de apoio às vítimas. Considerando o amplo e complexo debate que envolve o tema, esta dissertação procede a um recorte e volta-se para a análise de discursos sobre as práticas de violência contra a mulher decorrentes das redes sociais, tomando como corpus de investigação um d...
Uma reflexão sobre a prática de leitura na escola: Análise de atividades de compreensão e interpretação voltadas ao 4º e 5º ano do Ensino Fundamental
Este trabalho é guiado com base em discussões orientadas pela perspectiva teórica da Análise de Discurso de linha francesa (doravante AD), tomando por mote de investigação a leitura nos anos iniciais. Tema movimentado pelo objetivo de refletir sobre as práticas de leitura presentes na escola. Para alcançar este objetivo, traçou se quatro etapas: 1ª) compreender a concepção de leitura a partir da AD francesa; 2ª) refletir sobre o sujeito-leitor no espaço escolar; 3ª) problematizar a Ba...
Transdisciplinaridade, multiplicidade e devir: uma proposta de experimentação pedagógica para o ensino das literaturas africana e afro-brasileira
Esta tese estrutura-se na investigação voltada para a formação de professores para o ensino da Literatura Africana e Afro-Brasileira em Língua Portuguesa. A pesquisa busca construir Pistas que inspirem e encorajem professores e futuros professores a trabalharem de forma mais coerente e engajada com as Literaturas Africana e Afro Brasileira em sala de aula, considerando conexões com a arte em geral, a cultura, a história e o uso das tecnologias disponíveis no ciberespaço (Lévy, 1993, 1...
Alienação parental: uma análise do discurso jurídico
Esta pesquisa buscou analisar sentenças judiciais sobre casos de Alienação Parental, mobilizando os conceitos de lugar, sujeito e posição-sujeito, a partir da perspectiva teórica de Michel Pêcheux e buscando compreender como esses conceitos se entrelaçam e influenciam a construção de sentidos e de identidades discursivas. Com base no autor, considerou-se as condições de produção social, histórica e ideológica para a percepção de como o sujeito se situa em relação aos lugares discurs...
Um teto todo nosso: Leia Mulheres Cascavel e suas reverberações
O estudo aqui apresentado é resultante, primeiramente, de minha experiência pessoal como participante do clube de leitura Leia Mulheres Cascavel, que se tornou objeto e temática de pesquisa ao me suscitar o questionamento de quais seriam as reverberações do clube de leitura nas pessoas participantes. Na perspectiva de responder a esse questionamento e com o objetivo de situar a localização sócio-histórica dessas pessoas e das autoras lidas, sustento a pesquisa na metodologia de abor...
Uma trajetória das narrativas híbridas de história e ficção infantil e juvenil no Brasil: as ressignificações do passado como vias de descolonização na formação leitora
A literatura infantil e juvenil nem sempre foi vista como arte capaz de emancipar o leitor em formação, mas, sim, como um instrumento pedagógico, produzida para ensinar, moralizar, instrumentalizar o sujeito em desenvolvimento. Contudo, sabe-se que, concomitantemente a isso, outras produções literárias infantis e juvenis emergiram e com elas a imaginação, a fantasia e a possibilidade de analisar o mundo e a si mesmo afloraram. Nesse sentido, observamos uma corrente literária que consider...
Compreensões sobre a Prática de Análise Linguística em documentos parametrizadores do estado do Paraná: um panorama histórico dos últimos 30 anos
A proposta de Prática de Análise Linguística (PAL) enquanto prática pedagógica reflexiva articulada às práticas de produção e de leitura de textos nas aulas de Língua Portuguesa (LP) surge com o professor e pesquisador João Wanderley Geraldi na década de 1980. A PAL é apresentada em capítulos que Geraldi assina na obra O texto na sala de aula: leitura & produção (GERALDI, 1984) e, anos mais tarde, é retomada e ampliada no livro Portos de Passagem (GERALDI, 1997[1991]). Trata-se de uma pr...
Referenciação na construção de sentidos em reportagens de popularizaçao da ciência sobre a Covid-19
Objetiva-se, nesta pesquisa, investigar como o processo de referenciação estabelecido por anáforas diretas constituídas por recursos lexicais e por procedimentos de (re)formulação contribui para a recontextualização do discurso científico e para a construção dos sentidos em reportagens de popularização da ciência sobre a Covid-19. O corpus é composto por dez reportagens de popularização da ciência sobre o tema Covid-19, publicadas na Revista Pesquisa FAPESP, entre março de 2020 e março d...
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